Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de novembro de 2014

SP terá esquema especial de trânsito para Fórmula 1

Haverá ônibus expressos saindo de seis locais da cidade;
CPTM vai operar com intervalos menores nos trens da Linha 9-Esmeralda.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Secretaria Municipal de Transportes, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e a SPTrans prepararam uma operação especial de transporte para quem for assistir ao GP Brasil de Fórmula 1 neste final de semana.

O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Autódromo de Interlagos. Haverá ônibus expressos saindo de seis locais da cidade, intervalos menores nos trens da Linha 9-Esmeralda, e diversos bloqueios na região da corrida.

Serão montados bloqueios fixos na Avenida Interlagos, entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou. O acesso dos moradores ao longo das ruas com casas à direita da Avenida Interlagos (sentido Bairro) deverá ser feito pela Avenida Atlântica e Avenida do Rio Bonito.

Já os moradores com residências ao longo das ruas à esquerda da Avenida Interlagos e lado direito da Avenida do Jangadeiro (lado oposto ao Autódromo) deverão utilizar a Rua Miguel Yunes e a Ponte Vitorino Goulart da Silva.

A Avenida Interlagos, no trecho entre a Avenida João Paulo da Silva e a Praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao bairro. Assim, os ônibus das linhas que servem a região com destino ao Centro serão desviados no cruzamento da Avenida Senador Teotônio Vilela com a Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzales Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape, Avenida Jacinto Julio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos.

Os ônibus das linhas regulares que servem a região, com destino ao Centro, provenientes da Avenida Senador Teotônio Vilela, serão desviados à esquerda na Avenida do Jangadeiro, prosseguindo pela Avenida Interlagos em seu itinerário normal. Os demais veículos serão desviados na Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzáles Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape, Avenida Jacinto Júlio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos.

A pista da Avenida Interlagos, junto ao autódromo, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Rua Adib Casseb, terá a faixa da direita segregada para aumentar a segurança e capacidade de circulação de pedestres e será mantida a circulação dos ônibus municipais.

Será implantada mão única de direção na Avenida do Jangadeiro, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e Avenida Jacinto Júlio, na Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva, no sentido Centro.

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, estará bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.
No sábado, as Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva, e a Rua Miguel Yunes serão operacionalizadas com sentido duplo de circulação. A Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva manterão o sentido único também em direção ao Centro.

Já no domingo, logo após o início da corrida, haverá inversão da pista sentido Bairro da Avenida Interlagos, entre Praça Enzo Ferrari e Avenida das Nações Unidas, e implantação de sentido único de direção ao Centro em ambas as pistas da Avenida Nações Unidas, entre a Avenida Interlagos e Ponte Transamérica.

Caminhos Alternativos

Os veículos da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao Centro, poderão utilizar:

- Avenida Atlântica e Ponte do Socorro;
- Avenida Pres. João Goulart, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Ponte Vitorino Goulart da Silva;
- Avenida Aurélia Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva;

Já para os veículos que vem do Centro, com destino à Avenida Senador Teotônio Vilela:

- Ponte do Socorro e Avenida Atlântica;
- Ponte Vitorino Goulart da Silva, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Pres. João Goulart;
- Ponte Vitorino Goulart da Silva, Avenida Jair Ribeiro da Silva Avenida Gregório Bezerra, Avenida Lourenço Cabreira, Praça João Beiçola da Silva, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Avenida Aurélia Lopes Takano.

Cadastro de moradores

Os moradores do entorno do autódromo devem se cadastrar no posto da CET para poderem circular livremente local nos dias de bloqueio. Os moradores devem levar RG, comprovante de endereço e documento original do veículo na Praça Enzo Ferrari (em frente ao portão A do autódromo). Na quinta quinta-feira (6) e na sexta (7), o posto funciona das 10h00 às 20h00.

CPTM tem operação especial na Linha 9-Esmeralda

A Linha 9-Esmeralda, que tem duas estações próximas ao Autódromo de Interlagos, vai operar com intervalos menores entre os trens no domingo (9). No período da manhã, até às 14h30, e das 16h até às 18h, os trens circularão com intervalos médios de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú. No período da tarde, haverá trens vazios a partir da estação Autódromo, para atender o aumento de demanda esperado no fim da corrida.

Na sexta-feira, os trens circulam com intervalos de 4 minutos (nos horários de pico) e 7 minutos (nos demais horários). No sábado, o intervalo é de 7 minutos, em média.

A Estação Autódromo fica a 600 metros do portão de acesso ao Setor G do Autódromo de Interlagos, e o trajeto pode ser feito a pé. Já a Estação Jurubatuba fica a aproximadamente 3,5 km do portão A do Autódromo. No local, haverá ônibus expressos até os portões do Autódromo.

Ônibus expressos

A SPTrans vai oferecer linhas especiais, o chamado Expresso SPTrans F1, em seis locais para quem for ao evento. O valor será de R$ 30,00 (ida e volta) ou R$ 20,00 (somente ida ou volta) por dia. O bilhete poderá ser adquirido em qualquer ponto de embarque.

Os ônibus vão funcionar das 6h às 13h, na ida, e das 15h às 17h na volta. Confira os locais onde o usuário pode pegar os ônibus:

Shopping SP Market (Avenida das Nações Unidas, 22.540);
Metrô Jabaquara;
Shopping Interlagos (Avenida Interlagos, 2.225);
Aeroporto de Congonhas;
Praça da República;
Estação Trianon/Masp do Metrô (Rua Peixoto Gomide com Avenida Paulista);

Na saída do evento, os ônibus expressos estarão no entorno do Autódromo:

Expresso República (com destino ao Shopping Interlagos, Congonhas, Jabaquara e Metrô República);
- Avenida Interlagos, junto ao Autódromo (próximo à Avenida Rio Bonito);
- Avenida Feliciano Correia, próximo ao Portão G;

Expresso Jabaquara (com destino ao Metrô Jabaquara):

- Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
- Avenida Rio Bonito x Rua Antônio Batista da Silva Sandoval.
Expresso Shopping SP Market (Estação Jurubatuba -CPTM) :
- Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
- Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, próximo à Avenida Interlagos.

Pessoas com deficiência contarão, no mesmo local dos ônibus expressos, transporte gratuito por meio das vans do serviço ATENDE.

Bolsões para ônibus fretados

Quem for em grupos com ônibus fretados deve se cadastrar no site da SPTrans até às 18h de quinta-feira. Os ônibus poderão ser estacionados nos seguinte locais:

Dia 07 de novembro:

- Rua Mahatma Gandhi;
- Avenida José Carlos Pace, entre a Rua Carlos Luís da Silva e a Rua Norman Prochet;
- Avenida Luís Romero Sanson;
- Praça Natividade Simões de França.

Dias 08 e 09 de novembro:

- Avenida do Rio Bonito, entre as avenidas Interlagos e Danton Jobim;
- Rua Mahatma Gandhi;
- Rua Tchecoslováquia;
- Rua Silvio Sciumbata;
- Avenida José Carlos Pace. entre as ruas Carlos Luís da Silva e Norman Prochet;
- Avenida Luís Romero Sanson;
- Praça Natividade Simões de França;
- Avenida Berta Waitmann;
- Rua Norman Prochet;
- Rua Nova Odessa;
- Rua Raul Tabajara;
- Rua Catanumi;
- Rua Djalma Pessolato;
- Rua Plínio Schmidt;
- Rua Belarmino Cardoso de Andrade;
- Rua Aníbal dos Anjos;
- Rua Quinto Luis Colato;
- Rua Rafael Sorrentino;
- Rua Joaquim Teles de Mattos;
- Rua Paranápolis.

Bolsões para Táxi

Haverá táxi em duas áreas de embarque:

Bolsão A: Avenida Interlagos, entre a Praça Enzo Ferrari e a Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval;
Bolsão B: Avenida Jacinto Júlio, entre a Rua Feliciano Correia e a Avenida Rubens Montanaro de Borba.

Estacionamento para veículos de passeio

A recomendação é que os carros sejam estacionados em shoppings com linha circular expressa de ônibus para o Autódromo:
Shopping SP Market: Avenida das Nações Unidas n° 22.540;
Shopping Interlagos : Avenida Interlagos n° 2.225;

Ciclofaixa de lazer Guarapiranga

Todo o percurso da Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga, que soma 11,2 km, será desativado neste domingo (09/11).

G1