ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de junho de 2014

Passageiro agredido em estação de metrô será indenizado

A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça paulista condenou a Companhia do Metropolitano de São Paulo a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 41.500 a um passageiro.

O autor relatou que, após discussão com três agentes de segurança sobre um bilhete de acesso ao metrô, foi agredido fisicamente por eles, recebendo golpes nos braços, costas, abdome e face, o que teria ocasionado perda permanente da vista direita, entre outras lesões.

O relator James Alberto Siano entendeu que a conduta dos funcionários da empresa é injustificável. “Se é fato que o autor utilizara-se de bilhete inadequado para atravessar a catraca de acesso ao metrô, haveria outras formas de abordá-lo e fazer com que ele pagasse pela sua passagem”, anotou em seu voto.

O desembargador João Francisco Moreira Viegas e o juiz substituto em 2º grau Edson Luiz de Queiróz também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator.

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / arquivo (foto ilustrativa)
imprensatj@tjsp.jus.br

Nesta terça-feira, Expresso da Copa começa às 9h30 para o jogo Argentina x Suíça

O Expresso da Copa, da CPTM, volta a operar nesta terça-feira, 1º de julho, a partir das 9h30, para atender aos torcedores do jogo Argentina x Suíça, na Arena Corinthians.

O Expresso da Copa sai da Estação da Luz com destino à estação Corinthians-Itaquera, sem paradas intermediarias. O embarque é feito pela plataforma 4 e o trajeto é percorrido em 19 minutos.

O serviço é indicado aos torcedores que possuem ingressos para a entrada LESTE do estádio em Itaquera. Os torcedores com ingressos para a entrada OESTE devem utilizar a Linha 3-Vermelha, do Metrô, e descer na estação Artur Alvim.

Para a volta dos torcedores, a CPTM disponibiliza trens partindo vazios da Estação Corinthians-Itaquera, por um período de duas horas após o fim do jogo, com paradas nas estações Tatuapé e Brás.

Para evitar filas na ida e na volta, a CPTM recomenda a compra antecipada dos bilhetes.

Outras informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Usuário [0800-0550121], que atende 24h.

Metrô terá esquema especial hoje (1º de julho), dia de jogo na Arena Corinthians

Nesta terça-feira, 1º de julho, o Metrô adotará esquema especial de operação para atender os usuários e torcedores que comparecerão à Arena Corinthians para prestigiar a partida entre as seleções da Argentina e Suíça, marcada para 13 horas. Para facilitar o deslocamento dos usuários, o sistema metroviário contará com frota máxima de trens em circulação nas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) durante toda a manhã e período da tarde.

Já na Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, a oferta de trens será dimensionada de acordo com a demanda. As equipes de atendimento serão reforçadas para orientar usuários.

Para evitar filas na ida e na volta, o Metrô recomenda a compra antecipada de bilhetes.

Na chegada, os torcedores que possuem ingressos para a ENTRADA OESTE do estádio deverão optar por utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô e desembarcar na estação Arthur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio. Já os torcedores com ingressos para a ENTRADA LESTE do estádio deverão utilizar o Expresso da Copa da CPTM, que sairá da plataforma 4 da estação da Luz (Linha 11-Coral) com destino à estação Corinthians-Itaquera, também a 1 km do estádio.

Para agilizar a saída dos torcedores, o Metrô irá disponibilizar 50 ônibus na estação Artur Alvim, que levarão os usuários até a estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha.

Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30. 

Estudos do trem Sorocaba-SP estão parados e sem previsão de retomada

Sequer há prazo para o início do funcionamento do trem, anunciada para 2016 e depois para 2019

 A CPTM prevê a parada do trem em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final, em SP

 Há mais de seis meses estão parados todos os trâmites para instalar a linha de Sorocaba a São Paulo do trem regional que transportará os passageiros entre as duas cidades em viagens planejadas para durarem menos de uma hora.

 Agora sequer há previsão para o início do funcionamento do trem, que inicialmente foi anunciada para 2016 e depois adiada para 2019. Também deixa de ser divulgado quando serão retomados os estudos para instalar a linha férrea de passageiros Sorocaba-São Paulo. A única garantia é que tais projetos deixarão de ser avaliados neste ano, já que os estudos deste trecho serão retomados após a conclusão da linha que está sendo considerada prioritária e atende o tronco São Paulo a Campinas, segundo divulga o próprio governo do Estado.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e responsável pelos estudos para a instalação do trem, no momento depende do trabalho de outra pasta do governo estadual, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. E é nesta segunda Secretaria que está o Conselho Gestor das Parcerias Públicas Privadas (PPPs), que avalia a viabilidade da proposta apresentada pelo setor privado. Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Conselho Gestor das PPPs trabalha para que seja feita a licitação da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana até o final do ano. Após essa licitação é que iniciará a avaliação de outros quatro trechos, entre eles o de Sorocaba, mas deixa de prever uma data aproximada para iniciar a análise da proposta da linha de Sorocaba, já que existem outros trechos que também dependem de estudos.

O projeto funcional da linha Sorocaba-São Paulo foi concluído ainda em 2012, segundo informou a CPTM durante reunião em Sorocaba no final daquele mesmo ano. Na ocasião foi informado que faltavam os projetos básico e o executivo, que seriam os próximos que precisavam ser contratados. A CPTM explica que naquela mesma época foi apresentada uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) ao Governo Estadual, pelas empresas BTG Pactual e EDLP Estação da Luz Participações.

A MIP, que depende da avaliação do Conselho Gestor das PPPs, propõe a construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante para a operação de uma rede integrada de linhas de trens de 416 km, abrangendo as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, que se conectará a uma estação no centro da cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o Conselho Gestor das PPPs concluiu que há viabilidade para a construção da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana e trabalha para que a licitação do trecho seja feita até o fim do ano.

 Conheça a promessa

 A CPTM prevê a parada do trem Sorocaba-São Paulo em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final na cidade de São Paulo será a estação Água Branca. Partirá de Sorocaba margeando as proximidades da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e chegará em São Paulo ladeando a rodovia Castelo Branco (SP-280). O intervalo das partidas está previsto para ocorrer a cada 15 minutos e objetivo é que a passagem do trem custe menos do que o valor gasto com o deslocamento com o carro e ainda seja competitivo com o valor do ônibus. A estimativa é de 54 viagens ao dia entre os dois destinos. Inicialmente foi anunciado que a composição gastaria 40 minutos entre Sorocaba e São Paulo, mas depois esse tempo foi elevado para 51 minutos.

Na estação Água Branca, na região da Lapa, zona oeste da Capital, atualmente passam os trens que atendem a linha 7-Rubi da CPTM. Na mesma Água Branca há projetos para ser integrada a futura linha do trem regional para Jundiaí, além da também planejada linha 6-Laranja do Metrô. Há estudos para que aquela mesma estação seja ponto de partida do futuro trem regional São Paulo-Santos. A estação Água Branca fica a dez quilômetros da praça da Sé, a 18 km do Aeroporto de Congonhas e 33 km do Aeroporto de Guarulhos.

 Metrô de superfície

 

Outro projeto discutido para Sorocaba é o metrô de superfície (que pode ser um Veículo Leve sobre Trilhos - VLT). Segundo o estudo da Urbes - Trânsito e Transportes, o projeto do Trem Regional, que ligaria Sorocaba a São Paulo, e do Contorno Ferroviário, possibilitam a implantação de um VLT, aproveitando o leito ferroviário existente. Esse tipo de transporte seria no trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que parte de um ponto próximo ao rio Sorocaba e vai até Iperó.

Leandro Nogueira

leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Obras da Linha 6-Laranja começam em 40 dias

O trecho do Metrô ligará Brasilândia a São Joaquim e fará interligação com as linhas 7 e 8 da CPTM

 Por: Diário SP Online

 As obras da Linha 6-Laranja, ligação entre Brasilândia e São Joaquim, devem começar em 40 dias, segundo o jornal “A Gazeta da Zona Norte”.

 A linha deve ser entregue em 2020, mas segundo promessas do governador Geraldo Alckmin, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, um trecho inicial pode operar em 2018, da Zona Norte até a Água Branca.

 A futura Linha Laranja terá interligação com as linhas 7 e 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com a Linha 4-Amarela do Metrô. O percurso terá um total de 15,5 quilômetros,  15 estações e deve atender cerca de 634 mil passageiros diariamente.

 A nova linha é uma Parceria Público Privada (PPP) com a Move São Paulo, que venceu a licitação, e é formada pela TransPort, Queiroz Galvão, UTC e um fundo de investimentos. 50 % dos gastos e a compra dos trens ficará sob responsabilidade da empresa. Os outros 50 % e as desapropriações serão custeadas pelo governo. O contrato firmado é válido por 25 anos, sendo seis deles de implantação.

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Gate retira explosivos de pilastra do monotrilho

Artefatos foram retirados com segurança

 Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) retirou um explosivo de uma pilastra do monotrilho, em Sapopemba, zona leste de São Paulo. O grupo foi acionado por volta das 05h da manhã do último sábado (29) e foi encaminhado para a construção do monotrilho na Avenida Sapopemba, altura do número 10226.

De acordo com o Gate os explosivos foram retirados com segurança pela equipe e não houve complicações.

Não há informações sobre potenciais suspeitos que tenham deixado as bombas no local.

 Fonte: Band

27 de junho de 2014

Governo 'apresenta' monotrilho, mas sem data de entrega

Secretaria prevê conclusão do primeiro trecho até o começo de julho

O Metrô e o governo do Estado de São Paulo estão espalhando cartazes publicitários pelos relógios de rua da capital paulista para anunciar que o primeiro monotrilho da cidade, na inha 15-Prata, "está chegando". Isso, apesar de a empresa, que é controlada pelo Estado, não ter sequer a data confirmada para a abertura do trecho inicial da linha 15, na Vila Prudente, na zona leste.

A entrega desse ramal foi adiada diversas vezes pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos ao longo do primeiro semestre de 2014. A última previsão, anunciada na semana passada pelo administrador da pasta, Jurandir Fernandes, é que a entrega ocorra no início de julho, perto da data limite (dia 4 de julho) para que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) possa participar de inaugurações de obras públicas. Depois disso, ele fica impedido pela lei eleitoral, pois será candidato à reeleição, a tomar parte desse tipo de cerimônia.

Nesta sexta-feira (27), a reportagem encontrou seis relógios de rua com a propaganda, em vias das zona oeste e norte. O material traz uma foto do trem com a inscrição "O monotrilho está chegando". A publicidade tem os logotipos do Metrô e do governo do Estado.

Em dezembro do ano passado, a gestão Alckmin havia prometido o trecho inicial do monotrilho funcionando em março de 2014, o que não se concretizou. Ao longo do tempo, o secretário Jurandir Fernandes alegou diferentes motivos para os sucessivos atrasos.

Primeiramente, afirmou que a empresa canadense Bombardier, responsável por fabricar os trens que circularão na linha, demorava para fazer os testes. Na semana passada, no entanto, ele disse que operários grevistas da obra impediram técnicos da multinacional de realizar os testes nos veículos.

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A assessoria de imprensa do Metrô foi procurada e respondeu por telefone apenas que a obra deve ficar para julho, sem informar o dia exato. Nos últimos dias, vários testes com os trens do monotrilho têm sido feitos na linha 15, alguns com sacos de areia, para deixá-los mais pesado, simulando a lotação por passageiros.

Em obras desde 2010, o primeiro trecho do monotrilho já foi prometido para 2012 e, depois, 2013. Esse ramal terá 2,9 km de extensão e apenas duas estações: Vila Prudente, com conexão com a linha 2-Verde do Metrô, e Oratório, num trecho elevado sobre a avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello.

A obra prevê mais 16 estações até a região de Cidade Tiradentes. Quando a linha estiver completa, com 26,6 km de extensão, terá custado R$ 6,4 bilhões aos cofres públicos. A previsão é que o trecho final da obra esteja pronto em 2016.

R7

26 de junho de 2014

Problemas em trem provoca atrasos e filas na Linha 11 da CPTM

A falha em um trem provocou atrasos e filas na noite desta quinta-feira (26) na Linha 11-Coral da CPTM. O ramal é o mesmo em que funciona o Expresso da Copa, mas segundo a empresa, o problema afetou sentido oposto ao lado dos torcedores que deixavam o estádio do Itaquera, na zona leste de São Paulo

A falha ocorreu por volta das 17h20 em uma composição que estava na Luz. Ela foi recolhida e substituída, mas as outras composições que seguiam da Luz para o Brás tiveram que circular com menor velocidade e maior tempo de parada, o que provocou grande acúmulo de pessoas nas plataformas.

A redução da velocidade dos trens demorou cerca de uma hora, sendo normalizada apenas por volta das 18h20. Durante o período do problema, a CPTM chegou a controlar o fluxo de pessoas , com o bloqueio de catracas, como forma de manter a segurança.

Por volta das 20h40, o movimento já era mais tranquilo.

Após falha em trem, usuários enfrentaram filas e atrasos na estação Luz, Linha 11-Coral da CPTM

Folha de SP

Em três jogos, 70 furtos de ingressos são registrados no Itaquerão

Durante os três primeiros jogos do Mundial realizados na Arena Corinthians, em São Paulo, cerca de 70 furtos de ingressos foram registrados pela delegacia instalada no prédio da Fatec, ao lado do estádio. A maioria dos casos aconteceram no metrô, no entorno do estádio e até mesmo dentro do perímetro da Fifa, tanto com estrangeiros como com brasileiros.

Nos jogos entre Uruguai e Inglaterra (no dia 19) e Chile e Holanda (no dia 23), a reportagem ouviu relatos de torcedores dessas seleções, além de brasileiros. Mesmo aqueles que apresentaram foto do ingresso nominal, RG e Boletim de Ocorrência, comprovando ter comprado o bilhete, não tiveram seus ingressos reimpressos pela entidade.

Já no primeiro jogo do Mundial, entre Brasil e Croácia, quando os torcedores apresentaram B.O, conseguiram reimprimir seu ingresso na base da Fifa.

No jogo entre Uruguai e Inglaterra, um casal uruguaio, que não quis se identificar, foi roubado ainda na estação de metrô. Os ingressos foram retirados da mochila quando o rapaz foi puxado pelo ombro. Os dois chegaram a ir para a delegacia e abrir ocorrência, mas acabaram assistindo, aflitos, a entrada da celeste pela televisão.

No terceiro jogo em São Paulo, a cena se repetiu: diversos torcedores furtados chegavam para tentar, sem sucesso, reimprimir o ingresso para assistir a partida. Só que dessa vez, o número de furtos foi menor: 10. Na partida entre Uruguai e Inglaterra foram 20 ocorrências e no jogo da abertura, 40.

"A Fifa não nos deu nenhuma justificativa do motivo de não reimprimirem mais os ingressos para os torcedores", diz o delegado Igor Vilhora.

O chileno Carlos Baeza Leiva teve seu ingresso furtado dentro do perímetro da Fifa. Depois de já ter apresentado o ingresso duas vezes, Baeza o guardou no bolso e quando foi solicitado que o apresentasse pela terceira vez deu-se conta que não estava mais com o bilhete. "Assisti ao jogo entre Chile e Espanha no Maracanã e não precisei ficar mostrando os ingressos tantas vezes", desabafa.

Nos dois últimos jogos, para chegar até a Arena Corinthians, os torcedores passavam por dois bloqueios antes das catracas. Os voluntários pedem em português, espanhol e inglês em um megafone que os torcedores fiquem com os ingressos em mãos.

Além disso, placas no percurso também solicitam que os torcedores se preparem para mostrar o bilhete nas barreiras. E é neste momento em que, geralmente, os furtos acontecem, pois os bilhetes do Mundial têm um papel diferenciado que não pode ser dobrado ou amassado.

"Já pedimos para que a Fifa mude a forma de mostrar o ingresso na entrada do estádio, mas eles não nos responderam", conta o delegado Vilhora.

O holandês Ronald van der Meer vem acompanhando todos os jogos de seu país no Mundial. E acabou não podendo assistir a vitória da equipe sobre o Chile por 2 a 0, pois o ingresso foi furtado do seu bolso no metrô. Junto do ingresso estava seu celular, que não foi levado. "Eu ficava conferindo a todo hora para ver se o tudo estava no bolso. Na última vez que senti, só tinha o celular", conta.

"Hoje ninguém quer saber de celular. O ingresso é muito mais valioso", brinca o torcedor brasileiro Leandro Júlio, que também foi furtado antes mesmo de chegar na primeira barreira.

A história de Ademilson Silva e sua filha Luana teve um final feliz. Ele ganhou os ingressos para a partida de presente e quando chegavam ao estádio perceberam que os ingressos não estavam mais com eles. "Os bilhetes caíram no metrô e não percebemos. Chegamos aqui na Central de Ingressos da Fifa para tentar bloqueá-los e os turistas que os encontraram no metrô devolveram", explica.

OUTRO LADO

A assessoria da Fifa disse que a entidade deixou de reimprimir os bilhetes para os torcedores furtados para evitar confusões e porque houve casos de pessoas agitando de má fé para ter outro ingresso.

A entidade ainda respondeu que a área de bloqueio é de responsabilidade da cidade sede e o que importa é a hora de passar na catraca.

A única possibilidade, de acordo com cada caso, de ter o ingresso reimpresso é se o furto ocorreu a no mínimo um dia antes da partida. Para isso, o torcedor deve procurar o centro de ingressos no Ibirapuera.

ILEGAL

Os ingressos são vendidos por aproximadamente U$ 800 dólares nos entornos do estádio. A reportagem presenciou a prisão de um cambista francês que estava com 15 ingressos para a partida entre Chile e Holanda. O material foi apreendido.

"Caso seja constatada qualquer irregularidade no ingresso [falsificação ou roubo], a consequência será a impossibilidade do acesso do torcedor aos estádios e a inutilização do ingresso", afirma o advogado especialista em propriedade intelectual e entretenimento André Giacchetta.

De acordo com as regras da Copa, a Fifa não é obrigada a substituir quaisquer ingressos, independente do motivo. Além disso, o B.O não é suficiente para demonstrar a compra do ingresso, o torcedor deverá apresentar outros documentos que comprovem a aquisição.

Folhapress

BNDES assina contrato de financiamento para linha 6-Laranja do Metrô

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) autorizou convênio no valor total de R$ 4,7 bilhões para financiar o início das obras da linha 6 do metrô de São Paulo. 

O contrato foi assinado nesta quinta-feira (26) com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, Fernando Haddad. A primeira parte do financiamento será de R$ 1,7 bilhão.

 Os recursos contratados fazem parte de operação aprovada pelo BNDES em abril deste ano. O valor será destinado à implantação da Linha 6-Laranja do metrô paulistano, no trecho entre as estações Brasilândia e São Joaquim. A estimativa é que a nova linha atenda 633,3 mil passageiros por dia útil, tendo prazo de seis anos para ficar pronta. 

A nova linha terá extensão operacional de 13,3 km, 15 estações, um pátio de manutenção e estacionamento para 20 trens.

De acordo com o governo de São Paulo, responsável pelos metrôs e trens, a Linha 6 deve beneficiar, no geral, 605,4 mil habitantes e 616,4 mil trabalhadores que atuam na região Central e nas zonas Oeste e Noroeste da capital, onde se destacam os distritos de Brasilândia, Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade.

 “De 2003 até hoje, o Banco já contratou com o Estado de São Paulo cerca de R$ 10 bilhões em projetos de mobilidade urbana para a região metropolitana”, destacou o presidente Luciano Coutinho durante a cerimônia, que aconteceu na sede da prefeitura de São Paulo. 

Ele informou ainda que o Banco tem em carteira outros projetos de mobilidade urbana para a região no valor aproximado de R$ 13 bilhões.

 Com informações do BNDES.

Fonte: Jornal GGN

Governo confirma vinda do metrô para Taboão da Serra mas não fala em prazos

Metrô linha amarela pretende expandir até Taboão da Serra

 Quem anda atento na região central de Taboão da Serra percebe a presença de máquinas que fazem perfurações no solo. Os equipamentos que parecem caixas grandes já mudaram de posição algumas vezes e fazem parte do estudo de solo que o metrô realiza visando a  expansão da Linha 4 - Amarela do metrô até Taboão da Serra. 

A chegada do metrô na cidade foi anunciada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin nas emissoras de televisão. É fato que não há como precisar prazo de chegada e operação do metrô na cidade, mas agora é oficial a posição do governo, que deve ampliar a propaganda em torno da vinda do metrô para Taboão. 

A previsão é de que a estação do metrô de Taboão seja instalada na região do Extra. Nos próximos dias representantes do metrô virão a Taboão para dar mais informações do projeto.

 Segundo a assessoria de imprensa do metrô o projeto inicial assim como o processo as investigações geotécnicas, topografia e cadastramento de redes públicas para subsidiar os projetos de arquitetura e obras civis estão sendo realizados. Essa etapa também não tem previsão de término, mas, até os céticos não podem negar a presença dos equipamentos na cidade. 

Mesmo com atraso a expectativa em torno da vinda do metrô para Taboão da Serra é imensa. Moradores de toda a região que utilizam o transporte público aguardam com a ansiedade a concretização da promessa. Enquanto isso o mercado imobiliário já faz propagandas e vende a notícia para atrair clientes.

 De acordo com o metrô o projeto funcional da fase 3 da Linha Amarela trecho Vila Sônia – Largo do Taboão, foi concluído em dezembro de 2013. Nesta fase foi constituída a primeira etapa para a definição do traçado da expansão dessa linha metroviária.

 A assessoria disse que esse projeto tem como objetivo beneficiar grande parte da população que precisa deslocar do bairro ao centro. Ainda de acordo com o metrô, os estudos preliminares desse projeto definiram que haverá mais duas estações após Vila Sônia sendo elas Chácara Jóquei e Largo do Taboão somando aproximadamente mais 2,3 quilômetros de extensão.

 A extensão ligará o bairro Vila Sônia por intermédio da Avenida Francisco Morato até o Largo do Taboão, próximo à divisa com o município de São Paulo. 

 O metrô de São Paulo tem 75,5 quilômetros de extensão. De acordo com o governo existem outros 57 km em obras. A gestão Geraldo Alckmin só conseguiu entregar 6 dos 30 km de linha prometidos em 2011. A previsão é que, até o final deste ano, apenas mais 10 km sejam entregues. 

 Por Sandra Pereira e Adriana Monteiro | 26/06/2014

Fonte: Jornal na Net

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Rapaz é flagrado viajando no teto de trem em Mogi das Cruzes

Jovem de 22 anos foi surpreendido por seguranças na Estação Estudantes.

Ele iniciou viagem em Poá e se disse arrependido.

 Um jovem de 22 anos foi flagrado “surfando” um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na noite de quarta-feira (25), em Mogi das Cruzes. Ele viajava no teto de uma composição quando foi descoberto por seguranças da estação Estudantes.

 Um boletim de ocorrência de natureza não criminal foi registrado no 1º Distrito Policial. Segundo o documento, o rapaz, que trabalha como ajudante, declarou aos funcionários que havia entrado na estação de Poá e viajado escondido no teto de um trem até Calmon Viana. Ali, ele desceu da composição, entrou no trem e viajou embarcado até a estação Mogi das Cruzes. Lá, o rapaz desceu novamente e mais uma vez subiu no teto do trem até chegar a Estudantes e ser surpreendido às 22h50.

 Levado à delegacia, o rapaz se disse arrependido. Segundo a Polícia Civil, ele aparentava ter plena capacidade de seus atos.

 Como o serviço de transporte não foi prejudicado e nenhum equipamento foi danificado, o jovem foi liberado. Ele também não se feriu na aventura.

 Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

 

Metrô começa a instalar câmeras dentro de cabines de trens

Operadores acusam empresa de tentar intimidá-los, após greve da categoria em São Paulo

 O metrô de São Paulo começou a instalar câmeras dentro das cabines de trens, levando à insatisfação dos operadores. Eles acusam a empresa de tentar intimidá-los, depois da greve da categoria que durou cinco dias, encerrada no início do mês. Ao menos duas composições já ganharam os aparelhos, ambas da frota H, que circula na Linha 3-Vermelha.

 De acordo com operadores de trens daquele ramal, as câmeras foram instaladas há cerca de três semanas. “O mais grave é que essa câmera já existia no trem e focalizava o espaço reservado para cadeirantes no primeiro salão de passageiros, mas agora a colocaram dentro da cabine”, disse um empregado que não quis ser identificado, temendo retaliações do Metrô.

 Esse profissional relatou ainda que boatos de que a empresa, controlada pelo governo do Estado, planejava instalar câmeras nas cabines já circulavam antes da paralisação - que terminou com 42 demitidos. “Até que ponto a greve acelerou essa intenção, já não sei.”

Pouco antes de a paralisação ter início, em maio, funcionários que comandam trens chegaram a usar os microfones instalados nas cabines para informar os passageiros do risco de greve. O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, condenou a atitude na época.

 Por meio de nota, o Metrô informou que tem feito “testes com câmeras de monitoramento nas cabines de alguns trens, com o objetivo melhorar a capacidade de análise e esclarecimento das ocorrências técnicas registradas durante a operação do sistema”. Nesse sentido, um dos operadores ouvidos pela reportagem afirmou que os trens possuem uma “caixa-preta”, onde se registram todas as ações.

 Segundo o Metrô, “a tecnologia de monitoramento, comum na atualidade e já utilizada em outros modais de transporte e outras redes metroferroviárias, busca a melhoria contínua dos processos, procedimentos, equipamentos e sistemas”. A empresa foi questionada, mas não informou quantas câmeras já foram instaladas nos trens.

 Alckmin. Em encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), na terça-feira, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) pediu que as demissões dos metroviários grevistas fosse reconsiderada, mas isso foi negado. “Colocaram a questão do Metrô e não vai haver reintegração de nenhum dos demitidos”, disse Alckmin nesta quarta, em evento no Palácio dos Bandeirantes.

 Fonte: Estadão

Por Caio do Valle e Fabiana Cambricoli

Estudante diz ter sido agredida por segurança de metrô de SP

Uma estudante de 24 anos diz ter sido agredida por um segurança do metrô de São Paulo na manhã da última terça-feira (24). Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a garota no chão, com o rosto ensanguentado, e um segurança sendo afastado do local aos gritos de "desgraçado."

O caso, que foi registrado pela Polícia Civil, ocorreu na estação Butantã, da linha 4-amarela. O ramal é administrado por uma empresa privada, a ViaQuatro.

 A estudante relatou à polícia que havia colocado crédito em seu Bilhete Único em uma máquina de autoatendimento da estação. No entanto, quando tentou passar pela catraca, a máquina informou que não havia créditos no bilhete.

 A passageira argumentou com um segurança da estação, dizendo que havia algum erro. Segundo o relato, o vigilante pediu para ela procurar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

 A estudante, então, passou pela catraca sem pagar a tarifa. Na versão dela, a estudante foi perseguida e agredida no rosto por um segurança.

 No vídeo divulgado no Facebook, a mulher aparece no chão, com o rosto ensanguentado. Ela foi socorrida por passageiros e seguranças da própria estação. Ainda segundo a versão da jovem, ela foi levada a um hospital e em seguida liberada.

 A reportagem entrou em contato com a irmã da estudante. Ela confirmou a agressão, mas não quis dar entrevistas. O nome da estudante foi preservado a pedido da família.

 VÍDEO

 ASSISTA O VÍDEO

 As imagens do vídeo foram gravadas pela assistente de vendas Mayara Lúcia, 22. "Vi o segurança batendo nela. Ele estava muito exaltado e teve que ser retirado pelos colegas."

 À polícia seguranças afirmaram que tentaram deter a jovem após ela passar pela catraca sem pagar. Eles disseram que a estudante tentou agredi-los. O relato não diz, no entanto, se eles ficaram feridos.

 O caso foi registrado em uma delegacia do Butantã. Em nota, a ViaQuatro, empresa que administra a linha, informa está apurando o episódio.

 "Caso fique comprovado que houve excesso na conduta de funcionários da estação, a concessionária agirá com rigor, uma vez que condena qualquer tipo de comportamento inadequado no atendimento aos seus clientes", diz a nota.

 A Polícia Militar relatou no boletim de ocorrência que com a garota foi encontrada uma porção de maconha. A quantidade não foi divulgada.

 A pessoa indicada pela família da garota para falar com a imprensa alega que, mesmo que a droga tenha sido encontrada com a garota, a agressão sofrida não seria justificada.

LEANDRO MACHADO

DE SÃO PAULO

Folha de São Paulo

 

 

Metrô terá esquema especial na quinta-feira, dia de jogo na Arena Corinthians

Na próxima quinta-feira (26), o Metrô adotará esquema especial de operação para atender os usuários e torcedores que comparecerão à Arena Corinthians para prestigiar a partida entre as seleções da Coreia do Sul e Bélgica, marcada para às 17 horas.

 No período da tarde, a partir das 14 horas, para facilitar o deslocamento dos usuários, o sistema metroviário contará com frota máxima de trens em circulação nas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze).

 A concessionária ViaQuatro, que opera a Linha  4-Amarela, informa que a oferta  de trens nesse dia será dimensionada conforme a demanda. A equipe de atendimento será reforçada para orientar usuários.    

 Para evitar filas na ida e na volta, o Metrô recomenda a compra antecipada de bilhetes. Vale lembrar também que os torcedores que possuem ingressos para a ENTRADA OESTE do estádio devem optar por utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô e desembarcar na estação Arthur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio. Já os torcedores com ingressos para a ENTRADA LESTE do estádio deverão utilizar o Expresso da Copa, da CPTM, que sairá da plataforma 4 da estação da Luz (Linha 11-Coral) com destino à estação Corinthians-Itaquera, também a cerca de 1 km do estádio.    

CPTM inicia operação do Expresso da Copa às 13h para o jogo #KOR x #BEL

Nesta quinta-feira, 26, o serviço Expresso da Copa terá início às 13h, quatro horas antes do início da partida Coréia x Bélgica, na Arena Corinthians, em Itaquera

 Com tempo de percurso de 19 minutos da Estação da Luz à Itaquera, o Expresso da Copa tem sido o transporte coletivo preferido dos torcedores dos jogos na Arena Corinthians, nesta Copa do Mundo. Para atender a demanda, na próxima quinta-feira, 26, quando será realizado o jogo Coréia x Bélgica, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará início ao serviço às 13h. O jogo Coréia x Bélgica está marcado para às 17h.

 Para a volta dos torcedores, a CPTM disponibiliza trens partindo vazios da Estação Corinthians-Itaquera, por um período de duas horas após o fim do jogo.

 O transporte sobre trilhos [trem e metrô] é o principal meio de acesso à Arena Corinthians-Itaquera nos jogos da Copa do Mundo. O estádio tem duas entradas principais - LESTE e OESTE - que estão indicadas nos ingressos dos jogos.

 O Expresso da Copa, que parte da Estação da Luz da CPTM, é indicado como melhor alternativa para os torcedores que possuem ingressos para os setores leste e norte. A entrada LESTE [Portão 2] é a mais próxima da Estação Corinthians-Itaquera.

 Já a entrada OESTE [Portão 1] está localizada no acesso pela Radial Leste e é destinada aos torcedores com ingressos para os setores oeste e sul, que deverão utilizar o Metrô [Linha 3-Vermelha] e desembarcar na Estação Artur Alvim.

 A partir dessas estações, os torcedores caminham cerca de um quilômetro até a Arena Corinthians, com auxílio de orientadores. Haverá checagem de ingresso durante esse percurso.

Os torcedores com deficiência devem desembarcar em Corinthians-Itaquera e utilizar o ATENDE [Serviço de Atendimento Especial] até o estádio.

Na saída do jogo, o torcedor deve utilizar as mesmas estações e meios de transporte do percurso de ida. E quem sair da Arena pela entrada LESTE, mais próxima à estação Corinthians-Itaquera, poderá usar a CPTM como uma boa e rápida opção para chegar ao centro ou as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô.

 Recomendações

- Procure comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência, tanto para a CPTM quanto para o Metrô [R$ 3,00];

- Fique atento aos avisos sonoros sobre as estações de desembarque para o evento.

25 de junho de 2014

CPTM realiza 10ª edição do Festival Rock nos Trilhos

A estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] será palco de mais uma edição do "Festival Rock nos Trilhos", que traz desta vez a mistura dos ritmos do rock, blues, punk e bossa-nova das bandas Brothers of Brazil e Saco de Ratos.

 Além destas, mais cinco outras bandas alternativas se apresentarão: Nem Liminha Ouviu, Baleia Mutante, Siuoxx 66, The Doormentes e AntiOxidante. Os shows acontecerão neste sábado, 28 de junho, entre 14h e 20h.

 Em meio a inúmeras turnês no Brasil, Reino Unido e os EUA, e influenciados pela vida na estrada, a banda Brothers of Brazil gravou o CD "On My Way", que marca uma veia mais roqueira da dupla Supla e João Suplicy. Para o show na estação da CPTM, a banda apresentará "Tudo pelo Poder", último lançamento da banda.

 Com o escritor e dramaturgo Mário Bortolotto nos vocais e composições próprias, a banda Saco de Ratos retrata a vida boêmia paulistana vivida por seus integrantes. Além de Bortolotto, responsável pelas principais letras, o grupo conta com os músicos Fábio Pagotto [baixo], Rick Vecchione [bateria], Marcelo Watanabe [guitarra] e Fabio Brum [guitarra]. Músicas como Boêmios errantes, Nossa vida não vale um Chevrolet, Gilete, e O último Trago, todas com autoria da banda, estão presentes no repertório do show. A banda ainda faz recriações de músicas de Roberto Carlos, Barão Vermelho e Itamar Assunção.

 O festival Rock nos Trilhos abre espaço para bandas e artistas independentes dos mais variados segmentos do rock´n roll mostrarem seu trabalho. A iniciativa é promovida pela CPTM desde 2004, ano em que se comemorou o cinquentenário do Rock¿n Roll. Em 2013, o evento contou com a participação de cerca de cinco mil pessoas.

 Esta é mais uma iniciativa da CPTM para oferecer atrações culturais e musicais gratuitas aos usuários do sistema.

 Confira a programação:

 14h45 - Baleia Mutante

15h30 - Sioux 66

16h15 - Saco de Ratos

17h - Brothers of Brazil

18h - AntiOxidante

19h - Nem Liminha Ouviu

20h - The Doorments

 

24 de junho de 2014

Metrô de SP é o 7º melhor do mundo em ranking da CNN

O metrô paulistano ficou em sétimo lugar entre as dez melhores linhas do mundo, segundo lista divulgada no último dia 2 de maio pelo site do canal CNN. O Metrô de São Paulo é descrito como amplo, seguro, rápido, limpo e acessível.

A matéria ainda cita que a premiação The Metros Awards elegeu o metrô de São Paulo o melhor das Américas. 

De acordo com o site, o Metrô de São Paulo transporta 3,3 milhões de passageiros por dia e é "conhecido mundialmente por sua capacidade, velocidade, limpeza e acessibilidade, além de ter funcionários de segurança com poderes totais de polícia".

Confira a lista completa com as dez melhores linhas de metrô do mundo:

10. Copenhagen (Dinamarca)
9. Singapura
8. Londres (Inglaterra)
7. São Paulo
6. Paris (França)
5. Montreal (Canadá)
4. Madrid (Espanha)
3. Nova York (Estados Unidos)
2. Tóquio (Japão)
1.   Guangzhou (China)

Fonte: Caderno SP

23 de junho de 2014

Três estações da Linha 11 devem ganhar bicicletários até final do ano

Mais três estações da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem ganhar bicicletários até o final deste ano. 

De acordo com a empresa, todas as estações da linha deverão ter o serviço. Além disso, três estações da Linha 12-Safira também devem ser beneficiadas.

Segundo a CPTM, a instalação de bicicletários está contemplada em todos os projetos de reconstrução das estações da Companhia, incluindo as estações das Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem a região do Alto Tietê. Assim, as estações de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos devem receber o serviço até o final de 2014, em conjunto com as obras de modernização.

Outras cinco estações que passarão por obras de reconstrução, na Linha 11, também vão ganhar o equipamento. São elas as estações Antônio Gianetti Neto, Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes. 

Já na Linha 12-Safira, receberão bicicletários as estações Manoel Feio, Itaquaquecetuba e Aracaré, que também serão reconstruídas. Atualmente, na Linha 12, apenas a estação Calmom Viana possui o serviço. No local há vagas para 84 bicicletas. Somente no mês de abril, o equipamento registrou 3.172 acessos.
BICICLETÁRIO Hoje, a CPTM conta com 26 bicicletários. Juntos, eles oferecem aproximadamente 4,1 mil vagas. A companhia explica que a implantação do serviço e a definição de vagas dependem de diversos fatores, entre os quais se destacam a localização geográfica, topografia do terreno, demanda prevista e disponibilidade de outros modais. 

Os equipamentos funcionam diariamente, inclusive nos feriados, de domingo a sexta-feira, das 4 horas à meia-noite e aos sábados das 4 à 1 hora. Todos eles são gratuitos, exceto a unidade de Mauá administrada pela associação de ciclistas Ascobike, que cobra mensalidade de R$ 20 dos sócios e diária de R$ 2 de eventuais usuários. 

"À exceção dos bicicletários de Mauá, Santo André é administrado pela EMTU, e o de Pinheiros, administrado pela Via 4, os demais são de responsabilidade da própria CPTM", atenta. 

Para utilizar o serviço é preciso efetuar cadastro da bicicleta nos bicicletários administrados pela CPTM. Neste caso, o ciclista deve preencher e assinar a ficha de cadastro de forma legível e entregá-la para o segurança do bicicletário. 

Também é preciso apresentar a documentação de identificação com foto. O cadastro é feito online e conta com o uso de uma webcam que fotografa a bicicleta e dono. Esse procedimento gera um código de barras, que é afixado na bicicleta como um lacre de segurança. "A leitura do código permite identificar as informações do usuário, evitando roubos", finaliza a companhia.

Diário de Suzano

CPTM inicia obras de reconstrução da Estação Engenheiro Goulart

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que, a partir desta segunda-feira (23), começam os trabalhos para construção da nova estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, que atenderá também a futura Linha 13-Jade, em implantação. Durante a obra, com previsão de conclusão em 18 meses, essa estação ficará fechada e os usuários deverão utilizar a estação USP Leste. A CPTM disponibilizará, gratuitamente, ônibus exclusivos para o trajeto entre as estações Eng. Goulart e Usp Leste, durante o horário de operação dos trens, entre 4h e meia-noite. 

A interdição é necessária para a realização das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos à capital paulista. A Estação Engenheiro Goulart será totalmente reconstruída e fará a conexão entre as linhas 12-Safira (Brás – Calmon Viana) e 13-Jade (Aeroporto de Guarulhos – São Paulo). A nova estação terá arquitetura moderna, banheiros públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade, como elevador, rampa, corrimão, piso tátil e comunicação em braile entre outros.

Nos dias úteis a Linha 12-Safira transporta cerca de 220 mil passageiros. Já a média de usuários que embarcam pela estação Engenheiro Goulart é de cerca de quatro mil. Os usuários estão sendo informados da interdição por meio de folhetos e cartazes, nas estações, via SMS, redes sociais e anúncios em veículos de comunicação, como jornais e rádios.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade terá 12,2 km de extensão com três estações: Engenheiro Goulart e as novas Guarulhos-Cecap e Aeroporto Guarulhos. O investimento é de RS 1,8 bilhão e a estimativa e que sejam transportados cerca de 120 mil passageiros por/dia.

Fonte: Capital 1040

Licitação do metrô de Guarulhos está suspensa

Governo paulista não explica motivos; nova data ainda não está anunciada

A entrega e abertura das propostas para a construção da extensão da Linha 2–Verde do metrô, que terá duas paradas para Guarulhos, está suspensa e sem nova data para acontecer.

Na quarta (18), as propostas deveriam ter sido recebidas pelo Metrô e abertas, mas a licitação foi cancelada.

O Governo do Estado diz que em breve deverá anunciar a data para entrega das propostas.

É a segunda vez neste ano que a licitação do metrô é suspensa. Ela deveria ter acontecido no dia 15 de maio.

Na época, o Metrô havia informado que a elaboração das propostas exigiria um período maior, “já que trata-se de uma licitação de grande porte”. A Linha–2 Verde liga hoje a Vila Madalena à Vila Prudente.

Com a extensão de 13,5 km, o metrô chegará até Guarulhos, com uma estação na Ponte Grande e outra no Shopping Internacional de Guarulhos, (Estação Dutra).

A conclusão da obra está prevista para 2018. O Metrô espera atender 1 milhão de passageiros. O custo da obra é de R$ 10,1 bilhões.

O trecho todo terá 13 estações novas: Dutra, Ponte Grande, Paulo Freire, Tiquatira, Penha de França, Aricanduva, Nova Manchester, Guilherme Giorgi, Vila Formosa, Anália Franco, Água Rasa e Orfanato.
Com o novo trecho, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha na Estação Penha e com a futura Linha 6-Laranja na Estação Anália Franco.

EURICO CRUZ
Da Redação
Diário de Guarulhos 

Sem feriado, SP vive prova de fogo na Copa nesta segunda-feira

Cidade terá esquema especial no Metrô e rodízio prolongado.
Interdições dificultarão volta para casa antecipada por causa de jogo.

 A capital paulista vive uma prova de fogo da acessibilidade na Copa do Mundo, nesta segunda-feira (23), quando dois jogos devem mobilizar torcedores brasileiros. Na Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, acontecerá, às 13h, a partida Holanda e Chile. Já às 17h, o Brasil enfrentará Camarões no Mané Garrincha (DF). O principal temor é de que a cidade volte a viver um caos no trânsito como aconteceu antes do jogo do Brasil contra a México, na terça-feira (17).

 No horário do jogo entre Holanda e Chile, o obstáculo serão as interdições na região de Itaquera, como a da Radial Leste, previstas inicialmente para começarem às 7h. As vias só devem ser liberadas cerca de duas horas após a partida, ou seja, por volta das 17h. Caso as empresas voltem a liberar os funcionários duas horas antes do jogo do Brasil, os motoristas que morarem na Zona Leste serão obrigados a pegar vias alternativas à principal via de acesso à região para chegar em casa.

Na sexta-feira (20), em mais um esforço para reduzir o impacto no trânsito, a administração municipal fez uma série de reuniões com diferentes setores, como construção civil e comércio, pedindo que liberem seus funcionários de forma escalonada. 

A Prefeitura propõe que a liberação seja dividida entre as 13h e as 15h para evitar um novo problema no trânsito. A vice-prefeita e coordenadora do comitê governamental para a Copa em São Paulo (SPCopa), Nádia Campeão, fez um apelo ao “bom senso” patrões. Nesta segunda-feira, é ponto facultativo para os funcionários públicos. Os bancos vão abrir e fechar mais cedo, das 8h até 12h30.

 Na tentativa de facilitar o tráfego, a Prefeitura autorizou o prolongamento do horário do rodízio de veículos, de 7h até 20h, aplicável às placas com final 1 e 2; e a ampliação do horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus, incorporando o período diurno inteiro entre os horários regulares de pico da manhã e da noite.

 Também serão transmitidas mensagens de orientação à população para organizar o tráfego. Uma delas é para que se evitem deslocamentos desnecessários e que se opte por transporte coletivo. Outra é para que ofereça carona e evite a Radial Leste.

 Trânsito – interdições

 Como no jogo de abertura da Copa, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear 26 pontos onde não será permitida a circulação de nenhum tipo de veículo. Em seis pontos passarão apenas veículos credenciados para a abertura e, outros dois, serão utilizados pelos moradores e comerciantes da região. As interdições começaram às 10h.

 O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: R. Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido Bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido Bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Av. Itaquera; R. Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à R. Castelo do Piauí.

 A Radial Leste, junto ao túnel da Avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido Bairro serão desviados para o Túnel Águia de Haia nos jogos. Nesses dias, o túnel vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a Avenidda dos Campanellas.

 Na região central, o motorista também deve ficar atento. A CET fará bloqueios a partir de 11h, com previsão de liberação às 21h, por causa do Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. Haverá interdições: na Rua Xavier de Toledo com Avenida São Luís, no Viaduto do Chá em toda a sua extensão e no cruzamento da Praça Ramos de Azevedo com Rua Conselheiro Crispiniano. Se houver aglomeração de público na Rua Líbero Badaró, a via também será bloqueada juntamente com a Rua Boa Vista a partir da Praça da Sé.

 No site da CET há mais informações sobre as interdições e mapas com vias alternativas para quem precisar passar pela Zona Leste. 

 A CET vai ativar, a partir das 13h, nove bloqueios operacionais na região da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo. O bairro boêmio está, desde a abertura da Copa do Mundo, recebendo torcedores brasileiros e estrangeiros.

A operação será feita em conjunto com a Polícia Militar. Os bloqueios criarão uma macrorregião que forma um grande retângulo cujos pontos são ligados pelos seguintes cruzamentos: Rua Wisard x Rua Girassol; Rua Girassol x Rua Aspicuelta; Rua Aspicuelta x Rua Simão Alvares; Rua Simão Alvares x Rua Ministro Costa e Silva; Rua Mourato Coelho x Rua Inácio Pereira da Rocha; Inácio Pereira da Rocha x Fidalga; Rua Moraes x Rua Wisard;
Rua Fradique Coutinho x Rua Purpurina e Rua Fidalga x Rua Purpurina.

A medida visa preservar a segurança das pessoas que se dirigem ao local para acompanhar as transmissões dos jogos do mundial. A operação deve se repetir em todas as partidas do Brasil na Copa.
Metrô/CPTM

 O transporte público é a maneira mais recomendada para chegar ao estádio, que desde a abertura dos jogos não registrou problemas. Para quem tem ingressos para acesso pelo setor Leste e Norte, o 'Expresso Copa' vai sair da estação Luz com direção à estação Corinthians-Itaquera a partir das 10h. Na volta, os trens voltam com intervalos de 4 minutos e param nas estações Brás e Tatuapé. Os torcedores do setor Oeste devem optar pelo Metrô e descer em Arthur Alvim. Nesta segunda, em função dos jogos, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela começarão a funcionar mais cedo, às 4h, para melhor. O Metrô também terá oferta especial de viagens ao longo de praticamente todo o dia.

Ônibus

 Linhas de ônibus municipais terão itinerários modificados seis horas antes e duas horas após o término de cada partida em Itaquera. Além disso, será criada uma nova linha para o evento. Para consultar as alterações, visite o site da SPTrans.

 Previsão do tempo

A quinta-feira terá tempo encoberto, frio e vento. A chuva não deve ser forte e deve parar antes do jogo. Os termômetros devem passar de 14ºC, mas a sensação de frio será intensa por causa do vento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Opções de lazer

 Os torcedores que estiverem em São Paulo podem aproveitar para visitar os pontos turísticos indicados pelos Guia das Cidades da Copa do G1.

Na Vila Madalena, apenas moradores destas vias poderão ultrapassar o bloqueio com seus veículos. As ruas só serão liberadas quando o número de pessoas já estiver reduzido ao ponto de não causar mais conflito entre pedestres e veículos.
 Depois disso, equipes de limpeza irão recolher o lixo deixado nas vias. Na quarta-feira, foram retiradas 40 toneladas de detritos nas vias do bairro. 

Após reclamações de moradores por conta do cheiro e do entulho, a Prefeitura estruturou um receptivo para o local. O bairro terá, a partir deste sábado (21), 40 banheiros químicos que ficarão permanentemente nas ruas. Nos dias de jogos do Brasil, partidas na Arena Corinthians e finais de semana, mais 40 banheiros químicos serão instalados.

A gestão municipal também promete reforçar a atuação de agentes de fiscalização de ambulantes, funcionários do PSIU, e incrementar os serviços de limpeza, uma das principais reclamações dos moradores da região.

G1

CPTM tem lentidão em duas linhas nesta manhã de segunda-feira

Problemas atingem as linhas linha 7-Rubi e 9-Esmeralda.

As linhas linha 7-Rubi  e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), apresentaram problemas na manhã desta segunda-feira (23), como informou o Bom Dia São Paulo.

Na Linha 7-Rubi, os trens trafegavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nesta manhã entre as estações Luz e Jundiaí, por causa de problema técnico em um trem. A circulação não havia sido normalizada até por volta das 7h30.

Na Linha 9 - Esmeralda os trens começaram a circular mais lentamente às 5h30 entre as estações Osasco e Grajaú. A CPTM diz que foi por causa de passageiro nos trilhos e que a situação foi resolvida pouco antes das 7h.

Metrô/CPTM

Nesta segunda-feira, acontece na Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, o jogo Chile e Holanda. O transporte público é a maneira mais recomendada para chegar ao estádio, que desde a abertura dos jogos não registrou problemas. Para quem tem ingressos para acesso pelo setor Leste e Norte, o 'Expresso Copa' vai sair da estação Luz com direção à estação Corinthians-Itaquera a partir das 10h. Na volta, os trens voltam com intervalos de 4 minutos e param nas estações Brás e Tatuapé. Os torcedores do setor Oeste devem optar pelo Metrô e descer em Arthur Alvim. Nesta segunda, em função dos jogos, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela começarão a funcionar mais cedo, às 4h, para melhor. O Metrô também terá oferta especial de viagens ao longo de praticamente todo o dia.

G1

Metrô investe R$ 19,4 bilhões em obras de 4 linhas novas; mais 3 aguardam contratação

São Paulo (Agência Hoje) - O Governo de São Paulo anunciou esta semana que está investindo R$ 19,4 bilhões na construção simultânea de quatro novas linhas de Metrô. Outras três obras de grande porte estão em fase de licitação e de contratação e devem ter os serviços iniciados no início do segundo semestre.

Atualmente estão sendo realizados o prolongamento da Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin; a implantação da Linha 15-Prata, em monotrilho, da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes; a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz); e a implantação da Linha 17-Ouro  ligando o Jabaquara a Congonhas.

Da estação de Congonhas sairá uma conexão para as estações Morumbi da CPTM e São Paulo-Morumbi do Metrô. As quatro linhas estão em obras ao mesmo tempo, segundo o Governo, para melhorar a mobilidade urbana e reduzir a dependência do transporte individual, feito em carros e motocicletas.

Brasilândia e Dutra

Além das quatro novas linhas em andamento,  já estão sendo realizadas as obras da linha Laranja, que vai ligar a Brasilândia, na zona norte da capital paulista, ao centro e a extensão da Linha 2- Verde, que funciona atualmente entre Vila Madalena e Vila Prudente, até a Rodovia Presidente Dutra, na divisa com Guarulhos.

A Linha 13 da CPTM vai ligar o aeroporto de Guarulhos aos trilhos, em uma ação inédita no Brasil. A Linha 17, de monotrilho, que chegará ao aeroporto de Congonhas e a construção da Linha 13 da CPTM, que irá até ao aeroporto de Cumbica, vão conferir mais mobilidade à rotina de quem mora ou trabalha em São Paulo.

Levantamentos feitos pelo Metrô de São Paulo indicam que o sistema recebe diariamente 4,7 milhões de passageiros. Em mais de 38 anos de operação comercial já transportou 22,6 bilhões de passageiros, o que corresponde a três vezes a população mundial, cerca de 15 vezes a população da China e 109 vezes a população de todo o Brasil.

Em São Paulo, atualmente o Metrô realiza cerca de 4.500 viagens por dia. Só para os serviços de manutenção, o Metrô conta com 2.,400 funcionários que se revezam em turnos. Durante o dia, 65% do grupo está atuando. À noite, 20% da equipe trabalha e os outros 15% se empenham em turnos de revezamento.

Manutenção 24 Horas

A manutenção dos trens é feita de acordo com a quilometragem rodada enquanto que a dos trilhos pode ser feita por periodicidade e por monitoramento. Para monitorar os trilhos, a equipe faz uma varredura com um caminhão ao longo da via. Nos pontos em que são encontrados danos , os técnicos utilizam um equipamento de ultrassom, similar ao utilizado em clínicas médicas, para detectar exatamente o local do problema e consertá-lo.

Outra atividade realizada todas as noites é a lavagem das vias. Com um caminhão abastecido com água de reuso, os funcionários lavam as paredes e os pisos dos túneis, o objetivo é retirar o pó que poderá trazer algum tipo de falha nos trens. A cada noite um trecho da via é limpo e em torno de um mês toda a linha é lavada.

"Me sinto muito orgulhoso. Estou quase encerrando minha carreira, mas graças a Deus criei meus filhos aqui. Já estou há 21 anos na companhia e me sinto muito satisfeito”, comenta o técnico Francisco Carlos Gedor.

Os investimentos são altos em manutenção e podem chegar a R$ 120 milhões por ano, considerando os materiais sobressalentes e equipamentos. Recentemente foram compradas duas máquinas alemãs para conserto dos trilhos.

“Com a passagem dos trens, os trilhos sofrem um desgaste natural, principalmente nos trechos de curva. Esta máquina tira as imperfeições e faz com que os trens possam correr de uma forma mais suave, sem causar nenhum tipo de desconforto ao usuário”, explica Antonio Marcio, do Centro de Controle Operacional.

Operação do metrô será antecipada nesta segunda-feira

Além de jogo do Brasil às 17h, Holanda e Chile duelam na Arena Corinthians às 13h

O início da operação comercial será antecipado para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela, nesta segunda-feira (23). O Metrô informa que a medida visa atender os usuários sairão mais cedo do trabalho, devido ao jogo da Seleção Brasileira e partida entre Holanda e Chile na Arena Corinthians. Na linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, ou seja, às 4h40.

Além da antecipação no horário de abertura das estações, em função dos jogos da Copa do Mundo programados para esse dia, o sistema metroviário também contará com oferta especial de viagens ao longo de toda a manhã e tarde de segunda-feira. A partir das 6h, as frotas em operação nas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze) já estarão reforçadas. Essa estratégia facilitará tanto o deslocamento dos torcedores que comparecerão à Arena Corinthians, para a partida entre as seleções da Holanda e do Chile, marcada para as 13h, quanto à volta para casa dos usuários que deixarão o trabalho mais cedo para assistir ao terceiro jogo da seleção brasileira, às 17h, contra a seleção de Camarões.

Vale lembrar, que os torcedores que forem à Arena Corinthians e possuem ingressos para a entrada Oeste do estádio deverão optar por utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô e desembarcar na estação Arthur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio. Já os torcedores com ingressos para a entrada Leste do estádio deverão utilizar o Expresso da Copa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que sairá da plataforma 4 da estação da Luz (linha 11-Coral) com destino à estação Corinthians-Itaquera, também a cerca de 1 km do estádio. O Metrô recomenda a compra antecipada dos bilhetes para evitar filas na ida e na volta.

Leia mais notícias de São Paulo

O prefeito Fernando Haddad (PT) enviou um pedido, na quarta-feira (18), ao Legislativo, para que reavalie a lei municipal da Copa e autorize o Executivo a definir em quais dias de jogos haverá feriado. Entretanto, sem um número de vereadores suficiente na Câmara, não houve votação.

Para que haja menos impacto no trânsito, a Prefeitura de São Paulo estendeu o horário de rodízio nesta segunda-feira. A restrição estará em vigor das 7h às 20h para veículos com finais de placa 1 e 2.

R7

22 de junho de 2014

Prefeitura de SP usará represas para transportar passageiros

De acordo com a justificativa no projeto de lei, em torno de 2 milhões de pessoas podem ser beneficiadas pelo transporte hidroviário

A Lei 16.010/14, sancionada pelo prefeito Fernando Haddad, na semana passada, permite o uso de barcos para transporte de passageiros nas represas e rios que abastecem a Grande São Paulo como forma de reduzir o tempo em trajetos que atualmente demoram até duas horas para serem percorridos, quando poderiam ser feitos em 20 ou 30 minutos, de acordo com o vereador Ricardo Nunes (PMDB), autor da proposta que cria o Sistema Hidroviário de Transportes do Município.

De acordo com a justificativa no projeto de lei, em torno de 2 milhões de pessoas podem ser beneficiadas pelo transporte hidroviário, que será integrado às estações do metrô, à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e aos terminais de ônibus, com bilhete único, vai contribuir para desafogar o trânsito de São Paulo.

A ideia é iniciar a implantação pela Represa Guarapiranga, contemplando a seguir a Represa Billings e os rios Pinheiros e Tietê.

Segundo informações da assessoria de imprensa do vereador, o projeto determina que partindo da Represa Billings sejam criadas hidrolinhas interligando o Rio Pinheiros às estações da CPTM.

A primeira estação seria Jurubatuba, seguindo-se as estações do Socorro e de Santo Amaro, dali interligando com as linhas de trens, ônibus, e metrôs.

Da Represa Guarapiranga podem sair outras hidrolinhas para transporte de quem mora ás margens da marginal Guarapiranga, nos distritos de M’Boi Mirim e Campo Limpo; dos bairros Jardim Ângela, São Luis, Jardim Vera Cruz, Grajaú, Capão Redondo, Marsilac e Parelheiros. A estimativa é de que cada embarcação transportaria cerca de 100 a 200 passageiros.

Elaborada a partir de estudos com o apoio do grupo Metrópole Fluvial e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, a Lei 16.010 devbe ser regulamentada nos próximos 60 dias, determinando como o projeto será implantado e quem financiará as obras.

As possibilidades em análise são a implementação via Parceria Público-Privada ou a concessão para instalação de portos e embarcações, sem custos para o município.


Flávia Albuquerque, da Agência Brasil

20 de junho de 2014

Metrô de São Paulo opera no vermelho mesmo com tarifa, publicidade e loja

MPL pede fim da passagem, metroviários propuseram o mesmo durante a greve, mas prejuízo é de R$ 11,6 milhões por mês

O Metrô de São Paulo opera com prejuízos todos os meses mesmo com a cobrança de tarifa (R$ 3), a utilização maciça de publicidade e o recente licenciamento da marca. A conclusão é de um recente estudo da Austin Rating – uma agência que avalia a saúde financeira de empresas –, que joga um balde de água fria nos entusiastas da catraca livre, principal bandeira do Movimento Passe Livre (MPL).

Inspirado nas manifestações de junho, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo chegou a propor a tarifa zero durante a greve que quase ameaçou a abertura da Copa do Mundo e que só foi suspensa depois que 42 metroviários foram demitidos por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com o estudo, os custos de operação, manutenção, despesas com vendas, administração e planejamento de obras custam aos cofres do Metrô R$ 181,3 milhões ao mês, enquanto a tarifa e outras fontes de receita, como publicidade e licenciamento da marca, arrecadam R$ 181,3 milhões, um déficit mensal de R$ 11,6 milhões, ou de R$ 140 milhões por ano. Desde a década de 1990, o rombo acumulado chega a R$ 5,1 bilhões.

Professor do departamento de transportes da Escola Politécnica da USP, Telmo Giolito Porto explica que o metrô tem três fontes de renda: tarifa, outras receitas e aporte do Estado. “É totalmente impossível expandir o metrô apenas com a receita do bilhete. O ideal é que a tarifa pague a manutenção e operação, enquanto o Estado cuide da expansão.”

O estudo da agência informa que o Estado investiu R$ 3 bilhões no ano passado, montante 34% superior ao ano anterior. Desse valor, R$ 488 milhões correspondem à manutenção da rede – dinheiro que deveria sair da tarifa – e R$ 2,5 bilhões à expansão do sistema metroviário.

Por essa razão, Porto considera um “absurdo” a proposta de catraca livre. “Isso significa acabar com a receita do Metrô, provocando a degradação financeira da empresa. Se fosse instituída a catraca livre, o Estado pagaria toda a diferença utilizando os nossos impostos. No fim, perdem todos.”

Para conseguir bancar pelo menos a manutenção e operação dos trens, o professor sugere uma alternativa já utilizada em todo o mundo e que ganha força em São Paulo: a venda de espaço publicitário nas estações e o licenciamento da marca “Metrô”.

Ao todo, 134 lojas foram construídas em diversas estações do sistema nos últimos anos. São 14 opções de publicidade interna, que vão desde banner e painéis nas paredes até propaganda em televisões gigantes e adesivos no chão e corrimão. Um banner de 5 m² custa R$ 2.450, enquanto dois adesivos de 70 m² ligando duas estações não saem por menos de R$ 41 mil.

Desde o dia 23 de abril, uma loja de produtos oficiais, com o logotipo e mapas da malha, foi inaugurada na estação Consolação da linha 2-verde. São canecas, bolsas e chaveiros. A loja não é operada pelo metrô, mas por um empresário que paga pelo uso da marca. Quando o design do produto é desenvolvido pelo metrô, a companhia estatal embolsa 9% do faturamento, enquanto esse índice cai para 7% se o desenho for do empresário. Questionado pela reportagem, o Metrô não revelou quanto arrecada com publicidade e licenciamento.

Essa é mais uma das razões para que o relatório da Austin cravasse uma nota AA- ao Metrô e recomendasse ao empresariado que invista na companhia, apesar de ainda deficitária. “A grande razão para essa nota é que o Estado é o principal investidor, dono do segundo maior orçamento do País, depois da União”, justifica Leonardo Santos, economista responsável pelo estudo. “O governo cobre a manutenção e ainda investiu R$ 3 bilhões no ano passado.”

Além disso, diz ele, a companhia parou de tomar dívida desde 2010, quando toda ela passou a ser administrada pelo caixa do Tesouro. “Isso deixa a companhia saudável para investimento de longo prazo.”

A agência também destaca o crescimento médio anual de 13,3% da receita metroviária aliado à queda nas despesas. "Mas o metrô ainda é deficitário e, se fosse uma empresa privada, a nota seria mais baixa", diz o economista, que preferiu não especular sobre o índice. "O fato é que o Metrô é uma empresa com vocação pública, sem objetivo de lucro, e essa característica foi considerada em nossa análise."

A boa nota contrasta com algumas conclusões do estudo. Uma delas é de que a companhia rodou 18,3 milhões de quilômetros em 2013, 14,8% menor que o ano de 2011, quando a rede percorreu 21,5 milhões de quilômetros. Além disso, seus principais ramais operam com aproximadamente 40% da velocidade máxima, enquanto, nos horários de pico, a utilização de sua frota atinge 77% dos 900 carros à disposição no horário de pico.

Solvência

Gerente financeiro do Metrô, José Carlos do Nascimento admitiu durante a CPI dos Transportes, no ano passado, que a tarifa é incapaz de bancar os custos operacionais. Relator da comissão, o vereador Paulo Fiorillo (PT) afirmou ao iG que desconfia das informações prestadas pela companhia na ocasião. “É preciso abrir as contas do Metrô de forma mais transparente porque as planilhas que a gente recebeu eram muito simplistas. Não ficou claro como ela faz sua manutenção e investimento”, diz. “O Metrô têm um grande espaço para propaganda e publicidade, que pode ajudar a congelar ou reduzir a passagem.”

O economista da Austin garante que poucas empresas que administram metrô ao redor do mundo conseguem se bancar apenas com o custo da tarifa. “Isso é raro. Essas empresas tem uma missão pública que não pode ser desprezada e que reflete nos preços das passagens.”

O professor da USP concorda. “A companhia precisa mesmo diversificar a arrecadação porque isso ocorre nas companhias mais importantes do mundo.” Por outro lado, é “ilusão” acreditar que essa medida vai resolver os entraves de manutenção e operação. “Só a tarifa paga por esse serviço. O ideal é subir a passagem quando necessário para pagar seus custos de operação e assim manter sua independência de gestão. Catraca livre é um sonho.”

Procurada pelo iG, o Metrô e a ViaQuatro, que administra a Linha 4-Amarela, não responderam até o fechamento desta reportagem.

Wanderley Preite Sobrinho
Ig

Estação tombada será desativada

As estações ferroviárias de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão desativadas depois que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) concluir as obras de modernização das paradas da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra). Ambas os terminais são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). A previsão é que as obras comecem entre julho e agosto.

A companhia informa  que, para preservar a estrutura dos imóveis, serão construídas estações ao lado dos atuais pontos de parada. Ainda não foram definidas as localizações exatas, mas a empresa garante que as plataformas ficarão localizadas a poucos metros das atuais. Também não há decisão sobre o que será feito nos espaços depois da desativação.

Para o vice-presidente do Instituto do Patrimônio do Grande ABC, Adalberto Dias Almeida, é fundamental que alguma atividade seja mantida, com intuito de evitar degradação. “A minha preocupação com os tombamentos é o abandono. O que não é usado acaba estragando”, comenta.

O especialista salienta a importância de que a ocupação seja relacionada à cultura ou à história. “Tem de ser feito um estudo para reutilização como espaço cultural. Não pode ser transformada em um depósito de materiais ou centro de reparo de trens.”

Além da reconfiguração das estações como espaço de finalidade educativa, Almeida reforça a importância de que sejam mantidas referências à atividade ferroviária. “Tem que permanecer a memória e a contribuição que essas estações tiveram para a história da região, desde a época em que a ferrovia era utilizada pelos ingleses”. Ele se refere à São Paulo Railway, ferrovia que ligava Santos a Jundiaí, passando pelo Grande ABC, que funcionou de 1867 a 1946. A construção da via férrea foi financiada com capital inglês.

Sobre a não utilização do espaço como centro de memória referente à atividade original, Almeida cita como exemplo o Museu da Língua Portuguesa, que foi inaugurado em 2006 e funciona dentro da Estação Luz, na região central da Capital.

ABANDONO

O principal exemplo do abandono à história ferroviária da região é observado na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, que também fazia parte do itinerário da São Paulo Railway. Em maio, seis carros de passageiros, dois veículos de serviço e 17 vagões que faziam parte de 25 composições viraram sucata após passar cerca de 50 anos abandonados em pátios da MRS Logística. A decisão pela destruição foi tomada após acordo entre o Ministério Público Federal, a MRS e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A alegação da Procuradoria é que os materiais estavam provocando problemas ambientais, sociais e paisagísticos e não estavam em processo de tombamento.

Companhia irá reformar 11 pontos da Linha 10-Turquesa

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irá reformar 11 paradas da Linha 10-Turquesa. Com exceção do Terminal Brás e da Estação Tamanduateí, que foi reconstruída em 2010, todas passarão por intervenções que levarão de 12 a 15 meses para serem concluídas.

As primeiras a entrar em obras serão Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Guapituba, onde os serviços devem começar até agosto. Em seguida, serão reformadas as plataformas Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Mauá.

Por serem intervenções significativas, a CPTM classifica o trabalho como reconstrução. Serão feitas coberturas nos espaços de embarque e desembarque e adequações para acessibilidade de deficientes, como instalação de rampas e piso tátil.