Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de novembro de 2014

São Paulo tem falha em trens e greve de ônibus nesta quarta

Linhas 11-Coral e 12-Safira estão circulando com velocidade reduzida e composições lotadas. Motoristas devem cruzar os braços às 10h

Na manhã desta quarta-feira a região metropolitana de São Paulo sofre com problemas no transporte público. Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitana (CPTM) estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada em duas das linhas que concentram o maior número de usuários do sistema. E ainda hoje está prevista uma paralisação na circulação de ônibus. 

Uma falha em um trem na estação Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, prejudica a circulação das composições nas linhas 11- Coral e 12-Safira. Na linha Coral, a lentidão vai da estação de Guaianases a Luz.

Na Safira, os passageiros encontram dificuldades entre Calmon Viana e Brás. As plataformas da estação Guaianases estão lotadas. As linhas 2-Vermelha e 3-Verde, do Metrô, também circulam com velocidade reduzida devido a chuvas.

Ônibus – O sistema de transporte deve ser ainda mais afetado pela paralisação de ônibus prevista para interromper a circulação dos coletivos nos 32 terminais da cidade entre 10h e 12h. A principal reivindicação dos motoristas de coletivos é a criação de uma delegacia específica para investigar os ataques aos veículos e motoristas, uma comissão permanente entre sindicato e secretarias, além de um número de telefone específico para denúncias e flexibilização de itinerários em caso de risco de ataques. Os motoristas também querem reforço do efetivo após ações policiais em áreas de maior vulnerabilidade.

A Secretaria Municipal de Transportes informou que irá tomar todas as medidas na tentativa de diminuir os transtornos à população.

Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), desde o início deste ano foram incendiados 119 ônibus e outros 795 sofreram algum tipo de vandalismo. No ano passado, foram incendiados 65 coletivos e 1.216 vandalizados.

(Com Estadão Conteúdo)