ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de setembro de 2014

Espaço da estação ABC começa a ser definido

O local onde será construída a futura estação ABC da linha 10/Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deverá ser definido amanhã, em reunião entre representantes da Prefeitura de Santo André e da companhia.

"A CPTM já tem um projeto básico para a obra e já estamos em tratativas. Esta vai ser uma das maiores estações da Linha 10", destacou o prefeito, Carlos Grana (PT), durante visita às obras do Poupatempo, que será instalado no Atrium Shopping.

Apesar das negociações, ainda não há prazo para o início das obras da nova parada. "A prioridade é a modernização das estações Utinga e Prefeito Saladino", afirmou Grana, ao citar o projeto de reconstrução das paradas da CPTM na região - que deve ser iniciado somente no próximo ano.

Anunciada pelo governo do Estado no ano passado, a futura estação será próxima a antiga parada Pirelli, desativada em 2006 e que servia somente aos funcionários da multinacional italiana.

A estimativa da administração prefeitura é que as obras tenham custo de R$ 300 milhões.

A Estação ABC será uma das principais da linha. Além da ligação com o corredor de ônibus Guarará, a nova estação vai servir ainda de parada na região para o Trem Regional, projeto anunciado no ano passado pelo CPTM e que prevê a reativação do transporte de passageiros entre São Paulo e Santos e para o trem Expresso ABC.

A estação ABC ficará próxima ao Poupatempo de Santo André. As obras da central de serviços do Estado estarão finalizadas até o final deste mês.

"A cobertura será feita e o espaço será liberado para a instalação dos equipamentos pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). A expectativa é que o Poupatempo esteja em funcionamento no final do ano", avaliou Grana.

Com área de 3 mil metros quadrados no último piso do shopping, na Vila Homero Thon, o espaço deverá atender média de até 5 mil pessoas por dia.

Ainda de acordo com o prefeito, além do Poupatempo, a prefeitura estuda trazer para o centro de compras outros serviços públicos da cidade, como o Procon, que hoje funciona em um imóvel alugado na Vila Bastos.

Jornal Destak