ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de abril de 2011

CPTM acelera para diminuir espera


Trabalho em dobro: troca da sistema de sinalização está sendo feita nos 220 quilômetros da rede ferroviária de madrugada e aos fins de semana, quando o fluxo de passageiros é menor
O coordenador financeiro Luiz Carlos Teixeira, de 50 anos, demora cerca de 20 minutos para chegar ao trabalho. Ele vai do Jaraguá, na Zona Norte, onde mora, para a Barra Funda, na Zona Oeste, onde trabalha, de trem. "Se eu for de carro, demoro o dobro do tempo, além de gastar muito mais com gasolina e estacionamento. Por isso, ele fica na garagem", afirmou.


Mas muito em breve essa rotina de Teixeira deve mudar. E para melhor. O tempo que ele demora para chegar ao trabalho deve ser reduzido em até 15%. A previsão é que ele demore no máximo 15 minutos para percorrer as cinco estações entre o Jaraguá e a Barra Funda. "Vai ser muito melhor", disse.


O motivo na redução do tempo de percurso é o investimento de cerca de R$ 1 bilhão que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) faz atualmente para trocar o sistema de sinalização dos 220 quilômetros da rede ferroviária, entre outras melhorias.


A nova tecnologia de controle da comunicação entre os trens, chamada em inglês de Communication Based Train Control (CBTC), vai permitir o aumento da velocidade, a diminuição da distância entre uma composição e outra e a consequente redução do tempo de espera na plataforma. Ou seja, em menos de dois anos os trens da CPTM vão ter o mesmo padrão de circulação do metrô.


"Essa é a nossa missão. É a determinação que todos nós, funcionários e o governo, buscamos todos os dias: termos o mesmo padrão de qualidade do metrô", disse o gerente de circulação e controle operacional da CPTM, Francisco Pierrini.Para instalar o novo equipamento, funcionários estão trabalhando de madrugada e aos fins de semana e feriados, quando o fluxo é menor.


 As adequações no sistema de sinalização estão sendo feitas simultaneamente em toda a rede, mas em algumas linhas o trabalho já está adiantado, como na Linha 9-Esmeralda, que fará conexão com a Linha 3-Amarela do metrô em maio.Simulador de operação de trem para reciclarA CPTM começou utilizar um simulador de operação de trens com tecnologia de ponta para formar, capacitar e reciclar maquinistas e funcionários da área operacional. 


O equipamento, similar aos usados na aviação e no automobilismo, será apresentado oficialmente amanhã pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.2,4milhões de pessoas usam todos os dias os trens da CPTMComposições antigas serão substituídasAs composições antigas que ainda são usadas pela CPTM serão trocadas pelas novas que o governo comprou. 


Ainda faltam 50 trens para serem entregues do total de 103 adquiridos. Funcionários e usuários do sistema ainda resistem em usar os trens novos, que geralmente dão mais problemas técnicos do que os antigos, que são mais resistentes.3,3milhões de pessoas deverão usar o sistema até 20141.578câmeras de vídeo monitoram todas as estações da CPTM  Fonte: Diário SP  Foto: Ricardo Guimarães

Viaduto de Caieiras Linha 7-Rubi da CPTM

A cidade de Caieiras espera há anos a construção do viaduto sobre a linha férrea. Quando a CPTM iniciou a construção, a previsão de entrega da obra era para final de 2010, prazo este que foi prorrogado para final do primeiro semestre de 2011.


O que se observa é uma obra parada, com pouquíssimos funcionários trabalhando. O jornal Folha Cidadã entrou em contato com a Assessora de Imprensa da CPTM, Maria Aparecida Lage, que nos informou que a atual fase da obra não necessita de muitos funcionários e que a finalização depende de uma nova licitação."A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que as obras do viaduto Caieiras não estão paradas. 


A fase atual é de lançamento de vigas (longarinas) da superestrutura do viaduto, atividade que requer o uso de equipamentos e mão de obra específica. Por esse motivo, o quadro de operários foi reduzido. O próximo passo será a execução do tabuleiro (laje do viaduto).


Cabe esclarecer que a construção do sistema viário de Caieiras, no qual está incluso o viaduto, é uma obra complexa que está sendo realizada em duas etapas. 


A primeira fase priorizou a implantação da estrutura do viaduto.Para atender a segunda etapa, a CPTM já está preparando uma nova licitação que contemplará os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação e iluminação do sistema viário, do qual o viaduto faz parte.", resposta dada pela assessora. Fonte: Folha Cidadã 
Foto: Ricardo Guimarães

CPTM comemora dia do Ferroviário

Durante evento na Estação Júlio Prestes na Linha 8-Diamante da CPTM, as estações Luz e Júlio Prestes são homenageadas com uma emissão especial de selos comemorativos.
  
A CPTM ofereceu um banquete em homenagem ao dia do ferroviário na estação Júlio Prestes.


Os correios lançou no dia 30 de Abril, dia do ferroviário uma emissão especial de selos comemorativos em homenagem as estações Luz e Júlio Prestes, o evento contou com a presença de autoridades do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e dos Correios.
É compromisso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrar nestas emissões os esforços dos brasileiros na construção de estações que foram o ponto de partida para levar o desenvolvimento a vários lugares do País.Além das construções históricas de São Paulo, a estação carioca Central do Brasil também vai ganhar um selo especial. 


O tema das estações ferroviárias centenárias foi escolhido pelo público por meio de votação. O selo também será uma espécie de presente para a Estação da Luz, que completou no último dia 1º de março 110 anos de existência.


Luz
Além de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. Trata-se também de ponto turístico e um dos poucos monumentos históricos da cidade tombado como patrimônio nacional. Atualmente, mais de 400 mil pessoas circulam pela estação todos os dias.


Estação Júlio Prestes
A imponente Estação Júlio Prestes, um dos cartões postais de São Paulo, levou mais de dez anos para ser construída, entre 1926 e 1938. O complexo que hoje abriga o terminal da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] da CPTM e a Sala São Paulo, nasceu da necessidade da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em construir uma estação mais adequada ao transporte de passageiros e em harmonia com a arquitetura da cidade, no início do século XX. A riqueza do café impulsionou o empreendimento.


Fotos do Evento: Diário da  CPTM no Facebook

Metrô de SP terá esquema especial de operação durante o feriado de 1º de Maio

Linha 2 - Verde também será beneficiada com mais viagens

No próximo domingo (01/05), o Metrô contará com esquema especial de operação para atender aos usuários que irão às comemorações do “Dia do Trabalho” e à corrida de “Fórmula Indy”. Durante todo o dia, será reforçada a oferta de viagens nas linhas 1-Azul (Jabaquara / Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera / Palmeiras-Barra Funda).
Na Linha 1-Azul, serão 633 viagens programadas para o dia, com 98 viagens a mais do que em um domingo típico.
Na Linha 3-Vermelha, serão 683 viagens programadas para o dia, com 84 viagens a mais do que em um domingo típico.
Também serão colocados 4 trens reservas nas linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha e 3 trens reservas na Linha 2 – Verde (Vila Madalena / Vila Prudente).

Operação futebol

Para garantir a tranquilidade dos usuários que irão aos jogos de futebol na capital no sábado (30/04) e domingo (01/05), o Metrô reforçará as equipes de segurança em todas as suas linhas, com ênfase nos horários de maior movimento.

Fonte: METRÔ SP
Fotos: Luis Gustavo

Evento na Estação Júlio Prestes contará com a presença do Governador de SP

Os Correios lançam, no próximo dia 30 de abril, Dia do Ferroviário, às 11 horas, uma emissão especial de selos comemorativos em homenagem as estações Luz e Júlio Prestes, em evento oficial que contará com a presença de autoridades do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e dos Correios.


É compromisso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrar nestas emissões os esforços dos brasileiros na construção de estações que foram o ponto de partida para levar o desenvolvimento a vários lugares do País.


Além das construções históricas de São Paulo, a estação carioca Central do Brasil também vai ganhar um selo especial. O tema das estações ferroviárias centenárias foi escolhido pelo público por meio de votação. 


O selo também será uma espécie de presente para a Estação da Luz, que completou no último dia 1º de março 110 anos de existência.LuzAlém de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. 


Trata-se também de ponto turístico e um dos poucos monumentos históricos da cidade tombado como patrimônio nacional. Atualmente, mais de 400 mil pessoas circulam pela estação todos os dias.Estação Júlio PrestesA imponente Estação Júlio Prestes, um dos cartões postais de São Paulo, levou mais de dez anos para ser construída, entre 1926 e 1938.


 O complexo que hoje abriga o terminal da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] da CPTM e a Sala São Paulo, nasceu da necessidade da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em construir uma estação mais adequada ao transporte de passageiros e em harmonia com a arquitetura da cidade, no início do século XX. A riqueza do café impulsionou o empreendimento.


SelosValor facial: R$1,10 cada seloTiragem: 900.000 selos [sendo 300.000 de cada selo]Data da emissão: 30/4/2011Locais de lançamento: São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJImpressão: Casa da Moeda do Brasil Fonte: CPTM

CPTM reforça esquema de segurança para clássico Palmeiras X Corinthians

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] reforçará o esquema especial de segurança, neste  domingo [01] devido a partida Palmeiras X Corinthians às 16 horas no Estádio do Pacaembu. 


As partidas são válidas pelas semi-finais do Campeonato Paulista 2011.  Para garantir a tranquilidade e o conforto dos usuários, a operação contará com número maior de agentes de segurança, ações preventivas de revista e monitoramento por câmeras nas estações.  


O efetivo normal do final de semana receberá incremento de Agentes de Segurança, além do permanente monitoramento interno das estações, executado pela Central de Monitoramento de Segurança, com o auxílio de mais de 1.500 câmeras distribuídas em pontos estratégicos do sistema. 


Outra ação preventiva será a realização de escolta dos torcedores que viajam em grupos, visando evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.   


Esses esquemas especiais de segurança estão integrados com as polícias Militar e Civil e com o Metrô, com o intuito de inibir a violência, o vandalismo e garantir a proteção dos passageiros em eventos de grande porte. Fonte: CPTM

29 de abril de 2011

Menores se envolvem em confusão na Estação Sumaré do Metrô de SP

Seis meninas se envolveram em uma confusão na Estação Sumaré do Metrô na tarde desta sexta-feira, 29. Segundo agentes da companhia, as menores de idade seriam pedintes. 


Uma delas, de 11 anos, quebrou uma lâmpada da plataforma de embarque quando era retirada do local por seguranças. Ela alega, porém, que foi agredida antes de se envolver no ato de vandalismo.


Gabriel Toueg/Estadão.com.brConfusão não causou transtorno aos passageirosO grupo foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) na Barra Funda, zona oeste da capital, acompanhado de pelo menos oito agentes do Metrô. 


Até o início da noite, a polícia tentava localizar familiares das meninas e confirmar as identidades.Se os parentes não forem encontrados, o Conselho Tutelar será acionado. 


De acordo com a delegada Ana Lucia Marques, se as crianças forem menores de 12 anos, poderão ser encaminhadas à Creca (Centro de Referência da Criança e do Adolescente). Se tiverem mais do que 12, vão para a Fundação Casa.


Durante o incidente na estação, a reportagem do Estadão.com.br foi agredida por seguranças do Metrô, que impediam o registro de fotos. Em nota, a companhia informou que os funcionários envolvidos foram "afastados de suas funções até a conclusão da apuração dos fatos."

Locomotivas a vapor lembram história da ferrovia

As locomotivas a vapor foram desativadas há mais de 50 anos, mas três delas, conservadas, ajudam a contar um pouco da história da Estrada de Ferro Sorocabana, que em julho completa 136 anos, e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, considerada pelo Guiness Book, nos anos 90, "a menor ferrovia do mundo", com 12 quilômetros de extensão.  


A mais antiga delas é a "Maria do Carmo", nº 58, fabricada em 1891 nos Estados Unidos pela Baldwin Locomotive Works. De pequeno porte, funcionou até 1965. Nessa época, máquinas movidas a diesel e elétricas ocuparam o lugar das locomotivas a vapor. 


Para escapar do corte e virar sucata, a nº 58 acabou no Parque Zoológico Quinzinho de Barros. Conforme o pesquisador Stênio Gimenez, a locomotiva permaneceu por 20 anos no local, até ser levada pelo engenheiro Lincoln Palaia Júnior para restauro.  


No final dos anos 90, com a absorção da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa) pela Rede Ferroviária Federal S/A, um convênio transferia as locomotivas a vapor para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). 


Como a doação da nº 58 à Prefeitura ainda não havia sido formalizada, a máquina passou a integrar o patrimônio da ABPF, e foi levada para Campinas. De volta a Sorocaba, depois de uma disputa judicial, a nº 58 apita em todo fim de ano na Cantata de Natal promovida pela Prefeitura.  


A locomotiva nº 210, uma Alco tipo Mikado, fabricada em 1920, também escapou do sucateamento. Reformada, suas cores foram repostas pelo engenheiro Robson Pezzotta, em 2009. A locomotiva fica na sede da América Latina Logística (ALL), em Sorocaba.  


Também da mesma fábrica americana Baldwin, a locomotiva nº 1, da Estrada de Ferro Votorantim, preservada nas dependências do Jornal Cruzeiro do Sul, em homenagem à memória dos 21 instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).  


Segundo José Carlos Fineis, consultor editorial do jornal e da FUA, a pequena locomotiva é um símbolo de "Perseverança", nome que a locomotiva carrega, pois atravessou as décadas e continua inteira e firme, como nos primeiros dias. 


Fineis conta que "a locomotiva foi batizada com um nome muito especial para a Fundação, pois os instituidores da entidade eram todos membros da loja maçônica Perseverança III".  Doada à FUA pelo historiador Otto Wey Netto, a nº 1 foi fabricada em 1891, e faz parte do primeiro lote de equipamentos adquiridos pelo Banco União do Estado de São Paulo, precursor da S/A Indústrias Votorantim. Fonte: Cruzeiro do Sul Foto:Fernando Picarelli Martins

Novos simuladores da operação de trens reproduzem condições de tráfego na CPTM

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] está utilizando dois novos simuladores da operação de trens, dotados de tecnologia de ponta, para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. 


Uma unidade encontra-se no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart [CPTM/SENAI], na Lapa, e a outra no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco.  Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. 
Com o auxílio das áreas de circulação e controle operacional, foi possível programar o equipamento para reproduzir as características dos trens das séries 2.000, 2.070, 2.100, 3.000 e 7.000.  


O simulador também possui dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanharem e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.  
Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. 


O simulador pode apresentar também mudanças climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente para que o operador possa se adaptar às mudanças na linha.  A empresa responsável pela programação do simulador é a Lander. Fonte: CPTM





28 de abril de 2011

CPTM começa a remover comerciantes em Francisco Morato


Comércio em torno da Estação
 A Briga que dura anos esta perto do fim, comerciantes da região central da cidade de Francisco Morato estão começando a deixar seus terrenos, pelo menos 5 já deixaram a região,  no local a CPTM irá ampliar a estação da cidade. 

Uma antiga briga onde a CPTM ganhou e ficou com o terreno, de uma lado moradores que tiram do local o sustento de suas famílias e de outro a CPTM que pretende fazer novos projetos com o espaço ocupado pelos moradores uma nova estação.

 Hoje a cidade de Francisco Morato tem cerca de 200 mil Habitantes e o principal meio de transporte é o trem.

A Cidade Conta com uma Estação Provisória enquanto uma nova esta sendo reconstruída
A companhia diz que, ali, há somente 40 pontos comerciais. Com permissão de uso para fins comerciais concedida nos anos 90 . 

 Os comerciantes estão decididos a não deixar a área, conhecida como Ponte Seca. Muitos moram no andar de cima de suas lojas.

A empresa de trens alega ter posse da terra e informou, por meio da assessoria de imprensa, que vai desapropriar a área. No entanto, os moradores contestam a legalidade da posse da companhia. Kennedy Ênio da Silveira, que está à frente de um grupo de comerciantes que também moram na rua Gerônimo Cayetano, contratou uma advogada para tentar impedir as desapropriações.

Entretanto, uma desapropriação já aconteceu. Neste ano de 2010 uma comerciante teve as portas soldadas por policiais que cumpriram ordem judicial concedida a favor da CPTM. A casa em que ele vive com mais quatro pessoas, em cima da loja, também foi esvaziada e interditada.

Comércio em torno da Estação
Eu entrei em contato com a empresa sobre as negociações mais não tive autorização para postar os comentários segundo a empresa o principal problemas deles é espaço eles estão sufocados, eu não sei bem o futuro dos moradores e da empresa em relação ao destino das negociações, muitos moradores são antigos na região e não podem ser jogados para fora de casa, um assunto muito delicado torço pelos moradores e quero muito que a CPTM desenvolva o trabalho dela na reconstrução da Nova estação de Francisco Morato

Fonte: Ricardo Guimarães
Foto: Ricardo Guimarães

Trem-bala: 7 motivos para o governo desistir do projeto


Especialistas ouvidos por EXAME.com enumeram os pontos negativos do projeto do trem de alta velocidade

Apesar de ter adiado duas vezes o leilão que decidirá as empresas que vão tocar o projeto de construção do trem-bala, o governo está convicto de que a obra é viável do ponto de vista técnico e econômico, com muitos benefícios para as regiões de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Especialistas ouvidos por EXAME.com, no entanto, levantam inúmeras dúvidas que vão desde o custo da obra até as prioridades que o Brasil tem na área de transportes “O trem-bala é um grande equívoco por vários motivos, começando pelo custo astronômico.

O BNDES vai financiar R$ 20 bilhões e entrará com mais R$ 5 bilhões a fundo perdido”, afirma Paulo Fernando Fleury, diretor-geral do instituto ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain). A obra está orçada pelo governo federal em R$ 33 bilhões.

O professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp e coordenador do Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT), Orlando Fontes Lima Júnior, considera o trem-bala uma solução confortável, rápida e eficiente, mas questiona as prioridades. “É como você construir um hospital para tratamento de câncer numa periferia do interior.

Ninguém vai dizer que não é importante, mas talvez 20 postos de saúde sejam mais úteis para aquela região.”Os dois especialistas defendem que os investimentos em metrô sejam colocados no topo das prioridades.

O professor da Unicamp destaca a necessidade de transporte de massa na região metropolitana de Campinas enquanto o diretor do instituto ILOS cita a superlotação do metrô paulistano. “Com esse volume de recursos daria para quintuplicar a rede em São Paulo, passando de 60 quilômetros para 300 quilômetros de linhas”, diz Fleury.Lima considera que a principal dúvida envolvendo o projeto é a estimativa de demanda dos passageiros. “É difícil modelar qual será o grau de adesão quando a obra ficar pronta.

Ao contrário da Europa, o Brasil não tem cultura de ferrovias, o que vai requerer um aprendizado da população. Quando o metrô foi inaugurado, as pessoas tinham medo de escada rolante. Hoje isso não faz sentido, mas na época foi um empecilho para a utilização do metrô.” Fonte: Exame

Linha 4 do Metrô de SP abrirá às 4h40 a partir de 2ª

Após o anúncio de ampliação do horário de funcionamento das estações da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, feito hoje, o governo do Estado prevê que, no segundo semestre, os trens desse ramal passarão a circular das 4h40 até a meia-noite. 


O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou hoje que o horário de abertura das Estações Paulista, Faria Lima e Butantã será antecipado das 8 horas para as 4h40, a partir de segunda-feira, 12.  O fechamento, por enquanto, continuará às 15 horas. As três estações da Linha 4 funcionam de segunda a sexta-feira. 


As estações só devem operar nos fins de semana a partir do fim do ano, quando serão inauguradas as Estações Luz e República da Linha 4. Alckmin informou ainda que a Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô, será inaugurada no dia 16, cumprindo com promessa do governo estadual de entregá-la até o próximo mês. 


 Com a abertura da nova estação, será possível fazer a integração da Linha Amarela com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda da CPTM. O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, ressaltou que a integração deve ser feita até 30 de junho. 


Em 2007, um acidente durante as obras na Estação Pinheiros abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro e deixou sete mortos. A tragédia atrasou a conclusão do projeto. Alckmin e Fernandes participaram hoje de cerimônia de entrega de três novos trens para a CPTM. 


Fonte: Estadão 
Foto: Ricardo Guimarães
Fotos da Linha 4 na Comunidade no Facebook

27 de abril de 2011

TAV: Com Shinkansen traçado poderia ser mantido

 Durante o Seminário TAV Brasil, realizado na última segunda-feira, 18, na Fiesp, o diretor da japonesa Mitsui Kazuhisa Ota afirmou que o trem de alta velocidade mais antigo do mundo, Shinkansen, não teria dificuldades de trafegar em rampas acentuadas, como a Serra das Ararás, no Rio de Janeiro, ponto crítico do traçado e motivo de dúvidas dos concorrentes. 


A afirmação ganha destaque, já que se discute uma possível mudança no traçado original do projeto para contornar áreas montanhosas, o que implicaria em um aumento de investimento.  Segundo o consultor Legislativo do Senado Marcos Mendes, o projeto do TAV pode custar até R$ 50 bilhões, se houver a necessidade do consórcio vencedor alterar o traçado original. 


O edital prevê o investimento de R$ 33 bilhões, mas mudanças poderão ser feitas se os empreendedores constatarem que parte do trajeto é instável ou se houver problemas com as escavações de túneis. Fonte: RF

Estações Históricas viram selos comemorativos dos Correios

Os Correios lançam, no próximo dia 30 de abril, Dia do Ferroviário, às 11 horas, uma emissão especial de selos comemorativos em homenagem as estações Luz e Júlio Prestes, em evento oficial que contará com a presença de autoridades do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e dos Correios.

É compromisso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrar nestas emissões os esforços dos brasileiros na construção de estações que foram o ponto de partida para levar o desenvolvimento a vários lugares do País.

Além das construções históricas de São Paulo, a estação carioca Central do Brasil também vai ganhar um selo especial. O tema das estações ferroviárias centenárias foi escolhido pelo público por meio de votação. O selo também será uma espécie de presente para a Estação da Luz, que completou no último dia 1º de março 110 anos de existência.

Luz

Além de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. Trata-se também de ponto turístico e um dos poucos monumentos históricos da cidade tombado como patrimônio nacional. Atualmente, mais de 400 mil pessoas circulam pela estação todos os dias.

Estação Júlio Prestes

A imponente Estação Júlio Prestes, um dos cartões postais de São Paulo, levou mais de dez anos para ser construída, entre 1926 e 1938. O complexo que hoje abriga o terminal da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] da CPTM e a Sala São Paulo, nasceu da necessidade da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em construir uma estação mais adequada ao transporte de passageiros e em harmonia com a arquitetura da cidade, no início do século XX. A riqueza do café impulsionou o empreendimento.

Selos
Valor facial: R$1,10 cada selo
Tiragem: 900.000 selos [sendo 300.000 de cada selo]
Data da emissão: 30/4/2011
Locais de lançamento: São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ
Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Fonte e Imagens: CPTM

Linha 4 do Metrô SP vai operar até 0h no 2º semestre


Após o anúncio de ampliação do horário de funcionamento das estações da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, feito nesta terça-feira, 26, o governo do Estado prevê que, no segundo semestre, os trens desse ramal passarão a circular das 4h40 até a meia-noite.  

O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou hoje que o horário de abertura das Estações Paulista, Faria Lima e Butantã será antecipado das 8 horas para as 4h40, a partir de segunda-feira, 2.  O fechamento, por enquanto, continuará às 15 horas. 
As três estações da Linha 4 funcionam de segunda a sexta-feira. As estações só devem operar nos fins de semana a partir do fim do ano, quando serão inauguradas as Estações Luz e República da Linha 4.  Alckmin informou ainda que a Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô, será inaugurada no dia 16, cumprindo com promessa do governo estadual de entregá-la até o próximo mês.  
Com a abertura da nova estação, será possível fazer a integração da Linha Amarela com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda da CPTM.  O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, ressaltou que a integração deve ser feita até 30 de junho. 


Em 2007, um acidente durante as obras na Estação Pinheiros abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro e deixou sete mortos. A tragédia atrasou a conclusão do projeto. Alckmin e Fernandes participaram hoje de cerimônia de entrega de três novos trens para a CPTM.


Fonte: Estadão 
Foto: Ricardo Guimarães
Fotos da Linha 4 na Comunidade no Facebook

Governo de São Paulo entrega mais três novos trens para a CPTM

Série 7000, a mesma dos trens entregues na Linha 12 - Safira
 
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregaram mais três novos trens para a operação da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], na manhã desta terça-feira [26/04]. O evento realizado na Estação Brás incluiu uma visita ao CCO [Centro de Controle Operacional], um dos mais modernos das ferrovias brasileiras.

As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente. Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 50, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays]. Inicialmente, os três novos trens entrarão em operação na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana], mas poderão circular em todas as linhas da CPTM, de acordo com a necessidade operacional.

"Com esses já são 50 trens entregues, de um total de 105. Vamos entregar ainda mais 55 trens, de oito carros cada, que somam 440 carros. Tudo isso é para melhorar o conforto e oferecer um transporte mais eficiente à população", disse o governador.

As seis linhas da CPTM também passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura, implantação de sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente.

Segundo o secretário Jurandir Fernandes as melhorias não se limitam aos trens entregues. "Estamos reformando e construindo estações, melhorando as vias, os sistemas de energia e sinalização, para que o conforto e a qualidade sejam cada vez melhores".

 
TVs com mapa dinâmico
Modernidade nos trilhos paulistas

Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, além das cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: CPTM
Fotos: Luís Gustavo

26 de abril de 2011

Linha Amarela abrirá no pico da manhã

Estação Pinheiros abre as portas no dia 16 ainda sem horário definido e início de integração


A partir do dia 2 de maio, próxima segunda, as estações já inauguradas da Linha 4 - Amarela (Paulista, Faria Lima e Butantã) passam a funcionar das 4h40 às 15h, de segunda a sexta-feira (incluso feriados). Hoje elas operam das 8h às 15h.   


Ontem o governo estadual anunciou ainda a abertura da estação Pinheiros no dia 16. Foi nas obras dela que em 2007 uma cratera se abriu e matou sete pessoas.   


O horário de funcionamento e sua integração com a estação de mesmo nome da Linha 9 - Esmeralda da CPTM não foram anunciados.   
O acréscimo de 3h20 no funcionamento das estações representará um aumento na demanda de 70% (passará dos atuais 29 mil usuários/dia para 50 mil/dia).   


A previsão é concluir a primeira etapa da Linha 4 - Amarela até o final deste ano. Para isso, ainda faltam as estações República (que terá integração com a Linha 3 - Vermelha) e Luz (com integração com a Linha 1 - Azul) e a operação da linha das 4h40 às 24h. A partir do momento que esse trecho estiver operando, a previsão é atender cerca de 700 mil passageiros/dia.   


Segunda fase   
A segunda fase da Linha 4 - Amarela só deve ficar pronta em 2014. Ela prevê extensão até a Vila Sônia e estações intermediárias (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi) completando os 12,8 km previstos e 900 mil usuários/dia.


Fonte: Destak
Foto: Ricardo Guimarães
Fotos da Linha 4 na Comunidade no Facebook

CPTM fecha em reintegração de posse na estação Barra Funda

Quiosques na Estação Palmeiras Barra Funda da CPTM
Companhia diz que procedimento é para “obras de modernização e ampliação de atividades”


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) teve o aval da Justiça para fazer a reintegração de posse de seus quiosques, por volta das 8h30 desta terça-feira (26), na estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. 


A quantidade de estabelecimentos fechados não foi revelada.  Em nota, a companhia afirmou que o procedimento ocorre para a “realização de obras de modernização e ampliação de suas atividades”.   


Segundo informações preliminares, nos corredores da área interna da estação havia recados afixados comunicando que os trabalhadores só poderão retirar objetos pessoais de dentro dos quiosques entre as 11h e as 17h desta terça, com a presença de policiais militares. Nenhum dono dos postos estava no local. Foto: Ricardo Guimarães

Novas regras opõem ferrovias e governo


Três resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que serão colocadas em audiência pública dia 3 de maio devem acirrar os ânimos entre governo e as empresas ferroviárias. As resoluções buscam criar ambiente mais competitivo nas ferrovias, mas as concessionárias, por meio da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), questionam a sua legalidade. 


As resoluções tratam do direito do usuário, fixam metas por trechos para as ferrovias e regulamentam a forma como uma concessionária poderá entrar na malha da outra pagando pedágio, operação conhecida no setor como direito de passagem. Existe até o risco de o tema terminar sendo discutido na Justiça. 

A audiência pública que vai debater as três resoluções se estenderá até 19 de maio, mas antes, no dia 10, haverá reunião, na sede da ANTT, em Brasília, ocasião em que os interessados poderão discutir o assunto publicamente. 

Quando todo o processo de discussão estiver concluído, a área técnica da agência vai preparar relatório a ser apreciado pela sua diretoria, que aprovará as resoluções depois de incorporar as sugestões que considerar cabíveis. Feito isso, as concessionárias terão de se adequar às novas regras. No limite, se uma empresa descumprir as regulamentações, pode perder a concessão. 

A discussão tornou-se sensível porque existe interpretação segundo a qual os princípios contidos nessas regulamentações serão válidos não só para os contratos em vigor, mas vão se estender para as novas ferrovias da Valec, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes que tem a função de construir e explorar a infraestrutura ferroviária no país. A nova malha da Valec poderá funcionar dentro de novo modelo regulatório para o setor, pelo qual a exploração da infraestrutura (a administração e a manutenção da malha) seria separada da operação, a prestação do serviço de transporte ferroviário. 

Esse modelo é chamado de segregado, em que há uma empresa que gerencia a malha e diferentes operadores que prestam serviços aos usuários. Na visão da ANTT, esse sistema pode aumentar a eficiência e a competição, além de reduzir custos do serviço de transporte ferroviário. As resoluções vão nesse caminho, segundo a agência. A ANTF discorda. 

Considera que é melhor manter e aperfeiçoar o sistema integrado, válido para os contratos atuais de concessão ferroviária. Nesse modelo, a empresa administra a malha e faz a operação dos trens. Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANTF, considera que as resoluções a serem discutidas em audiência pública, a partir do início de maio, são o extrato da minuta de um decreto com novas regras para exploração ferroviária que o governo apresentou, sem sucesso, no fim de 2010. "A visão da ANTF, com base em opiniões jurídicas, é que as mudanças propostas naquele decreto e que foram, com pequenos ajustes, repetidas nas resoluções [propostas pela ANTT] não poderiam ser feitas, nem mesmo por lei, porque violam os contratos assinados, que são atos jurídicos perfeitos protegidos pela Constituição", disse o consultor Arlindo Eira Filho.

 Ele participou de trabalho feito pela ANTF que fez diagnóstico do setor e apresentou propostas para melhorar o funcionamento do sistema. Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT, mostrou-se seguro quanto à legalidade das medidas propostas. "Discutimos o tema em todas as instâncias jurídicas do governo federal. Eles [a ANTF] têm o direito de questionar juridicamente as resoluções, mas acho que será tempo perdido." Figueiredo disse que as três resoluções em discussão permitirão à agência regulamentar os contratos em vigor. 

Ele reconheceu que o decreto daria mais segurança jurídica, uma vez que as resoluções poderiam vir a ser canceladas no futuro por outra diretoria da agência. Um dos pontos de discordância é o direito de passagem, o pedágio para um concessionário entrar na malha do vizinho. 

Figueiredo afirma que essa é uma obrigação do contrato de concessão, embora, desde a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o direito de passagem nunca tenha sido aplicado por falta de regras. Segundo ele, o contrato de concessão estabeleceu cláusulas conflitantes ao definir o direito de passagem como obrigação, mas, ao mesmo tempo, dizer que o concessionário tem exclusividade na operação.

 Na resolução, a ANTT quer fixar critérios para calcular o valor desse pedágio e como a operação vai funcionar. "A ideia é permitir à ALL ir ao Rio competir com a MRS e que a MRS possa entrar no Mato Grosso para competir com a ALL", exemplificou Figueiredo. A ANTF tem outra visão sobre o direito de passagem. 

Defende a aplicação do princípio para que uma concessionária entre na malha da outra e leve a carga até o destino final, como complementação do serviço ferroviário. Figueiredo questiona: "Onde está escrito que o direito de passagem é só para o destino e não para a origem? A concessionária tem o monopólio sobre a linha, não sobre os clientes", afirmou o diretor-geral da ANTT. 

Ele falou sobre as outras duas resoluções que entrarão em discussão: a meta de produção por trecho, que busca aumentar a ocupação da malha, e o direito do usuário, que tem o objetivo de garantir que o cliente possa criar serviço ferroviário dedicado a ele caso a concessionária não tenha interesse ou condições de atendê-lo. 

O cliente que quiser transportar o próprio produto, como o minério de ferro, terá regras para fazê-lo. Pela regra os produtores de ferro-gusa de Marabá, no Pará, que quisessem levar o produto até o porto de Itaqui, no Maranhão, via Estrada de Ferro de Carajás (EFC) poderiam comprar vagões e locomotivas pagando à Vale pedágio para que a mineradora fizesse o transporte da carga. 

A ideia é que a ANTT acompanhe a operação ligando-se, via tecnologia remota, aos centros de controle operacionais das ferrovias. Se a Vale se negasse a fazer o frete para os guseiros, poderia, em última instância, perder a concessão, disse Figueiredo. "Acabou a brincadeira com ferrovia. O concessionário vai ter que olhar a ferrovia pensando em oferecer a melhor logística e o serviço terá que ser neutro em relação ao usuário", afirmou. 

Ele reconheceu que a agência vai ter que aumentar seu poder de fiscalização e de análise de processos. Procurada, a Vale disse que, por se tratar de discussão de setor, quem deveria falar é a ANTF. Nos bastidores, comenta-se que a Vale é uma das maiores interessadas em trabalhar contra as resoluções da ANTT. Para a ANTF, quanto mais operadores houver na malha, mais difícil será gerir o sistema. 

As mudanças, segundo Rodrigo Vilaça, podem levar à quebra de contrato, a desequilíbrios econômico-financeiros e à redução de investimentos. "Estamos buscando o consenso, o diálogo com o governo, pois queremos continuar a investir e temos interesse em construir uma proposta de 30, 40 anos para as ferrovias", disse Vilaça  Fonte: Valor Econômico

25 de abril de 2011

Governo de São Paulo entrega três novos trens para a operação da CPTM

Novo trem da CPTM na Estação Brás 
O governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregam três novos trens para a operação da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], nesta terça-feira, 26.   


Centro de Controle Operacional da CPTM
Os trens são equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância e itens de acessibilidade.   O evento será realizado na estação Brás e inclui visita ao CCO [Centro de Controle Operacional], um dos mais modernos das ferrovias brasileiras. 
Fonte: CPTM 
Foto: Ricardo Guimarães


Fotos do Novo trem da CPTM Comunidade: Diário da CPTM no Facebook

Solução alemã para TAV inclui levitação magnética

O governo alemão conseguiu o queria: ganhou mais três meses para articular uma proposta e participar da concorrência do trem de alta velocidade brasileiro (TAV). 


O leilão foi adiado pelas autoridades brasileiras pela segunda vez, e agora está marcado para 29 de julho próximo. É o tempo que as empresas alemãs interessadas em concorrer têm para elaborar uma oferta formal. 


Antes mesmo do anúncio do adiamento do leilão, Peter Ramsauer, ministro alemão de Transporte, já havia declarado seu empenho pessoal: “Eu farei tudo para que esse consórcio alemão seja formado e que faça uma boa oferta”, disse depois do encontro com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, no início de abril. 


As empresas Siemens, ThyssenKrupp e Max Bögl correm contra o tempo para entrar na briga formalmente. Ao que tudo indica, o consórcio alemão irá disputar a construção do TAV com coreanos, japoneses, franceses, espanhóis, italianos e chineses. “Eu diria que a Siemens tem muito interesse em tomar parte dessa proposta, temos participado dos estudos desse projeto já há muitos anos. 


A nossa prontidão para realizá-lo é total, é uma prioridade dentro da empresa”, disse à Deutsche Welle Paulo Alvarenga, diretor da divisão Siemens Mobility no Brasil. 


As ideias que vêm da Alemanha 
Atuante no Brasil desde 1895, a Siemens venceu cinco das últimas seis concorrências internacionais para a implementação de trens de alta velocidade. “Todos eles com base na tecnologia roda-trilho, que tem sido a tecnologia mais consagrada hoje por uma razão simples: o custo acaba sendo menor ao longo do ciclo de vida do projeto”, explica Alvarenga. 


A tradicional tecnologia roda-trilho seria mais barata porque exige um consumo de energia “muito baixo”, define o executivo. O consumo de energia corresponde a aproximadamente 30% dos custos de operação do trem. 


A empresa é líder mundial no fornecimento de sistemas de alta velocidade – o que inclui os trens, sinalização, eletrificação, energia da via e centro do comando e controle. 


O trem sem rodas 
Outra possibilidade de proposta alemã ao governo brasileiro é a tecnologia Transrapid. Desenvolvido pela ThyssenKrupp, o trem não tem rodas e não corre sobre trilhos convencionais, mas desliza por meio de um sistema de levitação magnética. 


O primeiro projeto foi implantado em Xangai, na China, e está em uso comercial desde 2004. A via por onde o trem desliza foi desenvolvida pela empresa alemã Max Bögl. “Os elementos construtivos são específicos, fabricados por máquinas construídas para esse fim. 


Se tivermos a oportunidade, queremos oferecer o nosso know-how ao Brasil e transferir a tecnologia”, disse Peter Hanf, membro da diretoria da empresa. Desde a implantação do projeto chinês, os custos de fabricação do Transrapid caíram 30%, assegura a Max Bögl. “O setor de construção civil brasileiro já é bastante conhecido, pois também executa trabalhos internacionais”, comenta Hanf sobre a possibilidade de trabalhar em parceria com a construção civil brasileira. 


Uma longa espera Apesar de o leilão já ter sido adiado duas vezes, a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, afirma que a previsão para o início das obras continua o segundo semestre de 2012. “Há possibilidade de se construir o Transrapid no Brasil, ou outro modelo de alta velocidade. 


São projetos completamente viáveis, mas não é plausível pensar que toda a extensão do trem poderia ficar pronta antes da Copa de 2014″, comentou Müslüm Yakisan, executivo-chefe da divisão de Soluções em Transportes da Siemens, durante uma visita ao Brasil, no início do mês. 


O envolvimento alemão junto à aspiração brasileira de construir um trem de alta velocidade já tem 14 anos. Na época, um estudo de viabilidade foi desenvolvido em parceria entre os dois países. De lá para cá, o assunto andou um pouco adormecido e voltou à tona em meados da década passada. 


O consultor alemão Roland Krüger acompanha a movimentação desde então – motivo que o levou, inclusive, a aprender português. Sobre a longa demora para realização do chamado trem-bala, Krüger tem um parecer. “Quem tem que se mexer é o governo brasileiro, assumir riscos e a responsabilidade do Estado, que é oferecer o transporte, um valor público.” O TAV vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro por meio de 510,8 km de linha férrea. 


O custo total da obra está estimado em 33,1 bilhões de reais, que serão custeados pelo consórcio vencedor do leilão. “Custos acima daquela previsão serão também de responsabilidade exclusiva dos investidores, sem nenhum prejuízo para o contribuinte brasileiro”, diz a ANTT. Deutsche Welle

30 de Abril - Dia do Ferroviário

O ferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.  

Para começar, é preciso lembrar que o ferroviário pode atuar em vários tipos de trens: urbanos, turísticos, de carga.  Como sistema de transporte de pessoas ou carga, os trens representam uma opção mais barata, porém insuficientemente explorada no nosso país. 

Seu custo é bem menor do que o rodoviário, pois os trens são movidos a diesel ou a eletricidade.  Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em apenas cinco anos houve um investimento de mais de 1 bilhão de reais no aumento da produção. 

Além disto, foi reduzido em 50% o índice de acidentes e foram gerados 15 mil novos empregos na indústria ferroviária.  

Histórias do trem no Brasil
  A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854. 

Era conhecida também como Estrada de Ferro Mauá, já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá na empreitada: ligar a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se "Baroneza" (com 'z' mesmo, por causa da grafia antiga).  

Foi criada ainda no mesmo século outra estrada de ferro, no Rio de Janeiro, tendo em vista o desenvolvimento da região. Chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. 

A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.  

A Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884, é mais um exemplo de investimento no transporte da moda do século XIX. Esta via tão antiga tem história: durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do Cristo Redentor; recebeu passageiros ilustres como Dom Pedro II (que inaugurou a Estrada de Ferro), o secretário de Estado do Vaticano, Eugênio Pacelli (que veio a ser o Papa Pio XVII), os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa, o Papa João Paulo II, o cientista Albert Einstein e a princesa Diana. 

Foi conduzido até por Santos Dumont, freqüentador assíduo que sempre dava generosas gorjetas.  TURISMOS SOBRE TRILHOS  Além de um meio de transporte que facilita muito a vida de quem precisa ir para o trabalho ou viajar, os trens também servem para algo muito divertido: passeios turísticos!  As opções geralmente estão associadas a lugares históricos, já que os trens têm um quê de nostalgia que dão ao passeio um gostinho de saudade. 

 É dentro desta visão que existem os passeios que transpõem antigas rotas de mineração, ou os trilhos que atravessam antigas fazendas de café ou engenhos já extintos.  O turismo ferroviário também inclui passeios ecológicos - as pessoas contemplam a natureza de dentro do vagão, e o ponto de chegada pode ser, por exemplo, um mirante com uma vista espetacular. Se você é preguiçoso, ou tem algum outro motivo para evitar uma caminhada, os trenzinhos podem ajudar.  

Alguns exemplos de onde você encontra estes passeios são: Tiradentes ou São João del Rei (existe um circuito que interliga estas cidades), em Minas Gerais; Serra da Graciosa, no Paraná; São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro; e o trem do Corcovado, imperdível para quem quer conhecer a Cidade Maravilhosa.  

CURIOSIDADES  
A primeira locomotiva foi apresentada em público em 1814, graças a George Stephenson (1781-1848) As tentativas anteriores foram algo parecido, mas nada práticas. Richard Trevithick, por exemplo, construiu um veículo em 1803, pesando 5 toneladas e que podia desenvolver a velocidade de... 5 quilômetros por hora!  

Um pouco mais de velocidade foi alcançado por Stephenson, com a locomotiva "Rocket": 47 quilômetros por hora! Ganhou até prêmio. Mas a novidade da "Rocket" foi mesmo a utilização, pela primeira vez, da caldeira tubular e do escapamento do vapor pela chaminé. Bom, o que importa entender disto tudo é que o resultado foi o equilíbrio entre o consumo e a produção de vapor. Muito melhor! 

Nos Estados Unidos, o primeiro trem para passageiros circulou no dia 25 de dezembro de 1839, na Carolina do Sul.  

A primeira vez que uma locomotiva elétrica circulou foi na Exposição Industrial de Berlim, em 1879. 

A primeira ferrovia da América do Sul foi construída no Peru, em 1849.  É também no Peru que fica a linha Lima-Oroya, a mais alta do mundo: está a 4.816 metros de altitude!  

E uma ferrovia transcontinental? Nos Estados Unidos, em 1869, a cidade de Nova York, no Atlântico, foi conectada a São Francisco, no Pacífico. O percurso totalizava 5.300 km.  

No Brasil, a primeira ponte ferroviária foi construída em 1858, na região de Afogados, cidade do Recife.  

A combustão interna conhecida como diesel foi patenteada pelo engenheiro Rudolf Diesel. A invenção contribuiu em grande parte para a evolução das estradas de ferro, que passaram a utilizar a tração diesel. O motor diesel também foi aproveitado nas indústrias nascentes como gerador de energia e, mais tarde, nos barcos, navios, locomotivas e caminhões.  

A ligação por trem das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foi um grande acontecimento. As duas mais importantes cidades do País foram unidas no dia 8 de julho de 1877.   Fonte: Portal São Francisco

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