ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de outubro de 2014

Obras alteram circulação de linhas da CPTM nos dias 1 e 2

Neste fim de semana, 01 e 02 de novembro, a CPTM prosseguirá com as atividades de implantação de obras e serviços de manutenção em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus, em razão de obras no sistema de rede aérea. Para atender os usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus, com parada na Estação Pirituba para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Das 4h às 19h, também serão realizados serviços de manutenção no sistema da rede aérea entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista e, das 8h às 17h30, nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação de Francisco Morato. O intervalo médio será de ¬¬21 minutos entre Luz e Palmeiras-Barra Funda e de 30 minutos entre Perus e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Sábado: das 22h até o fim da operação, haverá serviços de manutenção no sistema de sinalização entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio será de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino, em razão dos serviços no sistema de telecomunicação, no trecho; e haverá serviços de manutenção no sistema de rede aérea entre as estações Presidente Altino e Villa Lobos-Jaguaré. Para completar a viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será 20 minutos entre Presidente Altino e Grajaú.

Das 9h às 19h, ocorrerá manutenção nos equipamentos de via permanente, na região da Estação Santo Amaro, e serviços na passarela metálica, entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim.

*A Linha 4 do Metrô terá seu funcionamento interrompido. Os usuários que descerem na Estação Pinheiros da CPTM [Linha 9- Diamante] e desejarem fazer a transferência de linha receberão senhas para utilização dos ônibus de conexão, próximo ao bloqueio.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 18h, serão realizados serviços de manutenção na passarela metálica próxima à Estação Guapituba e nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Domingo: das 4h até meio-dia, haverá serviços de manutenção nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 15 minutos no trecho entre as estações Luz e Guaianases.

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido às obras nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente, construções das novas estações Poá e Ferraz de Vasconcelos e de segregação das vias da CPTM / MRS. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.

Para atender os usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianases e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti Neto, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Domingo: das 4h até meio-dia, haverá obras no sistema de rede aérea na região da Estação Aracaré. A partir das 12h até meia-noite, os serviços prosseguirão e estarão concentrados entre as estações Comendador Ermelino e Jardim Helena- Vila Mara. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

30 de outubro de 2014

Homem é atropelado por trem na Linha 7 da CPTM

Imagem: Ilustração 
Ocorrência foi entre as Estações Vila Clarice e Perus, na zona norte; helicóptero da PM socorreu vítima

Um homem foi atropelado por um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na tarde desta quinta-feira, 30, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato). O incidente ocorreu entre as Estações Vila Clarice e Perus, na zona norte da capital paulista, no sentido Luz.

De acordo com a CPTM, o atropelamento deu-se por volta das 14h15. A empresa, que é controlada pelo governo do Estado, informou ainda que a vítima é usuária de droga e que estava acompanhada de outro homem.

A pessoa atropelada foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. A CPTM não tinha informações sobre o seu estado de saúde. Outro homem que estava junto com o atropelado foi levado para prestar depoimento na Polícia Civil. De acordo com a empresa, a área onde os dois estavam é murada.

Em decorrência do atropelamento, a Linha 7 operou em via singela naquele trecho até as 15h45, quando começou a entrar "em processo de normalização".

Fonte: Estadão 

Trem atropela e mata homem na Zona Leste de SP

Vítima caminhava pelos trilhos. Atropelamento interrompeu viagens por alguns minutos.

Um homem foi atropelado e morto por uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na noite de terça-feira (28), entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo , informou a assessoria da empresa.

O homem, cuja identidade não foi revelada, teria pulado um muro e caminhava pelos trilhos até ser atingido por volta de 20h40. 

Não há informações sobre a razão de o homem ter invadido o corredor de trens.

O acidente interrompeu as viagens por alguns minutos, segundo a assessoria da CPTM.

G1

24 de outubro de 2014

CPTM funciona normalmente neste domingo

Obras de modernização foram suspensas em razão do segundo turno das eleições para presidente

Devido à realização do segundo turno das eleições para presidente, no próximo domingo, 26, não haverá obras de modernização nas linhas da CPTM.

As seis linhas do sistema funcionarão normalmente, com os intervalos regulares programados para os domingos.


Do Portal do Governo do Estado

Metrô de SP demite de novo 10 funcionários grevistas

O Metrô de São Paulo  demitiu novamente dez funcionários que participaram da greve  de junho, uma das maiores da história dos metroviários.

As rescisões ocorreram na quarta-feira, 22, e na quinta-feira, 23, - entre os demitidos há seguranças, operadores de trem e supervisores. Esses empregados haviam sido readmitidos no início de setembro após uma liminar da Justiça do Trabalho em seu favor.

O Sindicato dos Metroviários já entrou com recurso para tentar reverter a decisão concedida pela desembargadora Iara Ramires da Silva de Castro.

Para ela, a reintegração foi dada antes da audiência inaugural, o que teria feito o Metrô não ter tido tempo para ampla defesa. A apreciação do caso está prevista para ser retomada em novembro no Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT-2).

Em decisão publicada em agosto, o juiz do Trabalho Thiago Melosi Sória, da 34.ª Vara do TRT-2, entendeu que "houve aparente vício formal na prática dos atos das dispensas e que as provas produzidas pela ré (o Metrô de São Paulo) ainda neste momento inicial do processo não revelam a prática das faltas graves atribuídas aos empregados dispensados".

Outros 23 funcionários readmitidos por meio de outro processo continuam trabalhando na empresa.

De acordo com o Metrô, os demitidos - que integram um grupo de 42 pessoas, duas das quais posteriormente reabsorvidas pela própria empresa - se envolveram em quebra-quebra na Estação Ana Rosa, quando a Tropa de Choque da Polícia Militar invadiu o local para dispensar os manifestantes. A força policial fez uso de cassetetes e bombas.

Além disso, o Metrô alegou que funcionários haviam impedido o fechamento das portas de um trem na Estação Tatuapé, durante a greve.

Mas imagens de câmeras de segurança da própria empresa revelam, de acordo com o texto da primeira decisão judicial, que os trabalhadores, embora "estivessem na plataforma, não aparecem impedindo o fechamento das portas".

A advogado dos metroviários, Eliana Lúcia Ferreira, disse ontem que os dez funcionários passam a ficar sem vínculos com a empresa.

"E isso é contraditório, porque o Metrô está precisando de gente. Do ponto de vista do dinheiro público, é até mais correto que essas pessoas ficassem. Porque se ao fim do processo a Justiça determinar que os funcionários estão corretos, como já ocorreu, o Metrô terá que pagar os salários de todo o período, com os juros. É melhor deixarem as pessoas trabalharem."

Em um documento enviado aos dez trabalhadores, o Metrô pede que devolvam crachás e uniformes. O sindicato acusa o governo Geraldo Alckmin (PSDB) de perseguição política, já que a maioria dos demitidos eram ativos representantes da entidade, como diretores.

A categoria informa que nunca foram apresentadas provas concretas que indicassem a participação dessas pessoas, especificamente, nos atos de vandalismo.

Um dos dez funcionários novamente desligados do Metrô disse que não sabe o que acontecerá com ele e seus colegas, mas que o Metrô tentou impedi-los de usar um broche da campanha da readmissão dos demais metroviários demitidos enquanto estavam trabalhando.

Por meio de nota, o Metrô de São Paulo informou apenas que TRT "cassou (suspendeu) a decisão judicial de 1.ª instância que determinou a reintegração de 10 empregados demitidos em 9 de junho deste ano" e que, "dessa forma, está mantido o desligamento dos funcionários".

Exame

23 de outubro de 2014

Estação Fradique Coutinho será entregue em 20 dias

Nova estação da Linha 4 está pronta desde o fim de outubro e vai entrar em operação em novembro

Com a inauguração da Estação Fradique, as duas que faltam ficam para 2015

A Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô, será inaugurada nas primeiras semanas de novembro. A promessa foi feita na terça-feira (21) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante a entrega de equipamentos na Estação São Miguel, da CPTM.

“No máximo em duas semanas e meia ela estará em funcionamento”, garantiu Alckmin. Esta será a primeira estação entregue na segunda fase da Linha Amarela, em funcionamento desde 2010.

Com a abertura da Fradique Coutinho, que fica na Zona Oeste da cidade, o trecho, que começa no Butantã, passa por Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e termina na Luz, terá sete estações em operação.

A estação Fradique Coutinho fica entre as paradas Faria Lima e Paulista. A inauguração estava marcada para 25 de setembro, mas foi adiada pois ainda havia obras a serem concluídas.

No último dia 7, a licença ambiental para a operação foi emitida pela Cetesb (companhia ambiental do estado).

As estações Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis, que também estão atrasadas e já deveriam estar abertas, ficarão mesmo para 2015. As paradas São Paulo/Morumbi e Vila Sônia estão em obras.

CPTM/ O governador entregou na terça-feira um bicicletário e o acesso norte da Estação São Miguel, da Linha 12-Safira da CPTM. O acesso é uma passarela que transpõe os dois lados da ferrovia, ligando o Jardim Lapenna à Praça do Forró, em São Miguel, na Zona Leste. “Essa travessia ficará aberta 24 horas por dia. Mesmo quando os trens não estiverem em funcionamento, os moradores poderão fazer esse cruzamento em segurança. As pessoas não ficarão mais ilhadas”, afirmou Alckmin.

O investimento do governo estadual para a reforma da estação foi de R$ 52 milhões. Segundo a CPTM, 35 mil pessoas passam diariamente pelo local. Hoje, a companhia receberá dois novos trens para operar na linha. As composições têm oito vagões contínuos, todos com ar-condicionado e automatizados. “Estamos modernizando a CPTM”, completou Alckmin.

O bicicletário da estação tem capacidade para 210 bicicletas. Os usuários da CPTM vão poder guardar as bikes no local para continuar a viagem de trem. O espaço terá segurança durante todo o tempo em que estiver aberto para evitar roubos e furtos. Esse era um pedido antigo dos moradores da região, que não tinham onde deixar as bicicletas quando iam usar o transporte público.

Por: Larissa Quintino
Especial para o DIÁRIO de São Paulo

Estação Fradique Coutinho tem novo atraso e deve funcionar em novembro

Inicialmente, a estação do Metrô seria entregue em setembro.
Atrasos são decorrentes do licenciamento ambiental, diz Metrô.

A operação comercial da Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo , vai demorar mais um mês para começar. O Metrô informou, na manhã desta quinta-feira (23), que os trens devem começar a operar no mês de novembro.

A previsão inicial, informada em 19 de agosto pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, era de que a estação seria inaugurada em 25 de setembro . Porém, na data, a assessoria de imprensa do Metrô confirmou atraso, dizendo que a operação começaria em outubro . Agora, a entrega foi adiada novamente.

Há ainda outras duas estações, que fazem parte da segunda fase de inaugurações na linha, que ainda estão em obras. As estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, segundo a companhia, devem ter a fase de obras civis concluída até o fim de 2014. Não foi informada, porém, a data de início da operação comercial.

Em 19 de agosto, o secretário de Transportes havia dito que a estação Oscar Freire deveria ser entregue no fim deste ano, e a Estação Higienópolis, até março de 2015.

O Metrô informou, por meio de nota, que as alterações no cronograma inicial das obras foram "decorrentes, principalmente, ao licenciamento ambiental, autorização de ocupação de viários e retirada de interferências junto às concessionárias de serviços públicos".

Na mesma nota, o Metrô diz que "há ainda alguns atrasos na execução das obras civis, decorrentes de tratamento de solo devido à grande presença de água na estação Higienópolis-Mackenzie ia proximidade de edificação junto à estação Oscar Freire".

As estações Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis ficam no trecho da Linha 4-Amarela e estão localizadas entre a Praça da República e a Estação Pinheiros.

G1

Linhas 8 e 9 da CPTM circulam com velocidade reduzida nesta quinta

Uma falha no sistema de energia prejudica a Linha 8-Diamante.

Na Linha 9-Esmeralda, um trem apresentou problema.

 

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), circulam com velocidade reduzida no início da manhã desta quinta-feira (23). A linha 9 apresentou um problema em uma composição por volta das 4h30m o que interrompeu a circulação dos trens entre Presidente Altino e Osasco. Às 8h, o problema permanecia.

 

Quiser chegar a Osasco deve acessar a Linha 8-Diamante, que está com a velocidade reduzida. Na linha 8, a circulação está prejudicada entre as estações Júlio Prestes e Itapevi devido a uma falha no sistema de energia.

Passageiros relataram que os vagões dos trens estavam lotados, segundo o Bom Dia São Paulo.

 

G1

21 de outubro de 2014

Estação São Miguel Paulista da CPTM recebe novo acesso e bicicletário

Entrada pelo lado norte facilita passagem ao polo comercial e a serviços públicos da região

O novo acesso à estação São Miguel Paulista da Linha 12-Safira foi entregue nesta terça-feira, 21, pelo governador Geraldo Alckmin. O lado norte vai interligar o bairro Jardim Lapenna à estação e aproximar o polo comercial e serviços públicos da região, como o Centro de Referência do Idoso, o Hospital e Maternidade São Miguel, a Subprefeitura, postos bancários e igrejas.

"É uma estação novinha, com escadas rolantes, elevadores, toda acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida", disse Alckmin, que também entregou um bicicletário para a estação com capacidade para 210 bicicletas. O governador ainda destacou o funcionamento da passarela 24 horas por dia, facilitando o trajeto da população. Atualmente, circulam pela São Miguel Paulista cerca de 30 mil pessoas por dia útil.  


Entregue em agosto de 2013, a estação valorizou a região e aumentou a atratividade para a instalação de equipamentos públicos, de prestação serviços e revitalização do comércio. "É uma grande ganho do ponto de vista urbano, do ponto de vista da integração das duas margens da ferrovia, para o comércio e para melhorar a qualidade de vida da população", acrescentou o governador.


Do Portal do Governo do Estado

17 de outubro de 2014

Obras de Modernização alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste fim de semana, 18 e 19 de outubro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Perus, em razão de obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente. Para o deslocamento, os usuários deverão utilizar os trens da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi] ou o metrô até a Estação Palmeiras-Barra Funda, onde serão disponibilizados ônibus de conexão até a Estação Perus, com parada em Pirituba para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 30 minutos entre Perus e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio será de ¬¬24 minutos entre Júlio Prestes e Domingos de Morais e 12 minutos entre Domingos de Morais e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Sábado: das 21h até o final da operação, haverá obras no sistema de rede aérea entre as estações Ceasa e Pinheiros. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 9h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente no trecho. Para completar a viagem será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será 15 minutos entre Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 18h, haverá serviços de manutenção na passarela metálica da Estação Guapituba e nos equipamentos de via permanente no trecho entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]


Domingo: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 15 minutos na linha.

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido a intervenções nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente e as obras de segregação da MRS. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.

Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Domingo: das 4h até meio-dia, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. Neste mesmo trecho, a partir de meio-dia até o final da operação comercial, ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea. O intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Metrô e CPTM ficam abertos até as 2h

Medida foi tomada devido ao horário de verão, quando relógios devem ser adiantados em uma hora

Por causa do horário de verão, em que os relógios devem ser adiantados em uma hora no sábado, o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ficarão abertos até as 2h no domingo. A mudança acontecerá apenas nessa madrugada.

Segundo o Chefe de Operação Centralizada e Tráfego do Metrô, Wilson Nagi Lopreto, a medida é para garantir que os trabalhadores consigam acessar os trens em tempo.

No domingo, já com os relógios ajustados, a reabertura das estações acontece no horário tradicional. A CPTM inicia as operações às 4h e o Metrô às 4h40. 

Somente as estações da Linha 5 – Lilás do Metrô abrirão um pouco mais tarde, às 9h, devido a uma manutenção programada. Antes disso, o público será atendido pelo sistema Paese, ônibus que transporta quem precisa passar pelos trechos em obras.

Sobre o funcionamento dos ônibus na noite de sábado e madrugada de domingo, a SPTrans informou que também haverá ampliação do funcionamento. Segundo a empresa, as linhas que operam até a meia noite terão o horário estendido por mais uma hora.

Da Redação com Rádio Bandeirantes 

16 de outubro de 2014

Recurso do PAC demora e atrasa obras em estações

Demora na liberação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, do governo federal, à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atrapalhou o cronograma para a reconstrução de estações ferroviárias da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra). A informação foi dada na manhã de ontem pelo presidente da CPTM, Mario Bandeira, durante entrega de passarela sobre ferrovia no Parque das Américas, em Mauá.

“Os projetos estão prontos, o edital está finalizado, mas os recursos do PAC, que estavam previstos para agosto, ainda não saíram. Estamos na dependência disso”, disse Bandeira.

Ao todo, 18 estações serão modernizadas, entre elas Guapituba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Ipiranga, Utinga e Prefeito Saladino. Terão plataformas cobertas, escadas rolantes e acessibilidade.

A CPTM aguarda R$ 590 milhões do OGU (Orçamento Geral da União), que contemplarão também a construção da Estação União de Vila Nova, além da implantação de terminal de ônibus em Franco da Rocha. O valor total das obras é de R$ 760 milhões, com contrapartida estadual.

Procurada, a Caixa Econômica Federal, que fará o encaminhamento do dinheiro, afirmou que a análise da proposta de contratação está em fase final e que, após o processo, deverão ser apresentados os projetos e demais detalhes técnicos, o que permitirá a disponibilização dos recursos conforme a evolução das obras.

PASSARELA

A Passarela Parque das Américas, entregue ontem, substituiu a passagem de concreto existente no km 26, a cerca de 1.500 metros da Estação Mauá. Ela liga as avenidas Capitão João (na altura do número 1.500) e Brasil (altura do 250) e conta com acessibilidade, iluminação e guarda-corpo de aço galvanizado. A obra ficou a cargo do governo do Estado e custou R$ 2,6 milhões. A Prefeitura e a CPTM discutirão qual a melhor maneira de remover a antiga estrutura.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, compareceu à inauguração e disse que, a partir de maio de 2015, será iniciada a entrega de 65 trens que beneficiarão, inclusive, a Linha 10-Turquesa. “A entrega está prevista para ser feita em 18 meses. Essas trocas vão acontecendo na medida em que os trens vão chegando.” Todas as linhas passarão a contar com oito veículos – hoje são seis.

O prefeito Donisete Braga (PT) não compareceu à entrega. Segundo ele, o motivo foi agenda em Brasília para tratar de pleitos da cidade, compromisso que já havia sido previamente agendado.

Diário do Grande ABC

Linha 4-Amarela completa três anos de operação

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, completa três anos de operação comercial plena hoje, dia 16. De outubro de 2011 a outubro de 2014, as seis estações da linha (Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) transportaram mais de 540 milhões de pessoas.

Trafegar pela Linha 4-Amarela tem sido uma experiência positiva para a maioria deles. A comprovação vem dos números de atendimento da Ouvidoria da ViaQuatro: das 1.590 manifestações recebidas em média por mês, em 2014, apenas cerca de 80 referem-se a reclamações. Esse número representa 0,00047% dos 17 milhões de passageiros transportados mensalmente.

Mas, para muitos de seus passageiros, a experiência foi especial. Tornar conhecidas as histórias de alguns personagens dessa trajetória é o objetivo do projeto Era uma vez... na Linha 4-Amarela, idealizado para marcar os três anos de operação comercial plena daquela que é considerada uma das mais modernas linhas de metrô do mundo.

Era Uma Vez...

O projeto Era Uma Vez... na Linha 4-Amarela será lançado nesta quinta-feira, 16 de outubro, com uma série de iniciativas que mostram a importância do usuário na construção da trajetória de sucesso da ViaQuatro. Pessoas que, de alguma forma, ajudam a ilustrar que a política de atendimento da concessionária tem como foco principal a satisfação de seus clientes usuários.

O resultado desse desafio está em uma coletânea de experiências marcantes, relatadas no formato de crônicas pela jornalista Laura Capriglione. Os textos podem ser lidos na íntegra no hotsite especialmente montado para hospedar essas histórias
(www.viaquatro.com.br/eraumavez). Nesse endereço eletrônico, é possível ainda conhecer um pouco mais sobre o projeto, assistir aos vídeos e conferir a galeria de imagens dos personagens. O link pode ser acessado a partir de 16 de outubro.

Os textos contam histórias como a do engenheiro Ivan, cuja experiência começou com uma reclamação na Ouvidoria e terminou com uma contribuição inestimável à mobilidade urbana. Ou o casal de noivos Meyre e Leandro, que buscava fugir do óbvio na produção de fotos de seu casamento. Ou, ainda, da jovem Patrícia, que encontrou na Linha 4-Amarela o melhor atalho para o nascimento de seu filho. Finalmente, pessoas como o irlandês Nigel, que veio ao Brasil para a Copa e voltou maravilhado com o tipo de atendimento que recebeu por aqui.

Quem utiliza a Linha 4-Amarela no dia a dia também terá a oportunidade de conhecer o projeto. Uma exposição de painéis com textos, fotos e frases dos personagens estará aberta à visitação nas Estações Luz e Faria Lima, de 16 de outubro a 14 de novembro. No mesmo período, os monitores de TV instalados nos trens, estações e plataformas também vão exibir vídeos com animações em formato 3D sobre o projeto Era Uma Vez.... na Linha 4-Amarela.
Números expressivos

Para transportar mais de 700 mil passageiros por dia útil, os 14 trens da primeira linha de metrô da América Latina a operar de forma totalmente automatizada percorreram, nesses três anos, mais de 6,6 milhões de quilômetros, equivalente a 17 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Foram realizadas 682,8 mil viagens de trem, equivalentes a 99,4% das 686,9 mil viagens programadas para o período, resultado que representa 3,7 viagens canceladas por dia. Nos horários de pico, a disponibilidade dos trens ofertados alcançou índice de 100%.

Embora a operação comercial plena tenha começado em 2011, a trajetória bem-sucedida da ViaQuatro teve início em 2006, quando foi celebrado o primeiro contrato de Parceria Público-Privada do país. Além de conquistar o reconhecimento do público, a primeira empresa privada a operar uma linha de metrô em São Paulo já foi premiada internacionalmente graças a seu eficiente modelo de gestão. Em 2013, a Linha 4-Amarela foi a única do setor de transporte a ser escolhida entre os melhores projetos de PPP da América Latina e Caribe pelo IFC (Internacional Finance Corporation), entidade financeira ligada ao Banco Mundial.

Todos esses fatores - o bem-sucedido modelo de gestão do negócio, a filosofia de atendimento, a tecnologia inovadora, os indicadores de eficiência e de produtividade da empresa - têm tornado a ViaQuatro referência internacional. Em 2013, recebeu a visita de mais de dez delegações do exterior, como Estados Unidos, Holanda, Turquia, França, Índia, Chile e Peru, interessadas em conhecer a bem-estruturada atuação da concessionária.
Serviço - Projeto Era Uma Vez... na Linha 4-Amarela

Exposição simultânea nas Estações Luz e Faria Lima (área paga), de 16 de outubro a 14 de novembro

Vídeos no formato 3D em todos os monitores dos trens, estações e plataformas da Linha 4-Amarela, a partir de 16 de outubro


Crônicas, fotos e vídeos no hotsite: http://www.viaquatro.com.br/eraumavez/

Inauguração da nova estação em Suzano fica para o ano que vem

De acordo com secretário de Transportes Metropolitanos, cerca de 70% das obras da nova estação da CPTM já estão concluídas

Previsão era de entrega para o mês de novembro, mas problemas com desapropriações alteraram a data

A inauguração da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Suzano sofrerá mais um atraso. A última previsão era que as obras fossem entregues em novembro deste ano.

No entanto, durante visita a Mogi das Cruzes, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou que a construção será concluída no final do primeiro semestre de 2015. De acordo com o secretário, atualmente a nova estação está 70% concluída.

Fernandes afirmou que o atraso na entrega da estação de Suzano é justificado por entraves relacionados à desapropriação de áreas. "Ficamos encalacrados com três áreas. Havia um posto de gasolina que pediu um fundo de comércio e o juiz não queria dar emissão de posse. Propusemos pagar o valor da área e discutir o fundo de comércio a parte, mas isso não foi entendido por um juiz local. Por isso, tivemos que recorrer à segunda instância. Foram muitos meses, 9, 10 ou 11 meses. As áreas também eram descoladas uma da outra, assim não conseguíamos avançar com a obra", esclareceu.

De acordo com Fernandes, as escadas rolantes e elevadores que serão instalados na nova estação já foram adquiridos. Ele lembrou ainda que depois de concluída, a estação passará no segundo semestre de 2015 a receber a baldeação que hoje é realizada em Guaianases. A linha 12-Safira também será estendida até o ponto. Com isso, o número de usuários deve aumentar. Atualmente, 30 mil pessoas passam pela estação, com a interligação com a linha 12 esse número deve saltar para 45 mil passageiros por dia. A estação foi projetada para comportar 70 mil usuários diariamente.

As estações de Poá e Ferraz de Vasconcelos que também estão em obras, devem ser inauguradas no primeiro semestre de 2015.

Fonte: DAT
Luana Nogueira
De Mogi

Por falta d'água, estação Brás fecha banheiros

Também tem faltado água na rede de transportes sobre trilhos da cidade de São Paulo. Na manhã de quarta-feira, 15, a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo percorreu 11 estações do Metrô e apurou que ao menos no Brás - parada compartilhada com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) -, na região central da cidade, faltou água.

Uma placa colocada na frente dos sanitários masculino e feminino da estação, no piso térreo, perto da entrada pelo Largo da Concórdia, indicava que o funcionamento dos banheiros ocorria de forma "parcial", em decorrência de "falha na rede de distribuição".

Um funcionário afirmou que o problema atingia principalmente o sanitário feminino, na porta do qual formava-se uma grande fila.

"É terrível essa situação. Uma estação tão grande assim ficar sem um banheiro disponível?", disse a auxiliar de limpeza Miriam Severina da Silva, de 51 anos. "Vou ter de procurar um banheiro na rua."
Ela contou que na cidade onde mora, Guarulhos, na Grande São Paulo, já enfrenta falta d’'água em casa há dias. "Depois das 13h, quase não chega nada, por isso a gente tem de armazenar em baldes."

Por meio de nota enviada ainda de manhã, o Metrô informou que "todos os sanitários públicos das estações metroviárias estão abertos e funcionando".

A empresa, que, assim como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é gerenciada pelo governo do Estado, não comentou a situação da Estação Brás.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo também esteve nos terminais rodoviários do Jabaquara, na zona sul, e do Tietê, na zona norte. O abastecimento de água nesses dois pontos era normal, de acordo com os funcionários.

Fonte: Exame

13 de outubro de 2014

Estação Sé do Metrô ganha wi-fi gratuito

Projeto piloto será implantado em mais cinco estações até o final do ano

Os usuários da estação Sé podem contar com um novo serviço gratuito de internet sem fio: são as WiFi Zones implantadas pelo Metrô de São Paulo esta semana.

Ao todo, serão 75 áreas de acesso distribuídas por todas as estações da rede de metrô até dezembro 2015. No mezanino da Sé, já estão disponíveis dois locais onde os usuários podem se conectar gratuitamente. As áreas estão identificadas com adesivos e placas e ficam ao lado do vão central, atrás das escadas de embarque no sentido Jabaquara e antes das escadas de embarque no sentido Tucuruvi.

 

Para usar o serviço, o usuário deve pesquisar a rede "wifi_metro_sp" e cadastrar seu e-mail. Após aceitar o "Termo de Condições de Uso", estará habilitado a usar a internet. 

 

A conexão vai atender inicialmente 200 usuários simultaneamente, com capacidade de expansão. Cada pessoa poderá utilizar a rede por no máximo 20 minutos, com intervalos de 15 minutos.

O tempo permitido de conexão é superior, por exemplo, ao que é disponibilizado pelos metrôs do Rio de Janeiro (15 minutos, duas vezes ao dia) e de Tóquio (15 minutos, cinco vezes ao dia).

Até o final deste ano, o serviço estará disponível em mais cinco estações da rede metroviária paulista com maior movimento de passageiros.

 

Metrô

10 de outubro de 2014

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste fim de semana, 11 e 12 de outubro, a CPTM prosseguirá com as atividades de implantação de obras e serviços de manutenção em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus, em razão de obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus, com parada na Estação Pirituba para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de ¬¬21 minutos entre Luz e Palmeiras-Barra Funda e de 30 minutos entre Perus e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Domingo: das 9h às 19h, haverá serviços de manutenção nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio será de 10 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Presidente Altino e Cidade Universitária; e das 4h às 10h, entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. O intervalo será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 17h, ocorrerá manutenção nos equipamentos de via permanente e na passarela metálica no trecho entre as estações Mauá e Guapituba. Também haverá intervenções nos equipamentos de via próximo da Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Domingo: das 4h às 22h, será feita manutenção nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes. O intervalo médio será de 15 minutos na linha.

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido a intervenções nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente e as obras de segregação da MRS. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.

Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. Também haverá conexão entre as estações Ferraz de Vasconcelos [Linha 11] e Itaquaquecetuba [Linha 12] com parada na Estação Poá [Linha 11] para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado e domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, haverá obras no sistema de rede aérea entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

9 de outubro de 2014

Pane afeta circulação de trens na Linha 4 do Metrô

Um "problema técnico" na Estação Paulista faz os trens da Linha 4-Amarela, operada pela concessionária privada ViaQuatro, operarem com velocidade reduzida na manhã desta quinta-feira, 9.

Com isso, há superlotação das plataformas e composições.

A ViaQuatro não sabia informar que horas a pane teve início, mas usuários da Linha 4 reclamavam dos transtornos, pelo Twitter, desde por volta das 8h45.

Quando procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da empresa tampouco divulgou as causas da falha.

Fonte: Veja SP
Foto: FERNANDO MORAES

8 de outubro de 2014

Ação de dois heróis evita tragédia no metrô de SP

Metrô de São Paulo, 9h50 desta quarta-feira (8). O trem para, de repente, entre as estações Santana e Carandiru. As luzes se apagam, e o ar-condicionado é desligado.

Um, dois, três minutos se passam, até que uma mulher bem vestida e com aparentes 40 anos de idade passa correndo pela chamada passarela de emergência, um corredor estreito que fica entre os trilhos e a grade de proteção; nesse trecho da linha azul do metrô, os trens circulam em um elevado, passando por cima de uma avenida que liga a zona norte ao centro da cidade.

Jaqueta marrom, botas pretas e bolsa e sacola plástica na mão, a mulher para de correr e se volta para a grade. Agora está sob o olhar dos passageiros do trem parado, onde está a reportagem da Folha, e de pedestres e motoristas, lá embaixo, na avenida.

Um desses pedestres é o mineiro Altamiro de Souza, 52, motorista desempregado e que caminhava pela avenida Cruzeiro do Sul.

"Eu vi que ela estava correndo lá em cima, e comecei a gritar pra voltar. Quando ela parou e olhou pra baixo, corri pro meio da avenida e parei o trânsito", afirma o motorista desempregado, natural de Teófilo Otoni.

"Não pula, não pula, Jesus te ama", gritava Souza.

A mulher, desorientada, desce da passarela e agora já anda em cima dos trilhos, devidamente desligados (ou desergenizados).

ENCOSTO

No vagão em que está a reportagem, uma senhora de aproximadamente 60 anos começa a chorar: "Meu Deus, o que será que está passando pela cabeça dessa mulher".

Um outro passageiro parece preocupado com o horário: "Esse tipo de encosto é que atrasa a nossa vida".

A mulher começa a correr de volta para a estação Carandiru assim que percebe a aproximação, pelos trilhos, de um grupo de seguranças a partir de Santana. Um deles é o paulistano José Beserra, 58, há pouco mais três décadas nesse mesmo serviço no metrô.

De uniforme preto e debaixo do forte sol da manhã, ele enfim se aproxima. O temor é que ela se jogue lá de cima a qualquer momento. E, na cabeça dele, passa um filme de 15 anos atrás, quando atuava na antiga estação Ponte Pequena (hoje Armênia) e salvou uma mulher que acabara de se jogar no rio Tamanduateí.

A mulher, agora, já está do lado de fora da grade. Pode cair a qualquer momento. Fica lá poucos segundo, até voltar para uma área segura. "Quando me aproximei da mulher, usei toda a minha experiência. Quando ela abaixou a cabeça [e voltou para uma área segura], dei o bote e a segurei", disse, emocionado e ainda bastante suado, enquanto era atendido pelo serviço médico do metrô por causa ferimento na canela causada na hora do bote.

"Isso aqui [machucado] não é nada. Estou feliz, é uma vida salva."

Já com a canela enfaixada, ainda numa salinha da estação Carandiru, Beserra recebe um forte abraço do mineiro Souza, aquele que quase perdeu a voz para que a mulher não se jogasse no meio da avenida.

Folha de São Paulo

Metrô deve inaugurar estação na linha 4 neste mês

O Metrô de São Paulo já recebeu a licença ambiental que permite a abertura da estação Fradique Coutinho, da linha 4-amarela. Com isso, a empresa afirmou que as operações estão previstas para começar ainda neste mês de outubro, embora a data exata ainda não tenha sido definida.

A licença ambiental era o último documento necessário para a abertura da estação, segundo a assessoria do Metrô, e foi entregue pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) no último dia 30. A publicação no "Diário Oficial" do Estado, no entanto, aconteceu na terça-feira (7).

As últimas estações inauguradas na linha 4-amarela foram Luz e República, em setembro de 2011, o que concluiu a primeira fase de obras da linha. Depois disso, apenas a estação Adolfo Pinheiro, da linha 5-lilás, foi inaugurada, em fevereiro deste ano.

A segunda fase de obras da linha 4-amarela teve início no ano passado, para construção de cinco novas estações: Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

A linha 4 é a primeira da rede metroviária paulista operada pela iniciativa privada –pela ViaQuatro. Foi durante a construção de parte da linha que houve o desabamento do canteiro de obras, provocando a morte de sete pessoas em janeiro de 2007 e abrindo uma cratera no local.

A obra da futura estação de metrô em Higienópolis, bairro nobre da cidade, também deve começar até o fim deste ano. O processo de desapropriação de imóveis foi iniciado. A estação da linha 6-laranja ficaria inicialmente na avenida Angélica, uma das principais vias do bairro.

Fonte: Folha de São Paulo

PAC atrasa obras na estação CPTM Ribeirão Pires

O início das obras da nova estação de trem de Ribeirão Pires, projetada para dezembro do ano passado, não tem data para começar. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a liberação de recursos do PAC da Mobilidade no processo licitatório impedem a definição do certame.

O valor estimado para a construção é de R$ 77,2 milhões e virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra tem previsão de duração de 30 meses, a partir da assinatura do contrato.

A nova estação Ribeirão Pires será construída ao lado do Terminal Municipal de Ônibus e prevê a ligação entre os dois modais, por meio de passarela para pedestres. A edificação terá plataformas cobertas, escadas rolantes e itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas, além de banheiro público comum e exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Repórter Diário

Estação Fradique Coutinho já pode ser inaugurada

Após diversos atrasos, Metrô recebeu o último aval necessário para abrir a parada da Linha 4-Amarela

Antes prevista para ser inaugurada no fim de setembro, a estação Fradique Coutinho, da linha 4-Amarela do Metrô, recebeu o último aval que precisava para ser aberta. O governo afirma que a licença ambiental de operação (LAO), emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, foi publicada na terça-feira (7) no Diário Oficial, apesar de ter sido lançada no dia 30 de setembro.

Trabalhadores que estão com a mão na massa desde 2005 poderão se deleitar com a estação pronta para ser entregue. Mesmo que a gestão de Geraldo Alckmin ainda não tenha uma data exata para o funcionamento pleno, a parada está praticamente pronta. Quem a atravessa dentro dos metrôs pode vê-la concluída, além do lado de fora também estar só esperando o corte de fita.

Inicialmente, a previsão era que a abertura fosse em 2010, mas vários fatores adiaram em 4 anos a entrega. Segundo o Estado de S. Paulo, o Metrô atribuiu a culpa pelo atraso ao desmoronamento do canteiro de obras da Estação Pinheiros, na mesma linha, que ocasionou a morte de 7 pessoas em 2007.

A ViaQuatro, responsável pela operação da Linha 4-Amarela, já vem realizando testes para abrir a estação.

Em andamento/ Fora a Fradique Coutinho, a Linha 4-Amarela do Metrô ainda tem outras 4 estações em andamento: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.

Fonte: Diário de São Paulo

7 de outubro de 2014

Trem é recolhido após alavanca ser acionada

Composição segui da estação Paulista para a estação Faria Lima; passageiro relatou ter visto fumaça do lado de fora de vagão

 

Um trem que seguia da estação Paulista para a estação Faria Lima, na linha 4 Amarela do metrô de São Paulo, teve que ser esvaziado e recolhido no final da noite de segunda-feira (6), após um usuário acionar uma das alavancas de emergência.

 

Um ouvinte da BandNews FM relatou que o trem em que estava parou após uma fumaça ser vista do lado de fora da composição, mas que aparentemente não era nada grave.

 

A concessionária ViaQuatro afirma que nenhum funcionário percebeu a fumaça e que o trem teve que ser recolhido após o acionamento, sem justificativa aparente do sistema de emergência.

 

As operações na Linha Amarela foram encerradas à meia noite e retornam às 4h40 desta terça-feira (7).

 

Band

 

5 de outubro de 2014

Wi-Fi gratuito já funciona na Estação Sé do Metrô de SP

O Metrô de São Paulo anunciou ontem a conclusão da primeira ‘WiFi Zone’, na Estação Sé. No mezanino da estação, já estão disponíveis dois locais onde os usuários podem se conectar gratuitamente.

Até o final do ano, mais cinco estações devem contar com o serviço. Ao todo, serão 75 áreas de acesso distribuídas por todas as estações da rede de metrô até dezembro 2015.

Na Sé, as chamadas ‘WiFi Zones’ estão identificadas com adesivos e placas e ficam ao lado do vão central, atrás das escadas de embarque no sentido Jabaquara e antes das escadas de embarque no sentido Tucuruvi.

Para usar o serviço, o usuário deve pesquisar a rede “wifi_metro_sp” e cadastrar seu e-mail. Após aceitar o “Termo de Condições de Uso”, estará habilitado a usar a internet. 

A conexão vai atender inicialmente 200 usuários simultaneamente, com capacidade de expansão. Cada pessoa poderá utilizar a rede por no máximo 20 minutos, com intervalos de 15 minutos.

O tempo permitido de conexão é superior, por exemplo, ao que é disponibilizado pelos metrôs do Rio de Janeiro (15 minutos, duas vezes ao dia) e de Tóquio (15 minutos, cinco vezes ao dia).

Revista Ferroviária