Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de dezembro de 2012

O Blog Diário da CPTM deseja a todos um feliz 2013!


O novo ano está chegando. Em 2012 tivemos muitas novidades. Foram centenas de matérias sobre tudo o que envolve o transporte sobre trilhos em SP e esperamos ter feito um trabalho à altura da qualidade que nossos leitores exigem.

2013 está chegando e o futuro que queremos, está em nossas mãos.

Desejamos a todos um Feliz 2013 cheio de alegria e realizações e esperamos fazer mais um ano recheado de informação para você, caro leitor.

Um abraço especial do Grupo Diário da CPTM

30 de dezembro de 2012

Alckmin cogita metrô e trem 24 h

Governo estuda manter estações que ficam próximas a bairro boêmios abertas 24 horas em alguns dias


Como forma de complemento à Lei Seca, que ficou mais rígida no início do mês, o governo estadual vai estudar manter o Metrô e a CPTM funcionando 24 horas por dia. A intenção seria reduzir o número de acidentes provocados por condutores embriagados.

A iniciativa da pesquisa foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin na manhã desta sexta-feira, durante a cerimônia de entrega de 60 novas viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual. Segundo Alckmin, a medida poderia valer para estações que ficam em bairros com concentração de bares e casas noturnas e durante dias específicos, como sábados.

“Nós temos o Metrô e o trem que vão até 0h40 e começam (a funcionar novamente) às 5h. Precisa verificar tecnicamente (como manter o funcionamento), porque é preciso fazer manutenção. Mas é possível estudar em algumas regiões, porque você precisa ter demanda, colocar um transporte coletivo 24 horas”, afirmou o governador. “Transporte de alta capacidade, que é Metrô e trem, se tiver demanda, é possível, sim, estudar.”

Quando questionado se o governo estuda dar maior abrangência para as operações policiais contra motoristas bêbados, incluindo profissionais de saúde e assistentes sociais, Alckmin preferiu enfatizar que a lei está sendo cumprida. “Vejo a questão do álcool como extremamente relevante. A maior causa de morte é acidente rodoviário, acidentes em rodovias ou em áreas urbanas.”

Rede Bom dia

29 de dezembro de 2012

Direito público isenta CPTM de responsabilidade por atropelamento

A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou sentença que havia condenado a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao pagamento de indenização a um homem que foi atropelado por uma composição.
Em maio de 2004, J.F.F. teve a perna esquerda esmagada por um trem e sofreu outras lesões físicas, segundo relato em ação de reparação de danos. Para o Juízo de primeiro grau, cabia à ré prover a ferrovia com sinalização adequada, obstáculos, muros e alambrados e exercer efetiva fiscalização, no entanto foi negligente quanto à segurança.

O magistrado determinou à empresa que indenizasse o autor em R$ 75 mil – R$ 50 mil no tocante ao dano moral e R$ 25 mil quanto ao dano estético. Ambas as partes recorreram da decisão. O autor requereu a elevação da indenização arbitrada, e a CPTM apontou a ausência de responsabilidade objetiva da ferrovia.

O entendimento do desembargador Luiz Burza Neto foi diferente do do magistrado de primeira instância. “Não se consegue extrair da narração dos fatos a culpa da ré, pois a linha férrea é local destinado ao tráfego dos trens, não podendo a concessionária do serviço colocar um agente de segurança a cada 100 metros, para impedir a passagem dos pedestres pela via férrea, e também não é lícito lhe exigir o conserto diuturno das depredações causadas pelo povo para facilitar a sua passagem, deixando, assim, de caminhar um pouco mais para atingir as passarelas ou, até mesmo, impedir que os usuários atentem contra a própria vida deitando nos trilhos por onde passam suas composições, como é o caso presente”, afirmou. Ao final, deu provimento à apelação da CPTM e negou à do autor.

Integraram também a turma julgadora, que votou por unanimidade, os desembargadores Venicio Salles e J. M. Ribeiro de Paula.


        Apelação nº 0248448-70.2007.8.26.0100

        Comunicação Social TJSP – MR (texto)
        imprensatj@tjsp.jus.br
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Obras de modernização alteram operação das linhas da CPTM


No último fim de semana do ano, 29 e 30 de dezembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por esse motivo, os trens circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação:

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, desde o início da operação até às 20h, os equipamentos de via serão substituídos entre as estações Barueri e Jandira.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: no domingo, das 9h às 19h, haverá manutenção no sistema de rede aérea de alimentação dos trens na estação Santo Amaro.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: no domingo durante toda a operação, haverá manutenção no sistema de rede aérea de alimentação dos trens entre as estações Antônio Gianetti e Poá.

Informação aos Usuários: para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura, que estão sendo realizadas nas seis linhas, permitirão que os 105 novos trens, que já estão sendo incorporados à frota, tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone  0800 0550121.
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CPTM

28 de dezembro de 2012

Falha em trem provoca lentidão na linha 10 da CPTM

Os trens da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) trafegaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada no início da manhã desta sexta-feira devido a uma falha no sistema de tração.

Segundo a assessoria da CPTM, o problema atingiu uma composição que passava pela estação Santo André, por volta das 7h. Com isso, os passageiros tiveram que desembarcar e o trem foi recolhido para manutenção, o que provocou os atrasos em toda a linha.

Às 7h40, a circulação dos trens já estava sendo normalizada, segundo a CPTM

FOLHA

27 de dezembro de 2012

Homem morre eletrocutado em obra da estação Suzano


Antônio Carlos Elbo de Franca, 41, era contratado por uma empresa terceirizada que prestava serviços na estação provisória de trem

O ajudante Antônio Carlos Elbo de Franca, de 41 anos, morreu após ser eletrocutado enquanto fazia um trabalho na estação de trem de Suzano, localizada na rua Doutor Prudente de Moraes, no centro da cidade, na tarde da última quarta-feira. Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na Delegacia Central do município, Franca residia em Sorocaba e era contratado por uma empresa terceirizada, que prestava serviços na estação provisória suzanense.

O acidente de trabalho aconteceu quando ele manuseava uma furadeira elétrica em um poste e foi presenciado por uma testemunha, que também participava da execução do serviço no telhado da estação.

O caso foi comunicado à Polícia Civil, na última quarta, pelo encarregado Marco Antônio Cerazza, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e registrado como "Morte Suspeita". 

DAT

Mais cinco estações do Metrô e da CPTM vão aceitar cartão BOM


A partir desta quinta-feira (27), mais cinco estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão aceitar o cartão do Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM), para os passageiros da EMTU que fazem a integração. Antes, era preciso comprar uma passagem ou usar o Bilhete Único para ter acesso às estações.
Entre as novas beneficiadas pela mudança estão as estações Tucuruvi e Armênia, do Metrô, e estações Caieiras, São Caetano e Grajaú, da CPTM.
A expectativa é que, ao final da implantação em 153 estações, o benefício atinja 500 mil usuários. O cartão BOM é utilizado por 39 municípios da Grande São Paulo. O objetivo é que a integração seja ampliada em outras estações futuramente.
O cartão BOM já é aceito nas estações Itaquera, Brás, Carrão, Penha, Barra Funda, do Metrô, e nas estações Osasco, Carapicuíba, Barra Funda, Itaquera, Brás, Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes, Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino e Itapevi, da CPTM.

Linhas do Metrô vão operar ininterruptamente na virada do ano

A partir da próxima sexta-feira (28/12), o Metrô iniciará estratégia especial de operação para facilitar a viagem de quem for deixar a cidade durante o feriado prolongado de Réveillon.

Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), principal via de acesso aos terminais rodoviários Jabaquara e Tietê, haverá reforço na oferta de viagens no período da noite de sexta-feira. Nas demais linhas, a frota de trens em circulação não sofrerá alterações.

Durante o sábado e o domingo (29 e 30/12), a frota de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana típico.

Na segunda-feira (31), véspera do Ano Novo, a oferta de trens em todas as linhas também será mantida semelhante à que opera em um domingo típico.

Noite de Réveillon

Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) será ininterrupta durante toda a madrugada. A operação da Linha 4-Amarela (Butantã-Luz), na noite de 31/12, também será ininterrupta em todas as estações.

Quem for comemorar a chegada de 2013 na Avenida Paulista, terá no metrô a melhor opção de transporte, podendo embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp), 3-Vermelha e 4-Amarela, até as duas horas da manhã. Na Linha 5-Lilás, até a 0h. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque.
Estação Trianon-Masp fecha mais cedo

Por estratégia de segurança, devido a sua proximidade ao local do evento, a estação Trianon-Masp será fechada às 18h do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.

Durante o Réveillon, a frota de trens em operação será reforçada, o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado e os usuários orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento, por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras.

Para uma viagem mais segura e tranquila, o Metrô faz algumas recomendações simples. Para não ter que conviver com filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens. Para evitar riscos desnecessários durante a viagem, o ideal é evitar aglomerações na região das plataformas e mezaninos das estações. Ao chegar à estação de destino, o usuário deve desembarcar tranquilamente, respeitando a sinalização e seguindo as orientações dos empregados.

Vale lembrar que é proibido no Metrô o embarque portando bebida alcóolica.

No primeiro dia de 2013, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Retorno tem antecipação de horário

Na quarta-feira (2/1), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1, 2 e 3. Na Linha 5, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

Metrô

CPTM vai abrir no dia 6 de janeiro a estação provisória Suzano

Estação Suzano

Previsão era de que tivesse entrado em operação ontem; mudança da data ocorreu depois de vistoria no local

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ontem que a estação provisória de Suzano será aberta aos passageiros no próximo dia 6. A previsão inicial da empresa estadual era de que as plataformas temporárias entrassem em operação ainda em dezembro. O domingo acabou sendo escolhido em função da migração dos sistemas, que só pode ser executada em finais de semana

De acordo com a assessoria de Imprensa, já foi concluída a demolição dos imóveis que interferiam na obra e as equipes continuam trabalhando na execução das salas técnicas e caixas d´água. Também estão em andamento o serviço de nivelamento do terreno e a execução de blocos de fundações para as plataformas.

Na manhã de ontem, o DAT esteve no local e verificou que os funcionários da empreiteira Mendes Júnior estão trabalhando em diversas frentes, inclusive para a conclusão da plataforma e das escadarias que darão acesso às bilheterias, tanto pela rua Dr. Prudente de Moraes quanto pela avenida Major Pinheiro Fróes. A cobertura do acesso não foi instalada ainda. Todo serviço deverá ser concluído até o final da próxima semana.

O DAT apurou que a direção da CPTM pretendia inaugurar ontem a estação provisória. Diretores da companhia, que é vinculada à Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, chegaram a vistoriar a obra na semana passada e constataram que o espaço temporário de embarque e desembarque não ficaria pronto em tempo.

Ficou estabelecido, então, o dia 6 de janeiro para o início da operação da estação provisória, que deverá ser utilizada até meados de 2014, quando a CPTM poderá inaugurar a definitiva, que será erguida no terreno da antiga, cuja demolição acontecerá logo depois que os serviços forem transferidos para a provisória.
Enquanto os funcionários da Mendes Júnior correm para liberar a nova passarela, as bilheterias e as plataformas na primeira semana de 2013, fontes ligadas à CPTM alertaram sobre eventuais problemas que poderão ocorrer assim que a estrutura for aberta ao público.

A preocupação maior é com o fato de que o acesso sobre os trilhos servirá para os usuários alcançarem as novas plataformas e também para ir de um lado a outro da cidade. Segundo informações da própria CPTM, a passarela de pedestres (que abriga dezenas de vendedores ambulantes) deverá ser demolida em janeiro e, com isso, a passagem ainda em obras terá dupla finalidade: garantir o acesso dos passageiros às plataformas e a ligação a milhares de pedestres entre o centro e a região norte de Suzano. "As escadas (externas) não comportarão tanto movimento", observou um servidor que pediu anonimato.

DAT

25 de dezembro de 2012

Estado admite atraso na entrega do Expresso ABC

Prometido para 2014, o Expresso ABC não irá sair do papel na data prevista. Pela primeira vez, o Estado admitiu atraso na construção da linha, que ligará Mauá à Capital em cerca de 24 minutos - hoje o itinerário é feito em uma hora. O principal motivo apontado para o adiamento é o imbróglio envolvendo a transferência de áreas federais para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O traçado do Expresso ABC será paralelo ao da Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra). Para que o empreendimento seja viabilizado, o Estado precisa construir os trilhos ao lado da via existente, nas áreas que hoje pertencem à União e que são usadas para o transporte de cargas pela empresa MRS Logística. Os terrenos são de propriedade de diversos órgãos federais, como ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e SPU (Secretaria do Patrimônio da União).

"O impasse de terras ainda não está resolvido. Está difícil considerar o prazo de 2014, ainda mais se você imaginar que um processo de licitação demora cerca de seis meses", comenta o presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira. Apesar de admitir o adiamento, Bandeira espera que os documentos para a transferência das áreas sejam assinados "nos próximos dias". "Toda vez que tem esse tipo de adiamento, acaba, de certa forma, prejudicando o desenvolvimento. Não posso começar a fazer projeto em uma área que não é minha", acrescenta. Em maio, a companhia já cogitava a possibilidade de não conseguir cumprir o cronograma.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, também considera a chance de estourar o prazo. No entanto, o titular da Pasta informa que o governo recebeu da iniciativa privada um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para a construção de quatro linhas ferroviárias regionais em todo o Estado, sendo que uma ligaria a Capital a Santos. A possibilidade estudada é para que o Expresso ABC seja incluído nesse itinerário. "Pode ser que isso tudo fique dentro de um projetão só", diz Fernandes.
Segundo o secretário, a morosidade atual pode ser revertida por conta da PMI. "Com a entrada do capital privado, é possível ganhar velocidade na construção." Não há prazo, no entanto, para que o governo decida se fará a linha para a Baixada Santista ou se manterá a linha rápida da região para a Capital nos planos.

O projeto original do Expresso ABC prevê a passagem por cinco estações: Mauá, Prefeito Celso Daniel - Santo André, São Caetano e Tamanduateí, além de uma na região central de São Paulo. Uma das hipóteses cogitadas é para que o ponto final do itinerário seja no terminal que a CPTM pretende construir no bairro do Bom Retiro. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,5 bilhão, entre obras e a compra de 11 composições.

Diário do Grande ABC

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24 de dezembro de 2012

Chuva interrompe circulação de trens de linha da CPTM

Estação Brás, Foto Anderson Kleber
A circulação dos trens da linha 11-coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi interrompida na noite desta segunda-feira (24). O interrupção ocorre entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, em ambos os sentidos.

Segundo a CPTM, o bloqueio ocorreu por conta da forte chuva que atinge a capital paulista. Um raio teria atingido o sistema de energia do sistema, disse a companhia.

A linha 11-coral liga a Luz, no centro da capital paulista, a Estudantes, em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo.

A CPTM recomenda que o usuário com destino ao centro desça em Itaquera e siga viagem pela linha 3-vermelha do metrô. No sentido contrário, o mesmo deve ser feito na estação Tatuapé.

Folha

CPTM deve reativar Estação Pirelli, em Santo André


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) cogita reativar a Estação Pirelli, em Santo André, que teve a operação encerrada em 2006. O principal motivo para a reabertura é o crescimento do entorno, que, nos próximos anos, ganhará shopping e prédios comerciais e residenciais.

Segundo o presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, uma das possibilidades é deixar o projeto de reconstrução nas mãos de empresários responsáveis pelos empreendimentos vizinhos. "Isso ainda vai depender de conversas com a Prefeitura e, principalmente, com os empreendedores."

Bandeira afirmou que não faz parte dos planos a construção de outro terminal em São Caetano, entre a estação central da cidade e a de Utinga, em Santo André. No entanto, o presidente diz estar disposto a negociar com a Prefeitura.

Diário do Grande ABC

21 de dezembro de 2012

Mogi das Cruzes recebe Expresso Turístico da CPTM


A próxima viagem do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para Mogi das Cruzes será no dia 13 de janeiro. O passeio é uma boa opção para as férias e é feito em uma locomotiva com dois carros fabricados no Brasil na década de 50. Os bilhetes estão à venda na Estação da Luz, de onde o trem sai às 8h30 e retorna de Mogi às 16h30.

Ao todo são 174 assentos e mais uma vaga para cadeira de rodas por viagem. Os grupos de até quatro pessoas têm descontos. A primeira passagem tem valor integral, de 32 reais, e as outras três saem pela metade deste valor. A compra deve ser feita em dinheiro e o serviço está disponível diariamente, das 6h às 8h30. Crianças de até 5 anos não pagam desde que não ocupem assentos.

O expresso conta também com um vagão bicicletário, com capacidade para 45 unidades, com suportes de tubos metálicos no piso e cintas para fixação das bicicletas durante a viagem. Pelo transporte do equipamento é cobrada uma  taxa de uso de R$ 3,20 por unidade e há descontos para até três acompanhantes, podendo ser adquirido nas bilheterias do Expresso Turístico nas Estações da Luz e de Santo André até a quinta-feira anterior à data da viagem. A CPTM solicita aos passageiros do Expresso Turístico que se apresentem na data da viagem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao horário de embarque.

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes fica a 48 km da capital paulista. Com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas serras do Mar e do Itapeti. Integrante do cinturão verde de São Paulo é conhecida atualmente como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da colonização japonesa na cidade na primeira metade do século 20. Além do circuito das flores, Mogi oferece outras atrações turísticas, como as igrejas da Ordem Primeira e Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Quem pegar o Expresso Turístico rumo à cidade poderá fazer roteiros turísticos no município, mas que não estão inclusos na tarifa do passeio. Eles são pagos diretamente à agência de turismo que mantém um balcão ao lado da bilheteria do serviço, na Luz. O turista pode escolher cinco roteiros diferentes: rural e cultural (city tour pelo Centro de Mogi e visita a orquidários e produtores de flores), ecológico (parque da serra do Itapeti), rural (orquidários e produtores de fruta), rural e ecológico (trilhas e visita a produtores de mel) e circuito cultural (patrimônio histórico).

Além de Mogi das Cruzes, o expresso também possui roteiros para Jundiaí e a Vila de Paranapiacaba, em Santo André. As viagens ocorrem no segundo domingo de cada mês. Mais informações pelo telefone:  0800-055-0121.

Fonte: Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Após falha, trens na linha 7-Rubi da CPTM circulam normalmente


Após uma falha em uma composição da linha 7-Rubi da CPTM, os trens circulava, normalmente por volta das 9h40 desta sexta-feira (21).

Durante a manhã, a linha operava com menor velocidade e maior tempo de parada nas estações.

O problema aconteceu por causa de uma falha em uma composição na estação Francisco Morato, no sentido Jundiaí, e afetava a linha nos dois sentidos.

De acordo com a CPTM, a composição foi. A companhia não registrava problema em nenhuma outra linha no horário.

R7

Falha afeta circulação de trens na linha 7-Rubi da CPTM

Os trens da linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) operavam com menor velocidade e maior tempo de parada nas estações, por volta das 7h30 desta sexta-feira (21).

O problema acontecia por causa de uma falha em uma composição.

De acordo com a empresa, o problema aconteceu na estação Piqueri, no sentido Jundiaí, mas afeta toda a linha nos dois sentidos.

Ainda segundo a CPTM, os passageiros do trem desembarcaram param seguir viagem em outra composição.

Não há previsão para normalização da linha.

R7

20 de dezembro de 2012

Alagamento em via interrompe circulação de trens de linha da CPTM


A circulação de trens da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi interrompida nos dois sentidos entre as estações de Santo André e Capuava. O bloqueio ocorreu por conta da chuva que atingiu a Grande São Paulo na noite desta quinta (20).

Segundo a CPTM, os trens ficaram parados entre 10h20 e 10h50 devido a um alagamento da via férrea próximo à antiga estação Pirelli, em Santo André, na Grande São Paulo.

Às 22h50, o trecho foi liberado, informou a CPTM.

A linha 10-turquesa liga as estações do Brás (centro da capital paulista) e Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo.

Folha

Metrô e CPTM atingem na 6ª marca de 2 bilhões de passageiros no ano


A rede metroferroviária paulista (trens do Metrô e da CPTM) deve ultrapassar nesta sexta-feira a marca de 2 bilhões de passageiros transportados em todo o ano de 2012. O número equivale a quase 30% de toda a população da Terra, com mais de 7 bilhões de pessoas.

Com 335 km de extensão, 153 estações e integração gratuita entre os sistemas, a rede sobre trilhos da metrópole transporta atualmente cerca de 7,3 milhões de passageiros por dia, representando mais de 75% de todos os usuários transportados por metrôs e trens urbanos no Brasil. A tendência é que esse número cresça ainda mais com a ampliação da malha metroviária, podendo alcançar cerca de 10 milhões de passageiros transportados em 2014.

Uma das metas da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, até 2014, é a implantação de mais 30 km de linhas de metrô, ultrapassando 100 km, e mais 40 km de CPTM, totalizando mais de 400 km de sistema metroferroviário na região metropolitana de São Paulo.

Entre os principais empreendimentos do Metrô estão a implantação da segunda fase da Linha 4, o prolongamento da Linha 5, a construção, em sistema monotrilho, da Linha 15, ligando o bairro Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, e da Linha 17 (ligação com o aeroporto de Congonhas).

Na CPTM, o foco é a modernização das seis linhas existentes, que recebem obras de infraestrutura, reconstrução e readequação das estações mais antigas e renovação da frota. Haverá ainda a expansão dos serviços da CPTM. Estudos para ligações ferroviárias regionais e trens expressos também foram contemplados

Terra

Novas lixeiras da CPTM confundem usuários da Linha 7-Rubi

Lixeiras coloridas, uma ao lado da outra, são um reconhecido símbolo da reciclagem.

Mas qual é mesmo o tipo de lixo que deve ser jogado no recipiente amarelo? Dúvidas como essa são experimentadas por usuários da linha 7-Rubi da CPTM há cerca de um mês.

As estações do ramal, que vai de Francisco Morato, na Grande São Paulo, até a estação da Luz, no centro da capital,  receberam conjuntos de cinco lixeiras de cores diferentes em novembro.

Entretanto, elas não possuem nenhuma indicação de uso. Com isso, os passageiros se confundem e jogam qualquer tipo de lixo no cesto que estiver mais próximo. Sem possibilitar a separação, os novos equipamentos não facilitam em nada o processo de reciclagem.

Por meio de nota, a CPTM disse que irá primeiro concluir a instalação das lixeiras para então afixar as instruções de uso. A empresa não informou um prazo para que isso aconteça.

Rafael Balago, 24, é correspondente de Pirituba.
@rafaelbalago
rafaelbalago.mural@gmail.com

Blog Folha.

Integração entre trem e ônibus valerá em mais 7 estações da CPTM

A CPTM (Companhia de Trensi Metropolitanos) anunciou que no próximo sábado (22) os usuários de sete estações da rede poderão utilizar um bilhete que unifica a cobrança para o uso de ônibus metropolitanos e trens.

O anúncio da integração do sistema com o cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) foi feito no dia 17 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O serviço estará disponível nas estações Mogi das Cruzes, Estudantes e Guaianazes (linha 11-coral), Itaim Paulista, São Miguel e Comendador Ermelino (linha 12-safira) e Itapevi (linha 8-diamante).

Desde o dia 17 de dezembro, essa integração já pode ser feita nas estações do metrô Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (einha 3-vermelha) e nas estações da CPTM em Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8-diamante).

A novidade, que ao todo será instalada em 22 estações de trens, é testada há um ano na estação Barra Funda, que recebe usuários de várias partes da Grande São Paulo e tem cobrado os usuários pela integração.

Há terminais que já operam o BOM na Grande São Paulo, onde cerca de 500 mil cartões já foram emitidos. Agora, o benefício passa a ser aplicado em grande escala também na capital.

No sistema em operação, o bilhete é emitido após cadastro em postos de atendimento ou pela internet.

A integração, porém, não é tarifária --o passageiro que usar o ônibus e trem vai continuar pagando o preço integral dos dois sistemas.

19 de dezembro de 2012

Chuva provoca alagamento em estação da CPTM durante horário de pico


A forte chuva registrada na tarde desta quarta-feira (19), em São Paulo, provocou um ponto de alagamento na estação Jardim Silveira, em Barueri, na Grande São Paulo, segundo informação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Durante 45 minutos, foi preciso utilizar a mesma plataforma para fazer o embarque e o desembarque dos usuários da Linha 8 – Diamante.

Com uma das vias alagadas, a companhia teve que realizar um revezamento entre os trens que seguiam no sentido Itapevi e os que circulavam em direção à estação Júlio Prestes. Enquanto um passava, o outro era obrigado a esperar.

O problema, que causou aumento no intervalo entre um trem e outro, foi registrado em horário de pico. Começou às 18h10 e foi solucionado às 18h55, conforme CPTM.


R7

Trem de Sorocaba a São Paulo opera em 2017


O trem que transportará passageiros entre Sorocaba e São Paulo começa a operar em 2017, segundo o diretor de Planejamento

O trem que transportará passageiros entre Sorocaba e São Paulo começa a operar em 2017, segundo o diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Silvestre Eduardo Ribeiro. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira na cidade do interior de São Paulo. Os usuários de Sorocaba poderão embarcar na estação da região central ou na do bairro de Brigadeiro Tobias. O expresso regional fará uma única parada durante o percurso, na estação de São Roque, para atender passageiros da região. A viagem de Sorocaba à capital deve durar 47 minutos, incluindo a parada.

De acordo com Ribeiro, ainda não está definido se a chegada do trem em São Paulo será no bairro Pinheiros ou na Água Branca. A escolha deve levar em conta as facilidades para integração com o metrô paulistano e com o sistema de ônibus urbanos. A nova linha acompanhará apenas em parte o eixo da ferrovia atual, administrada pela America Latina Logística (ALL) e utilizada para transporte de cargas. Em razão da velocidade dos trens, o traçado eliminará curvas e seguirá em parte a rodovia Castelo Branco. As composições terão capacidade de 300 a 900 passageiros e sairão, inicialmente, em intervalos de 15 minutos. Em horários de pico, a linha comportará trens saindo a cada três minutos. A CPTM prevê investimentos de R$ 4 bilhões e a obra será feita através de parceria Público-Privada.

O governo estadual pretende construir 436 km de linhas para trens de passageiros no Estado de São Paulo, em dois eixos principais. O primeiro sai de Americana, passa por Campinas e Jundiaí e chega à capital, de onde segue pela região do ABC até a Baixada Santista. O segundo sai de Sorocaba, passa pela capital e vai até São José dos Campos, no Vale do Paraíba, de onde pode ser estendido até a cidade de Campos do Jordão. O trecho entre Campinas e a capital deve ficar pronto até 2016.

Estadão

18 de dezembro de 2012

Maquinista da CPTM teria passado mal antes de acidente com trens

Foto: Ricardo Guimarães / Diário da CPTM

A CPTM já instaurou uma sindicância interna para apurar o acidente

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, de acordo com as primeiras informações prestadas pelo maquinista às autoridades policiais, ele sofreu um mal súbito que levou à batida entre dois trens na manhã desta terça-feira (18), deixando 24 pessoas feridas.

Segundo a companhia, por volta das 5h30 desta terça-feira, um trem vazio que realizava manobras de rotina na região do pátio de manobras da estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi, beteu em um outro trem de passageiros que estava parado na plataforma da estação, que tinha como destino a Estação da Luz.

A CPTM instaurou uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do acidente. Os usuários foram atendidos por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Resgate, acionados pela Companhia. Vinte e quatro pessoas foram encaminhadas para hospitais da região, nenhuma em estado grave.

Por causa do acidente, a plataforma ficou lotada e o tempo de espera pelas composições da linha na plataforma aumentou. O Paese foi acionado para que ônibus possam atender a população entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista. A circulação dos trens foi totalmente normalizada por volta das 11h.

R7

Situação da linha da CPTM é normalizada em Jundiaí

Já está normalizada a situação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que partem de Jundiaí (SP). Depois de uma batida entre trens na manhã desta terça-feira (18), na estação ferroviária de Franscisco Morato, na região metropolitana de São Paulo, a linha apresentava atrasos. Porém, no início da tarde, os trens já partiam a cada 15 minutos.  A colisão foi pouco antes das 5h30.


O problema, agora, está no trecho de Campo Limpo Paulista, por onde a Linha 7 - Rubi também passa. Em nota, a assessoria de imprensa da CPTM informou que os trens envolvidos no acidente foram removidos. Eles estão fazendo os últimos ajustes na linha para poder liberar o local.
Enquanto isso, um ônibus da CPTM está fazendo o trajeto entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista. As viagens entre uma estação e outra são feitas a cada 50 minutos, aproximadamente.
De acordo os bombeiros de Franco da Rocha (SP), que ajudaram no atendimento, 24 pessoas sofreram ferimentos leves. Elas foram levadas para hospitais de Francisco Morato e Franco da Rocha.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, todas as vítimas foram levemente feridas. A maioria está no setor de ortopedia dos hospitais de Francisco Morato e Franco da Rocha.



Trem bate em composição estacionada em Francisco Morato

Um trem que manobrava para entrar em operação no sentido Jundiaí, no interior paulisa, colidiu com outra composição na Estação Francisco Morato , na região metropolitana de São Paulo, na manhã desta terça-feira (18). Segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, há feridos.

A colisão ocorreu por volta das 5h30. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um trem vazio que saía do pátio de Francisco Morato para entrar em circulação no sentido Jundiaí colidiu com outro trem parado no sentido Luz quando manobrava para iniciar sua operação.

Segundo o Bom Dia São Paulo , dez pessoas se feriram, de acordo com informações iniciais. Não há relatos de mortos.

Em nota, a CPTM informou que a circulação de trens, entre as Estações Jundiaí e Francisco Morato, foi alterada devido ao acidente. O intervalo entre os trens e o tempo de viagem foram ampliados. A Estação Francisco Morato faz parte da Linha 7 - Rubi (Luz/Francisco Morato/Jundiaí).

G1

Grade de estação é furtada em Ferraz

Um homem furtou duas grades de proteção da Estação Gianetti, anteontem à tarde, em Ferraz de Vasconcelos.

O ladrão quebrou parte de um muro para acessar as plataformas da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) e levar o material. Ele foi visto por funcionários do local, mas o homem os ameaçou e fugiu com os objetos. 

A ocorrência foi na parte da estação próxima à avenida José do Patrocínio, no Jardim Presidente Castelo Branco. O caso está registrado como furto em um boletim de ocorrência na delegacia central de Ferraz. (L.D.)

DAT

17 de dezembro de 2012

CPTM e Metrô podem ter aumento de tarifa no mesmo dia


 A data do aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo poderá ser a mesma da do reajuste do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Isso, se a Prefeitura de São Paulo aceitar uma proposta divulgada nesta segunda-feira, 17, pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Historicamente, as atualizações do custo das passagens do ônibus municipal e da rede metroferroviária acontecem em dias, e até meses, diferentes.
Para Fernandes, a unificação facilitaria a adaptação do sistema de cobrança, dividido entre os governos municipal e estadual. "Quando você muda uma tarifa, tem que mudar toda a composição do Bilhete Único, tem que mudar a composição das integrações. Aí, se uma semana depois vem o outro e aumenta, faz tudo isso de novo, a população fica mais penalizada", afirmou em um evento em Itaquera, na zona leste da capital.
O dirigente disse que vai aguardar a posse do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) e de seu secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, para "ver como eles querem compatibilizar isso".
Questionado, o secretário estadual evitou falar em quanto pretende reajustar a passagem dos usuários do metrô e do trem, que hoje custam R$ 3, o mesmo preço do tíquete dos ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans). "Eu não conversei com o governador ainda. Estamos sempre nos preparando para, quando o governador solicitar, termos todos os dados."
Contudo, o reajuste poderá ficar um pouco abaixo da inflação, como aconteceu em anos anteriores, de acordo com Fernandes. "O ano passado, inclusive, por questões de arredondamento, o valor da tarifa seria R$ 3,06. Nós resolvemos fixar em R$ 3. Então, trabalhamos também ajustados com a inflação."
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), pode ser o escolhido para o cálculo. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPC está em 4,93%. Esse indexador avalia a variação de preços para o consumidor na capital paulista.
Os últimos aumentos de tarifa do Metrô e da CPTM aconteceram no mês de fevereiro, caso deste ano, quando a passagem subiu para R$ 3. Já o reajuste dos ônibus da SPTrans não acontece desde janeiro de 2011.
Jilmar Tatto, futuro secretário municipal dos Transportes, que assume em janeiro, foi procurado por telefone pela reportagem para se manifestar a respeito da proposta do governo do Estado, mas informou que não falaria sobre o assunto.

Dez estações do Metrô e da CPTM começam a aceitar o BOM nesta segunda


A partir desta segunda-feira, 17, 10 estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão a aceitar em suas catracas o Bilhete do Ônibus Metropolitano (BOM),  cartão eletrônico que opera nas linhas de ônibus intermunicipais dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é facilitar a integração física entre os diferentes meios de transporte, mas não há desconto nas passagens nas conexões.

Nesta segunda, o BOM passa a funcionar nas seguintes estações e linhas: Corinthians/Itaquera, Brás, Carrão, Penha, Palmeiras/Barra Funda (Linha 3-Vermelha); Osasco, Carapicuíba e Palmeiras/Barra (Linha 8-Diamante da CPTM); Corinthians/Itaquera (Linha 11-Coral da CPTM), e Brás (Linha 12-Safira da CPTM).


No sábado, 22, mais sete estações da CPTM recebem a integração: Mogi das Cruzes, Estudantes, Guianazes (Linha 11-Coral); Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Comendador Ermelino (Linha 12-Safira); e Itapevi (Linha 8-Diamante).


No dia 27, quinta-feira da semana que vem, o BOM passa a funcionar em mais cinco estações do Metrô e da CPTM: Armênia e Tucuruvi (linha 1-Azul do Metrô); Caieiras (Linha 7-Rubi da CPTM); São Caetano (Linha 10 Turquesa da CPTM); e Grajaú (Linha 9-Esmeralda da CPTM).


Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, as atuais estações foram escolhidas por apresentarem a maior quantidade de passageiros fazendo integração da EMTU com o Metrô e a CPTM. 

O secretário disse que 100 mil usuários devem ser beneficiados nesta etapa da integração, número que deve subir para 500 mil quando todas as 153 estações do sistema (89 da CPTM e 64 do Metrô) contarem com o serviço.

A intenção, segundo Fernandes, é fazer com que mais estações adotem a integração no primeiro semestre de 2013.A primeira estação a aceitar o cartão do BOM foi a Palmeiras/Barra Funda, no ano passado.

14 de dezembro de 2012

Obras de modernização alteram operação da CPTM no fim de semana [15 e 16]


Neste fim de semana, 15 e 16 de dezembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização de suas linhas. Por esse motivo, os trens circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação.

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: das 20h de sábado até as 6h de domingo, haverá obras no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens, no trecho entre Piqueri e Pirituba.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: sábado, das 22h até o fim da operação comercial, equipamentos de via serão substituídos entre as estações General Miguel Costa e Antônio João.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: domingo, das 19h até o fim da operação comercial, serão realizados, na região da estação Brás, serviços no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: das 20h de sábado até o fim da operação comercial, haverá intervenções no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre Suzano e Jundiapeba.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: das 20h de sábado até as 6h de domingo, os serviços no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens estarão concentradas no trecho entre as estações Comendador Ermelino e Itaim Paulista.

Linha 9-Esmeralda terá obras durante a semana, próximo do término da operação comercial
Entre terça e sexta-feira [18 a 21 dezembro], a partir das 23h, quando a movimentação de usuários é menor, a linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú] terá obras no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens. De terça a quinta, os trabalhos estarão concentrados nas imediações das estações Jurubatuba, Socorro e Santo Amaro. Já na sexta-feira, elas serão realizadas entre as estações Vila Olímpia e Berrini.

Informação aos usuários: para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone  0800 0550121.


CPTM

13 de dezembro de 2012

Edital do monotrilho do Grande ABC será lançado em março


O governo estadual deve lançar em março o edital de licitação da Linha 18-Bronze do Metrô, que fará o trajeto entre a Estação Tamanduateí e o bairro Alvarenga, em São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André, por meio do sistema de monotrilho, informou ontem o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A previsão é que o monotrilho comece a funcionar em 2016.

Orçado em R$ 4 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão da Caixa Econômica Federal, R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 2,4 bilhões do governo estadual, o trajeto tem quatro empresas na disputa: CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes); Brasell; Invepar/Queiroz Galvão/Bombardier e Odebrecht.

Uma das concorrentes, a Bombardier, apresentou ontem, na Feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo, maquete em tamanho real do monotrilho que vai equipar a Linha 15-Prata, interligando as estações Vila Prudente e Cidade Tiradentes. A empresa canadense faz parte do Consórcio Expresso Monotrilho Leste (que inclui a Queiroz Galvão e a OAS) que venceu a concorrência para essas obras.

Segundo o diretor de comunicação e relações institucionais da Bombardier para a América do Sul, Luís Ramos, o modelo de veículo apresentado no evento deverá ser semelhante ao que passará pelo Grande ABC, se a companhia ganhar a licitação na região.

O novo meio de transporte tem capacidade semelhante à do metrô tradicional (o monotrilho Leste deverá levar meio milhão de passageiros diariamente), mas com algumas vantagens. Enquanto o metrô leva de dez a 15 anos para ter trecho de 24 quilômetros concluído, o monotrilho será entregue à população em menos de cinco anos. Além disso, estima-se que o preço de construção seja 50% menor.

Os veículos da Linha 15 (54 trens com sete vagões cada um) serão produzidos na fábrica da Bombardier em Hortolândia, interior de São Paulo, e deverão ter 60% de conteúdo nacional, ou seja, de peças produzidas no país.

Amanhã (8), o governo estadual realiza audiência pública para o monotrilho do Grande ABC na sede da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), na Rua do Imperador, 14, às 17 horas.

Obras em andamento
O secretário dos Transportes disse que o governo está em ritmo acelerado nos projetos metroferroviários. Atualmente há quatro obras de metrô em andamento: além da linha 15, há a segunda fase da linha 4 (Vila Sônia-Luz), o prolongamento da 5 (Largo Treze-Chácara Klabin) e a 17 (que terá ligação com o aeroporto de Congonhas). Em dezembro será lançado o edital da PPP (Parceria Público-Privada) para a linha 6 (Vila Brasilândia - São Joaquim).

No primeiro semestre de 2013 deverão começar as obras do trecho da CPTM Itapevi-Amador Bueno e a pré-qualificação de outras obras, como a que irá do Brás até Guarulhos.

Trem até Cumbica terá bagageiro e pontos de check-in


Estação de linha da CPTM ficará a 2 km dos principais terminais; passageiros usarão gratuitamente monotrilho igual ao da Disney

Bagageiros nos trens que ligarão a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, e serviço de check-in nas estações. A parada final, no entanto, ficará a cerca de dois quilômetros dos principais pontos de embarque de Cumbica.

As novidades foram divulgadas ontem pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, no evento que marcou o lançamento do edital para contratação das obras da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O ramal, de 11 km, terá três estações: Aeroporto, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, que será conectada à Linha 12-Safira.

A construção, segundo o cronograma apresentado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), começará em março do próximo ano e deve terminar 18 meses depois. A linha não será entregue até a Copa do Mundo, em junho de 2014.

De acordo com Fernandes, dos cerca de 34 milhões de passageiros de Cumbica neste ano, 6 milhões não despacham bagagens. Eles serão os primeiros beneficiados pelo serviço de check-in nas estações. "Já avisamos todas as operadoras de aviação para que comecem a considerar que nós vamos reservar espaços para totens nas estações para fazer o check-in remoto."

O serviço deve ser realizado nas estações da Linha 13-Jade. Depois, poderá chegar ao Brás, para onde há projeto de expansão do ramal. Todos os oito trens com destino a Cumbica terão bagageiros nos vagões e espaços maiores para malas grandes ao lado das portas. As composições, com oito carros cada, também serão interligadas umas às outras, a exemplo do que acontece na Linha 4-Amarela do Metrô.

Distância. Uma dificuldade, porém, diz respeito à distância que a Estação Aeroporto ficará dos Terminais 1 e 2 e do futuro Terminal 3 de Cumbica, já em construção. Ela será construída à margem da Rodovia Hélio Smidt, ao lado do Terminal 4, popularmente conhecido como "puxadinho". Dos 88 mil passageiros que passam por dia por Cumbica, só 4,7 mil usam esse terminal, que serve apenas às companhias Trip e Azul.

O autônomo Eduardo Gonçalves Morais, de 36 anos, pega avião mensalmente em Guarulhos para visitar a filha na Bahia. Hoje, ele chega ao aeroporto com o ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que sai da Estação Tatuapé, na zona leste da capital. Para ele, a locomoção com malas será prejudicada pelo fato de a estação ficar longe da maior parte do aeroporto. "Principalmente, as bagagens maiores."

Originalmente, o governo do Estado pretendia montar a estação dentro do aeroporto, perto dos Terminais 1 e 2. O local escolhido, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, era o estacionamento. Mas a concepção mudou depois que a nova concessionária assumiu o comando da administração de Cumbica, em novembro. "Com o advento dessa nova concessão, entendemos que a grande área de concentração popular de gente, maciça, vai ser em torno do Terminal 4, porque aquela área que hoje existe de carga vai ser transformada em shoppings, cafeterias, cinemas", afirmou Fernandes.

Monotrilho. O presidente do consórcio GRU Airport, Antônio Miguel Marques, disse ontem, no entanto, que um sistema de transporte será construído no aeroporto para transportar passageiros que chegarem pela CPTM. O mais provável é que um monotrilho suspenso, parecido ao do parque de diversões da Disney na Flórida, nos Estados Unidos, faça essa ligação. Entre os Terminais 3 e 4, o percurso por meio desse modal levará três minutos e será gratuito.

Marques afirmou que esse serviço de transporte vai ser inaugurado um dia antes da abertura da Estação Aeroporto da CPTM, no segundo semestre de 2014. As obras em Cumbica começarão no meio de 2013. No futuro, a Linha 13 poderá ser estendida até a Vila São João, em Guarulhos, ao lado do aeroporto.

Maior rapidez. A supervisora Juliana Alcântara, de 20 anos, trabalha em uma doceria do aeroporto. Ela mora em Barueri, na Grande São Paulo, e conta que demora mais de duas horas para chegar ao trabalho. Ela diz que, com a linha de CPTM e o monotrilho, sua vida melhorará muito. "Vai facilitar demais. Não ficarei mais sujeita ao trânsito dentro do ônibus."

Estadão

12 de dezembro de 2012

Primeiro trem de monotrilho brasileiro começa a ganhar forma no interior de SP


O primeiro trem em sistema monotrilho do Brasil, que irá circular na Linha 15-Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes) do Metrô de São Paulo a partir do final de 2013, começa a ganhar forma com o início da montagem do terceiro "carro" (vagão) em solo nacional.

Formada por sete carros, a primeira composição está sendo produzida na fábrica da Bombardier no município de Hortolândia, interior de São Paulo. Paralelamente, outro trem, o "protótipo" da frota, está sendo montado na matriz da empresa, em Kingston, no Canadá. Nesse caso, os dois primeiros carros, que já estão em fase final de montagem, deverão iniciar período de testes dinâmicos na linha de testes da fábrica canadense em fevereiro do próximo ano.

Os primeiros carros produzidos no Brasil começarão a passar por testes estáticos no início de 2013. Já a composição inteira, com sete carros e capacidade para 1.000 pessoas, tem previsão de conclusão para abril do próximo ano.

A tecnologia empregada na fabricação do monotrilho se assemelha à utilizada na aeronáutica. Os carros têm peso aproximadamente 30% menor que de um trem convencional, e com desempenho equivalente. Para ter esse resultado, estão sendo utilizados materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, estrados de aço carbono e aplicação de "rebites" estruturais no fechamento da caixa ao invés de soldas.

No monotrilho, foram incorporadas inovações tecnológicas já presentes nos novos trens do Metrô, entre as quais se destacam a operação totalmente automática, passagem livre entre carros, ar-condicionado, câmeras de vigilância e baixo nível de ruído. Também estão contemplados itens de acessibilidade, como espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille e dispositivos de emergência de comunicação.
Monotrilho de alta capacidade

São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas.

O monotrilho é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes na atmosfera e é silencioso.

Com recursos de controle totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é muito mais seguro e confiável. Sob a via elevada está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população.

Metro SP

2012 foi o ano em que a CPTM saiu dos trilhos


Os passageiros que usam a Linha 11 - Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sofreram ontem, de novo, com a pane mais longa do ano. Um defeito na rede aérea de energia entre as estações Poá e Guaianazes (Zona Leste), que começou às 3h45 da madrugada, só foi resolvido 11 horas depois, às 15h. Os trens circularam por uma única via e a estação Guaianazes ficou lotada pela manhã. O sistema Paese (ônibus gratuitos) foi acionado.

O trecho Guaianazes-Estudantes atende cerca de 30% do total da linha 11 - Coral.

Este ano, desde o dia 4 de janeiro, foram 147 ocorrências somente nos trens da CPTM, segundo levantamento feito pelo “SPTV”. Já a companhia reconhece apenas 26 “ocorrências notáveis” - aquelas que causam mais de 20 minutos de paralisação ou quando é necessário implantar o Paese.

Em 2010, segundo dados oficiais da CPTM, houve 49 ocorrências e, em 2011, 42. Em abril, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia previsto um aumento para 51 casos em 2012.

No final de março, após diversas panes seguidas em menos de um mês, o governo anunciou investimentos na malha ferroviária e algumas estações têm ficado fechadas nos finais de semana para obras de melhoria.

Investimentos/A CPTM informou que está modernizando suas seis linhas, com a intensificação dos trabalhos aos finais de semana e feriados. Executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. No caso da Linha 11-Coral, as obras visam ampliar o serviço do Expresso Leste de Guaianazes até Suzano. Para tanto, as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano estão sendo reconstruídas, com previsão de conclusão até 2014. Os investimentos são da ordem de R$ 232,4 milhões.

 Diário de S. Paulo

11 de dezembro de 2012

Intervalo entre trens permanece longo entre Poá e Guainazes

Equipes de manutenção da CPTM trabalham no local. Defeito na rede elétrica durante a madrugada causou o problema.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou às 9h20 desta terça-feira (11) que equipes de manutenção trabalhavam no trecho entre Poá e Guaianazes, da Linha 11-Coral, mas ainda não havia previsão para que os serviços voltassem ao normal. Um defeito na rede elétrica  aumentou o intervalo dos trens desde a madrugada.

Às 9h, a situação era tranquila na estação de Poá, onde foi acionada a Operação Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). Ônibus levam os passageiros até a Estação Guainazes, de onde a circulação para a Luz continua normalmente.

De acordo com a CPTM, uma alternativa para quem sai de Mogi das Cruzes e Suzano é fazer a integração gratuita com a Linha 12, na Estação Calmon Viana, para então seguir até a região central de São Paulo.

G1

Falha dificulta a circulação na Linha 11-Coral da CPTM

Defeito na rede elétrica acontece entre as estações Poá e Guaianazes. Operação Paese foi acionada.

Um defeito na rede elétrica entre as estações Poá e Guaianazes dificulta a circulação dos trens  da manhã desta terça-feira (11) na Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desde o início da manhã. Por volta das 7h30, o problema não havia sido resolvido. A Operação Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionada.

De acordo com a CPTM, a falha, que aconteceu por volta das 3h35, faz com que as composições trafeguem por via única entre as duas estações e com maior intervalo e tempo de parada nas plataformas. Segundo o Bom Dia São Paulo, as plataformas ficaram cheias e havia filas para pegar os ônibus. 

Uma opção para chegar mais rápido até o Brás é a Linha 12 - Brás Calmon Viana. Equipes de manutenção da companhia atuam para restabelecer a operação.

G1

10 de dezembro de 2012

Metrô omite colisão entre trens em pátio de manutenção


No pátio de manutenção da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) no Jabaquara, parte dos vagões de dois trens está coberta por uma lona laranja. O plástico tenta esconder o resultado de um acidente ocorrido no sábado 1º, quando uma composição reformada se moveu sozinha e colidiu de frente com outro veículo que estava parado para revisão. Não houve feridos, mas a face dianteira e o interior do trem remodelado ficaram completamente destruídos.

O acidente na doca não deve representar problemas imediatos de segurança na linha azul do metrô, mas a omissão do episódio pela empresa desperta desconfianças. O caso se tornou público apenas na terça-feira 4, por pressão de uma denúncia do Sindicato dos Metroviários. E o episódio se junta a outro semelhante: a estatal escondeu por quatro meses a perda de mais de 15 mil caixas de seus documentos em um incêndio criminoso em julho. Só revelou o ocorrido no sábado, quando, coincidentemente, evitou passar informações sobre a colisão.

Este acidente envolve ainda outro aspecto polêmico. O trem responsável pelo choque foi reformado com outros veículos pelo consórcio Alstom/Siemens, o que levanta questionamentos sobre se há uma relação entre a colisão e as remodelações. Por enquanto, a Comissão Permanente de Segurança (Copese), composta por integrantes da manutenção, projeto e operação, investiga o caso e deve emitir um relatório entre 15 e 30 dias.

Até lá, a empresa não especula sobre as causas do acidente. “Não comento se a culpa foi da se modernização. Pode ser ou não, depende do relatório da Copese”, diz Milton Gioia, gerente de manutenção do Metrô, durante uma visita do deputado estadual Simão Pedro (PT) ao pátio no Jabaquara, na quarta-feira 5.

Não se sabe ainda o tamanho do prejuízo ou se há influência da reforma, mas o consórcio vencedor da licitação de remodelação entrou na mira do Ministério Público. Conforme CartaCapital divulgou em junho, o órgão instaurou inquérito para apurar os suspeitos contratos firmados pelo Metrô com as empresas responsáveis por este serviço. Em 2009, a estatal decidiu abrir concorrência para reformar 98 trens, alguns com mais de 30 anos de uso, ao custo total de 1,75 bilhão de reais. Na prática, o valor de cada composição reformada equivale a 86% do preço de um trem novo.

Embora o Metrô evite especulações, entre os técnicos da empresa, que pediram para não serem identificados, a tese mais defendida é que o problema deriva da reforma do sistema e dos trens. Segundo eles, o sistema possui três modos de emergência: o “homem morto”, alavanca e botão de emergência. A falha teria ocorrido no “homem morto”, que para imediatamente o trem caso o operador solte um dos controles.  No momento do acidente, um operador havia acabado de deixar a cabine do trem remodelado.

Trabalhadores que presenciaram o choque relatam que a composição atingiu cerca de 15 quilômetros por hora e quase atingiu um técnico de manutenção. “Se fosse durante a semana, haveria vítimas porque poderiam ter pessoas trabalhando embaixo do trem. Foi gravíssimo”, disse um funcionário da estatal que não quis se identificar.

O veículo estava em uma parte dos trilhos alimentada automaticamente por eletricidade, o que pode ter contribuído para o incidente, de acordo com os técnicos do Metrô. Quando o operador fechou a porta, o sistema teria entendido que a ordem era para acelerar. Caso estivesse nos trilhos das docas de manutenção, isso não seria possível, pois a energia no local é acionada manualmente.

Fonte: Carta Capital

MRS inicia seleção para cursos em Contagem (MG)


A MRS logística abriu inscrições para o processo seletivo de dois cursos de aprendizagem industrial na cidade de Contagem (MG). Os cursos são para as áreas de Caldeiraria e Instalação Elétrica Industrial. Os interessados devem, para ambos os cursos, cadastrar seus currículos no site www.mrs.com.br, no link “Envie seu currículo”, se candidatando para as vagas.

As inscrições para os processos seletivos já estão abertas e vão até o dia 14 de dezembro. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo ou estarem cursando e terem nascido entre 01/01/1990 e 01/11/1995.
Os processos seletivos para os cursos são compostos por quatro etapas: prova de português e matemática, dinâmicas de grupo, entrevistas e exames médicos.

Os cursos têm carga horária de 750 horas, vão de 23 de janeiro a 4 de dezembro de 2013 e os alunos que forem aprovados receberão uma bolsa auxílio de R$ 282,72.

O aluno que concluir o curso de instalação elétrica industrial poderá instalar e montar componentes e dispositivos eletroeletrônicos para acionamento de máquinas industriais em redes elétricas de baixa tensão, obedecendo a especificações de projeto elétrico, bem como normas técnicas de instalação elétrica de saúde, meio ambiente e de segurança no trabalho.

Já o que concluir o curso de caldeiraria estará apto a confeccionar, pré-montar, montar e reparar peças e equipamentos em chapas e perfilados de aço carbono, observando normas técnicas, de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Os cursos serão ministrados no Senai Alvimar Carneiro de Rezende, que fica na Via Sócrates Marianni Bitencourt, 711, Bairro Cinco, Contagem (MG).

Trem de Natal leva turistas de volta ao passado em Mogi das Cruzes, SP



O distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, recebeu na manhã deste domingo (9) o trem turístico vindo da Estação Luz, na capital. A composição da década de 60 levou os turistas da Estação Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até a antiga estação de trem de Sabaúna no chamado Trem de Natal, que, em 2012, está em sua quinta edição.
A viagem da composição turística começou por volta das 10h30. Para a maioria dos viajantes, a paisagem dos quase 10 quilômetros de percurso foi novidade. “É a primeira vez que vou”, contou o aposentado Antônio Barbosa da Silva. Durante o passeio, ele comparou as viagens de trens atuais com as realizadas antigamente. “Agora é mais rápido e tem mais conforto e segurança”.
O evento foi organizado pela Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF) e um dos integrantes, Fábio Barbosa, foi o guia turístico que explicou aos passageiros um pouco da história da ferrovia, como, por exemplo, que o trecho pertencia a Rede Ferroviária Federal.
Além de conhecer o passado da via, os turistas também puderam conhecer Dorival Sebastião, antigo funcionário da Central do Brasil, que foi caracterizado de chefe de estação. “Esta profissão não existe mais. Este passeio ajuda a resgatar o que tinha nos trens, relembrar o passado”, explicou.
No percurso, outros passageiros também se lembraram das antigas viagens de trem. “Meu pai era ferroviário, conhecia vários lugares e eu viajava junto”, contou a lavadeira Maria Aparecida de Campos, que descreveu emocionada o que sentiu. “Eu cheguei a fechar os olhos e sonhar, imaginar aquele tempo antigo. Muito lindo, foi meu presente de Natal”.
Em meio as lembranças e novidades, os passageiros também puderam degustar queijos e frutas da região ao som da Banda Supernova, que embalou a viagem. “A magia do Natal tomou conta do trem”, contou a advogada Sandra Regina Cipullo Issa, que estava acompanhada da família. “Meu neto de 4 anos foi quem mais incentivou a gente vir. Ele tem todos os tipos de trem que possa imaginar”, contou Sandra sobre a paixão do menino.
Ao desembarcarem, os turistas passearam pelo distrito e conheceram um pouco da história de Sabaúna que está relatada nas paredes da estação de trem com cartazes e fotos.
Com o aumento do movimento, também era possível encontrar comerciantes que aproveitaram o evento para faturar. “Eu vim de Itaquaquecetuba para expor aqui”, contou a culinarista Ana Clara de Moraes, que estava vendendo trufas, pães de mel e panetone.
Trem de NatalSegundo o diretor de comunicação da ANPF, Gilberto Rocha, o trem que levou os turistas até Sabaúna foi locado para este percurso no valor de mais de R$ 6 mil que foi pago com a arrecadação das passagens, R$ 72 reais cada, mais a ajuda de empresas parceiras.
O diretor ainda ressaltou que parte do que é arrecadado com o Trem de Natal é destinado para a compra de presentes para crianças carentes. “A gente distribui para entidades reconhecidas da cidade”, explicou Rocha. Além da ajuda, o diretor de comunicação ainda explicou que o passeio ajuda a manter viva a memória das vias da Central do Brasil.
Já a composição, Rocha contou que era usada na década de 60. Os dois vagões eram divididos entre a primeira classe e o que chamamos atualmente de classe econômica.
GalinhadaDepois da viagem de quase uma hora, os turistas foram aproveitar a famosa galinhada que é servida desde a primeira edição do Trem de Natal.
De acordo com o diretor financeiro da ANPF e cozinheiro, Gilberto Costa, para o preparo do prato foram usados 45 quilos de coxa e sobrecoxa de frango, 20 quilos de arroz, 4 quilos de pimentão, 5 quilos de cebola, 2 quilos de alho e sal. “A quantidade é para atender 150 pessoas”, explicou.
Costa ainda contou que esta é a média de pratos feitos nos passeios do Trem de Natal. “Além dos passageiros, tem as pessoas da comunidade que também compram o prato da galinhada”, contou.