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ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de novembro de 2014

Novas estações do Metrô recebem conexão WiFi

Paraíso, Vila Prudente e Tamanduateí do Metrô receberam o benefício, que já foi instalada na Sé

Na sexta-feira (28), as estações Paraíso - da Linha 1-Azul também, Vila Prudente e Tamanduateí, da Linha 2-Verde do Metrô, ganharam áreas com WiFi gratuito. Em outubro, a estação Sé, da Linha 3-Vermelha, já tinha recebido o benefício.

Na estação Paraíso, a conexão gratuita com a internet fica próximo da Sala de Segurança Operacional (SSO), na plataforma 1, sentido Tucuruvi. Na Vila Prudente, os sinais estão no piso da futura integração com o monotrilho. 

Enquanto na Tamanduateí, o WiFi está na área de integração do Metrô com a CPTM.
As áreas estão identificadas com placas e o usuário deve pesquisar a rede "wifi_metro_sp" para se conectar. Cada pessoa pode utilizar a rede por até 20 minutos com intervalo de 15 minutos.

A conexão englobará 200 usuários simultaneamente.

Diário de São Paulo 

28 de novembro de 2014

Passageiros reclamam de interrupção da linha 7 da CPTM nos fins de semana

A alteração na circulação da Linha 7 – Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nos fins de semana tem gerado reclamações entre os usuários. Desde setembro de 2012, alguns trechos são interrompidos para obras de modernização e reparo das vias.

 

Ao sair para trabalhar ou passear, é comum encontrar algumas estações fechadas.  Como alternativa, os passageiros precisam recorrer ao sistema de ônibus PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência). No entanto, o itinerário não é o mesmo que o do trem e faltam paradas em alguns trechos.

 

Entre as estações Barra Funda, região oeste, e Perus, na zona norte, quem recorre ao ônibus conta apenas com uma opção de parada em Pirituba. Para ter acesso a Água Branca, Lapa, Piqueri, Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora é preciso fazer uma conexão por conta própria, com aumento do tempo e o custo da viagem.

 

É o caso do vigia José Roberto dos Santos, 43. Em dias normais, ele costuma levar 45 minutos da zona leste até a estação Piqueri. Aos domingos, já chegou a gastar o triplo do tempo.

 

“Como o ônibus não para na estação, pego mais um e gasto R$ 4,65 e não os R$ 3 de sempre”, diz. Ele não percebe melhorias na linha e aponta problemas como as inundações em um trecho próximo da estação Piqueri.  “Já molhei roupas e sapatos ali”, afirma.

 

A linha Rubi atende 465 mil pessoas da capital e de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, municípios da Grande São Paulo. Aos domingos, são 128 mil passageiros.

 

O porteiro Márcio Barbosa, 29, prefere não pagar ônibus extra. “Fico bem na frente e explico ao motorista que preciso descer no caminho”. Segundo ele, a maioria entende, mas alguns alegam problemas com os fiscais e não param. “Vejo muita discussão feia”, garante.

 

Para o estoquista Elvis Alves, 22, e a assistente Cláudia Malmagro, 16, a troca do trem pelo ônibus atrapalha bastante. Segundo eles, após um passeio com o sobrinho, a volta para casa se torna cansativa.

 

No dia 2 de novembro, o Mural testou o funcionamento do ônibus PAESE entre as estações Barra Funda e Perus. Ao questionar sobre como descer durante o trajeto, recebeu informações diferentes. Um fiscal na Barra Funda disse que bastava falar com o motorista. Contudo, em Pirituba, outro funcionário disse que precisava autorizar o motorista a parar e pediu ao passageiro que entrasse pela porta da frente, para ficar próximo ao condutor.

 

A CPTM estima concluir as obras na linha entre 2015 e 2016. A companhia admite haver “incompatibilidade da rota viária com o local das estações” e que se os ônibus pararem em todas as estações, o tempo será muito longo.

 

Além disso, a empresa diz solicitar que a SPTrans oriente os motoristas a permitir o desembarque em outros pontos informados pelos passageiros, mas apenas se estiver “no traçado dos ônibus e que os pontos de parada sejam homologados pela EMTU e/ou SPTrans”.

 

A SPTrans informou que para alterar a rota de atendimento, a CPTM deverá enviar uma solicitação formal de alteração no convênio firmado entre as empresas, que atualmente prevê paradas apenas nas estações determinadas.

 

Sidney Pereira, 58, é correspondente de Vila Maria

@sidneypereira00

sidneypereira.mural@gmail.com

 

Folha  de SP

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste final de semana, 29 e 30 de novembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. No domingo, em razão do vestibular da Fuvest, os serviços serão realizados nas linhas 7-Rubi, 8-Diamente, 11-Coral e 12-Safira, após o início das provas do vestibular. Confira a programação e antecipe a sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, em razão de intervenções no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Pirituba e Caieiras, onde haverá parada para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de ¬¬12 minutos entre Luz e Pirituba de 20 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 

Domingo: das 13h às 19h, os trabalhos no sistema de rede aérea estarão concentrados nas proximidades da Estação Franco da Rocha. O intervalo médio será de 12 minutos entre Luz e Caieiras e 24 minutos entre Caieiras e Francisco Morato. 

Das 13 às 21h, ocorrerão obras nos equipamentos de via permanente entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos na extensão da Linha 7.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno] 

Domingo: das 21h30 até meia-noite, haverá intervenções na via permanente entre as estações Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz-Guaianazes] 

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Luz e Brás. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes] 

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido a intervenções nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente e das estações que estão em reconstrução. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes. 

Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. 

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana] 

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo:das 14h até meia-noite, os serviços nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente estarão concentrados nas proximidades da Estação USP Leste. O intervalo médio será 25 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

27 de novembro de 2014

Fãs se aglomeram na estação Paraíso para ver Cat Power

Cantora americana fez um show surpresa no Metrô de São Paulo na tarde desta quinta-feira, 27

Centenas de fãs se aglomeraram na estação Paraíso do Metrô, em São Paulo, para assistir ao show surpresa da cantora norte-americana Cat Power na tarde desta quinta-feira, 27.

A apresentação foi anunciada nas páginas oficiais da artista nas redes sociais.

O pocket show acústico foi realizado na própria plataforma de desembarque no sentido Tucuruvi e durou cerca de 30 minutos. Apesar de reunir um bom número de pessoas, a performance de Cat não chegou tumultuar o ambiente.

No repertório, sucessos como Metal Heart e uma versão especial do clássico Satisfaction, dos Rolling Stones."Vocês são ótimos. Foi um prazer tocar para vocês. Nos vemos novamente neste fim de semana", disse a cantora.

A acústica do local não contribuiu muito e quem ficou mais ao fundo do palco não conseguiu ouvir a voz da cantora. "Acho válido esse tipo de iniciativa. Embora eu não saiba quem é ela, a música ajuda a acalmar o ímpeto feroz da multidão no horário de pico", disse o administrador de empresas Ricardo Santos Villela, 32.

O show da tarde desta quinta-feira faz parte do projeto de divulgação do Popload Festival, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro em São Paulo. Além de Cat Power, o evento conta ainda com Tame Impala, Lumineers e Icona Pop. Também tocam os brasileiros Rodrigo Amarante, Marcelo Jeneci e a banda Boogarins.

Em 2014, prestes a comemorar 20 anos de carreira, Charlyn Marie Marshall - nome verdadeiro de Cat Power - lançou a música I Wish I Was Here com o grupo inglês Coldplay, para o filme homônimo dirigido por Zach Braff. A cantora se apresentou na primeira edição do festival no ano passado e, apesar do atraso de mais de uma hora, agradou o público com as canções de seu nono álbum, Sun.

Estadão

Metrô de SP veta anúncio de livro sobre black blocs

O Metrô de São Paulo vetou a publicidade de um livro sobre a tática Black Bloc. A publicidade, paga pela Geração Editorial, responsável pela publicação, ficaria em cartazes afixados nos vagões dos trens.

Um dos autores de "Mascarados - A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc", o jornalista e blogueiro Bruno Paes Manso, afirmou que a leitura a respeito do livro feita pelo Metrô, que é controlado pelo governo do Estado, é "equivocada".

"O livro não faz apologia dos black blocs. Ele procura mostrar o superdimensionamento dado a esses garotos, desmistificá-los e explicá-los para a sociedade", afirmou Paes Manso.

No auge dos protestos de junho de 2013, estações do Metrô foram alvo de quebra-quebra na região da Avenida Paulista.

A Geração Editorial contrataria 20 sancas, como são chamadas as peças de publicidade, nos vagões das Linhas Vermelha e Verde - o dobro do mínimo exigido pelo Metrô.

Cada uma delas mede 112 centímetros por 30 cm e custa R$ 266. A editora gastaria R$ 5.320 por um mês de exposição.

No dia 19, porém, a Geração recebeu um e-mail do Metrô dizendo que o layout não havia sido aprovado.

A editora respondeu a mensagem e mais tarde recebeu a ligação de um funcionário do Metrô dizendo que não adiantaria mandar outra arte, já que o problema era com o tema do livro.

"Para nossa surpresa, disseram que não veiculariam o anúncio porque ele incitaria a violência. Não vou chamar de censura. Foi um erro de avaliação", disse Luiz Fernando Emediato, diretor da Geração.

Para ele, o livro é apenas uma reportagem sobre o tema em que todos os lados - incluindo a Polícia Militar - são ouvidos. O "excesso de zelo" e a "avaliação equivocada" teriam motivado a decisão do Metrô, disse o editor.

Desacordo

O Metrô informou, por meio de nota, que "reprovou única e exclusivamente o layout da peça publicitária da Geração Editorial por estar em desacordo com o artigo 20 de seu regulamento de mídia (Remídia)".

O texto veta mensagens que "infrinjam a legislação vigente, atentem contra a moral e os bons costumes, tenham temas de cunho religioso ou político-partidário". O regulamento ainda proíbe anúncios "que possam suscitar comportamentos inadequados".

A empresa alegou que "é errado" acusá-la de "censura ou veto ao livro". Segundo a companhia, a avaliação feita pela área de negócios se restringe apenas à peça publicitária.

O texto também informou que "os anunciantes dos espaços publicitários do Metrô têm pleno conhecimento do regulamento".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

26 de novembro de 2014

Linha 4-Amarela do Metrô terá vagões e estações com decoração natalina

Vagões serão adesivados e receberão iluminação especial.
Banco Santander realiza campanha 'Natal em Movimento'.

Os vagões da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo vão ganhar decoração natalina a partir desta segunda-feira (1º). Um dos 14 trens que circulam pelo trajeto entre Luz e Butantã será adesivado e receberá iluminação especial.

A campanha “Natal em Movimento”, organizada pelo Banco Santander, também levará painéis digitais interativos com projeção em realidade aumentada às sete estações da linha: Luz, República, Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã.

Nos finais de semana, um papai noel vai circular pelas estações da Linha 4. Segundo o vice-presidente de marketing do banco, Marcos Madureira, a ação é "um presente acessível a toda a população de São Paulo".
O Santander informa que "haverá um cuidado especial para não prejudicar a movimentação dos passageiros". As estações na Linha 4-Amarela ficarão decoradas até o dia 25 de dezembro.,


G1

Prefeitura de SP estuda reajustar a passagem de ônibus para R$ 3,40

Aumento no valor da tarifa passa a valer a partir de janeiro de 2015.

Com reajuste, subsídio da Prefeitura vai cair para R$ 1,4 bilhão.

A Prefeitura de São Paulo estuda reajustar o valor da tarifa dos ônibus municipais da capital paulista a partir de janeiro de 2015 para R$ 3,40, segundo estudos da São Paulo Transportes (SPTrans). O anúncio do aumento deve ser feito no fim de dezembro.

Com o reajuste, o valor do subsídio que a Prefeitura paga às empresas de transporte urbano cai do atual R$ 1,6 bilhão para R$ 1,4 bilhão ao ano, de acordo com dados da administração municipal. Se o reajuste não for aplicado, a Prefeitura terá que pagar R$ 2 bilhões para subsidiar o valor das passagens.

Em junho de 2013, o prefeito Fernando Haddad (PT) revogou o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 3,20 e manteve o preço da passagem nos atuais R$ 3 após uma série de protestos, organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL), contra o aumento. A tarifa está congelada desde 2011.

De acordo com o estudo, se fosse levado em conta somente a inflação acumulada no período, a tarifa seria reajustada em R$ 3,75. No entanto, esse valor pesaria muito no bolso dos usuários do transporte público e poderia gerar uma nova onde de protestos.

Na tentativa de diminuir o impacto nas finanças dos passageiros, a previsão é que o preço não seja superior a R$ 3,50.

Duas medidas podem contribuir para diminuir os custos dos cofres públicos com o subsídio: a primeira é a sanção da presidente Dilma Rousseff do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com a União e alivia a situação fiscal desses entes da federação. Com a lei vigorando, o município de São Paulo recuperaria a médio e longo prazo a possibilidade de fazer novos empréstimos.

Auditoria vai influenciar

A segunda medida depende da conclusão da auditoria sobre o sistema de transporte público de São Paulo, realizado pela consultoria Ernst & Young, que deve ser entregue no dia 10 de janeiro.

A auditoria foi realizada após os protestos contra o aumento das passagens, para examinar as planilhas de custos e de remuneração das empresas de ônibus. Com os dados em mãos, a Prefeitura pretende realizar uma nova licitação mais equilibrada do sistema.

Subsídio

Atualmente, 70% do valor da passagem é custeada pelos passageiros; 10% do valor são custeados pelos empresários do setor e 20% pelo poder público, ou seja, pela Prefeitura através de subsídios.

Em 2012, as empresas de ônibus receberam cerca de R$ 1 bilhão em subsídios. Em 2013, com o lançamento do Bilhete Único Mensal, a contrapartida para o sistema de ônibus foi de R$ 1,25 bilhão. E, neste ano, foi gasto R$ 1,6 bilhão.

G1

25 de novembro de 2014

'Problema técnico' afeta circulação da Linha 4-Amarela por 40 minutos

Um "problema técnico" afetou a circulação dos trens da Linha 4-Amarela, operada pela concessionária privada ViaQuatro, no início da noite de ontem, segunda-feira (24), em São Paulo (SP). A linha operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações das 18h30 às 19h10.

 

A assessoria de imprensa da ViaQuatro não soube explicar o motivo do problema, mas garantiu que a circulação dos trens já tinha sido normalizada. "O usuário da plataforma demora um pouco mais para sentir essa normalização", disse a assessoria ao justificar às multidões nas estações.

 

No Twitter, alguns usuários notificaram o problema na Linha 4-Amarela. Pedro Lima (‏@pedroslima) disse que o trem em que estava foi até a estação Luz, não abriu a porta e voltou para o túnel, sem qualquer notificação do que estava acontecendo.

 

Metrô da linha amarela foi na luz não abriu a porta e voltou para o túnel e aqui estamos aguardando ele anunciar que não há strings nele.

— Pedro Lima (@pedroslima)

 

Relato similar foi feito por Uedinha (‏@uedagrill), que disse que um trem da Linha Amarela teria chegado na estação Luz, a porta da plataforma teria aberto, mas a da composição não.

 

metrô linha amarela na luz o trem veio, abriu a porta da plat. mas não abriu do trem. começou a ir embora com todos quando parou pela metade.

— Uedinha (@uedagrill)

24 de novembro de 2014

Homem cai na linha do metrô e passageiros têm que desembarcar do trem fora da plataforma

O funcionamento das linhas teve que ser paralisado por cerca de 20 minutos

 

Um usuário do metrô caiu na linha do trem na estação do Brás na tarde de ontem, domingo (23). A estação da linha Vermelha teve que suspender o funcionamento por cerca de 20 minutos.

 

Os passageiros que estava no trem que chegava à estação tiveram que descer na passarela, fora da plataforma.

 

Ainda não há informação sobre o que causou o acidente e nem a condição de saúde do usuário.

 

 

R7

CARLA CARNIEL/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

23 de novembro de 2014

Grande ABC representa 7% dos usuários de trens

“A literatura acaba sendo minha principal companheira durante todo o trajeto”. Assim começa a descrição do cotidiano da cantora lírica Yvy Szot, 18 anos. Moradora de São Bernardo, a jovem, que está se preparando para a apresentação do musical A Danação de Fausto, na Sala São Paulo, na próxima semana, é um dos 204 mil passageiros que embarcam diariamente nas estações de trem da Linha 10 – Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no Grande ABC.

Se for levada em consideração a média de 2,8 milhões de usuários transportados diariamente por todas as estações da CPTM, os moradores do Grande ABC representam 7% do total.

Após sofrer no ano passado queda de 11,26% em sua média diária de usuários transportados, a Linha 10, que atende cinco municípios da região, caminha para fechar 2014 com montante de passageiros superior ao de 2013, quando teve média de 348,2 mil usuários por dia no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Brás. Segundo a CPTM, até a primeira quinzena deste mês, a média diária de passageiros que percorreram o trecho girava em torno dos 354 mil, número 1,67% superior ao ano anterior.

Os usuários que embarcam em uma das estações do Grande ABC representam 58% do total que utiliza a linha. Só para se ter uma base, o número de passageiros transportados na região é superior a quantidade de moradores de São Caetano e Rio Grande da Serra juntos, de acordo com dados populacionais divulgados em 2013 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Uma dessas usuárias diárias é a atendente de fast-food Fernanda Aguiar da Silva Santos, 18, que embarca todas as manhãs na Estação Guapituba, em Mauá. “É o meio mais rápido para chegar ao trabalho. Pego o trem por volta das 11h e retorno às 21h. Sempre está lotado”, relata a jovem, que usa o tempo de ida para se maquiar. “Saio rápido de casa. Já de noite volto tão cansada que sento no chão.”

Apesar de possuir automóvel, o advogado Luiz Gustavo, 32, é outro que prefere usar o meio de transporte. O profissional, que tem um escritório na Avenida Paulista, na Capital, justifica a escolha pela otimização do tempo. “De trem gasto cerca de 45 minutos fazendo integração com o Metrô. Já de carro, gastaria cerca de 1h30 para chegar ao trabalho.”

Mas há quem use o transporte também para diversão. Desempregada, Eliane Jesus dos Santos, 31, aproveitou o feriado prolongado para viajar de trem. “Geralmente uso para ir ao médico, mas dessa vez vou para a rodoviária. Hoje é dia de praia!”

Modernização deve atrair mais gente

Com o objetivo de oferecer infraestrutura melhor e atrair cada vez mais usuários, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) investe na modernização de suas estações no Grande ABC. Com arquitetura moderna, os projetos das novas estações contemplam a readequação funcional para comportar maior volume de passageiros.


As novas estações vão dispor de plataformas totalmente cobertas e com todos os itens de acessibilidade. Alguns dos projetos vão ser feitos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, como é o caso das estações de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba, Prefeito Saladino e Utinga, e aguardam a liberação dos recursos por parte do governo federal para publicar os editais de contratação das obras de reforma.


Em relação às estações São Caetano e Mauá, a abertura das licitações está prevista para o primeiro semestre do próximo ano, de acordo com a CPTM. No caso de Santo André e Capuava, em maio a companhia contratou empresa para elaborar os projetos básico e executivo.

“Acredito que as reformas vão otimizar ainda mais o trajeto. Além disso, não vejo a hora de sair o metrô da região (Linha 18 - Bronze)”, relata a moradora do Baeta Neves, em São Bernardo, Ivy Szot. Atualmente, ela pega um ônibus até Santo André para depois iniciar seu trajeto via linha férrea até a Capital.

Aplicativos para celular otimizam o tempo gasto na viagem

Cerca de uma hora é o tempo gasto por moradores do Grande ABC dentro de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Mas afinal, o que fazer durante a viagem?

Uma das opções fica por conta dos aplicativos de celulares. A auxiliar de primeira infância Thais de Souza Santos, 27 anos, é uma adepta da tecnologia. “Quando não estou em período de prova, minha principal distração no trem é o celular. Entro no Facebook, site de notícias, são vários”, relata a moradora de Mauá.

Um dos aplicativos disponíveis para viagem é o Bizubuzu, cujo objetivo é preencher seu tempo ocioso dentro do meio de transporte para estudar, se qualificar e melhorar profissionalmente.

E que tal fazer exercícios básicos de línguas? No aplicativo 50 línguas (grátis para iOS e Android) é possível treinar diversos idiomas, inclusive o Português.

Mas, existe quem prefira ouvir música, como é o caso do analista de recursos humanos Iago Nóbrega Souto, 22. “As formas são diversas (de distração dentro do trem). Músicas, leitura, redes sociais, isso quando umas das bizarrices cotidianas do trem não vira centro da atenção de todos os passageiros.”

Diário do Grande ABC

22 de novembro de 2014

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM neste fim de semana

As estações da Linha 4-Amarela do metrô estarão abertas, segundo a ViaQuatro

As obras de modernização ocorrem quase todo fim de semana 

Neste fim de semana, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira os detalhes:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Sábado (22): das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba, onde haverá parada para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 16 minutos entre Luz e Palmeiras-Barra Funda e de 20 minutos entre Pirituba e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo (23): das 21h30 até meia-noite, haverá intervenções entre as estações Domingos de Morais e Osasco. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)

Domingo: das 21h30 até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino. Para completar a viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 18h, os trabalhos ocorrerão entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.  Das 21h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da estação Mooca.

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz-Guaianazes)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação, serão executados serviços entre as estações Brás e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 11 minutos entre Brás e Luz e de 25 minutos entre Luz e Guaianazes.

Linha 11-Coral / Extensão (Guaianazes – Estudantes)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h até meia-noite, as obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente estarão concentrados entre Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será 25 minutos em toda a linha.

Linha Amarela

Todas as estações da Linha 4-Amarela estarão abertas durante o final de semana, afirmou a ViaQuatro, concessionária responsável pelo trecho.

21 de novembro de 2014

Ônibus pode ter reajuste de tarifa para R$ 3,40

Reunidos na Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e prefeitos petistas de sete cidades da região metropolitana discutiram na última terça-feira, 18 em uma “tarifa única” para o transporte coletivo em 2015. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o valor estudado fica entre R$ 3,40 e R$ 3,50.

A proposta deverá ser levada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) na próxima terça-feira, 25, durante a reunião do Conselho Metropolitano, para um possível aumento com o Metrô e com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Na saída do encontro, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito (PT), escalado para ser o “porta-voz” do grupo, admitiu que as tarifas é um dos temas a ser levado a Alckmin. “O tema da mobilidade e da tarifa são pautas que queremos levar [ao governador] na instância do Conselho [Metropolitano]. Queremos dar força e musculatura para esse conselho, porque são pautas conjuntas”, afirmou. Ele disse ainda que a crise hídrica esteve na pauta. “A gente debateu o assunto da água, que é a questão mais emergencial.”

Já o prefeito paulistano Fernando Haddad negou que o aumento da tarifa tenha sido uma das pautas dos petistas. “O único assunto do encontro foi a crise hídrica. Vocês estão querendo forçar uma situação”, disse.

Segundo Haddad, nenhuma decisão será tomada antes da conclusão de auditoria nas contas dos transportes, prevista para 10 de dezembro.

Metrô News

Lotação supera o limite aceitável em 3 linhas da CPTM

Apesar de colocar mais 24 trens em operação, aumentar em 6% a oferta de composições no horário de pico e crescer em 7% o número de viagens diárias na comparação com 2010, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fechou 2011 com três das sete linhas acima do limite tolerável de conforto (6 passageiros por metro quadrado). Os dados estão no recém-divulgado Relatório da Administração de 2011 da companhia.

 

As linhas críticas, segundo a própria CPTM, são a 7-Rubi, 11-Coral e o Expresso Leste (serviço que funciona em conjunto com a Linha 11). Mas a Linha 12-Safira chega quase lá: 5,6 passageiros por metro quadrado.

 

Somadas, essas linhas transportaram uma média de 1,15 milhão de usuários por dia no ano passado. Significa dizer que metade dos 2,3 milhões de usuários diários de toda a rede da CPTM viaja no limite do desconforto. Cada passageiro percorre, em média, uma distância de 20,3 quilômetros nesse aperto, em cerca de 30 minutos, ainda segundo os dados do relatório.

 

No ano passado, a CPTM teve aumento de 9% no total de usuários em relação a 2010, quando transportou 2,1 milhões de pessoas por dia. Mas as linhas "desconfortáveis" tiveram aumento de apenas 4% na comparação com o ano anterior.

 

O índice de 6 passageiros por m² é uma medida adotada internacionalmente para avaliar o quanto um sistema de transporte é desconfortável. "A concentração dos passageiros é, praticamente, em dois horários. Das 5h30 às 7h30 e das 17h às 19h. Só esses dois horários representam 50% de toda a movimentação de passageiros", diz o diretor de Relacionamento da CPTM, Sérgio Carvalho Júnior. Foi a primeira vez que o índice esteve no relatório, portanto, não é possível fazer comparação com outros anos.

 

Campeã

 

De cada dois passageiros novos que a CPTM ganhou em 2001, um foi para a Linha 9-Esmeralda. Sozinha, essa linha ganhou mais 98 mil usuários por dia, em média, na comparação entre 2010 e 2011 - um aumento de 36%. O motivo é a expansão da rede metroviária. Esse ramal, que sai do Grajaú, na zona sul, e vai até Osasco, na Grande São Paulo, passando pela Marginal do Pinheiros, ainda não era integrado ao Metrô em 2010. Com a integração com a Linha 4-Amarela, houve uma redução no tempo de viagem até o centro e a linha ficou mais atrativa.

 

Nesta terça-feira, a linha teve mais uma falha na rede elétrica, que interrompeu a circulação entre as Estações Presidente Altino e Osasco desde o começo da manhã. Os usuários tiveram de utilizar a Linha 8-Diamante para contornar essas duas paradas.

 

Outra pane, em 14 de março, já havia motivado a CPTM a fechar a linha aos domingos para acelerar obras de modernização. A CPTM promete reduzir o intervalo entre trens de 5 para 3 minutos até 2014, quando todas as obras terminarem.

 

Projeções

 

A perspectiva até 2014, ainda de acordo com o relatório da companhia, é de melhora. Se todas as promessas de modernização forem cumpridas, nenhuma linha será tão superlotada. Mas o líder no quesito aperto continuará sendo o Expresso Leste, com 5,8 passageiros por m². E o Expresso ABC, linha prometida para 2014 que vai ligar a Estação Luz a Mauá, paralela à Linha 10-Turquesa, já vai nascer no limite do conforto: 5,9 passageiros por m². A Linha 10, por outro lado, é a que deve melhorar mais esse índice, passando dos atuais 5,1 para 2,9 passageiros por m².

 

O destaque, entretanto, é a perspectiva de piora da Linha 9-Esmeralda, na Marginal do Pinheiros. Em 2014, ela deve ficar com média de 4,6 passageiros por m², contra os atuais 4. Segundo a CPTM, esse índice deve ficar estabilizado de 2015 em diante, quando a ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô entrar em operação. A promessa é que a extensão do ramal, entre a Chácara Klabin e o Largo Treze, atraia parte dos passageiros da Linha 9.

 

Para o engenheiro Creso de Franco Peixoto, professor da Fundação Educacional Inaciana (FEI), o desconforto nas linhas de trem traz mais incômodo para o usuário do que no metrô. "No metrô, a viagem é mais curta, então o passageiro só senta se tem lugar perto. Nos trens de subúrbio, a viagem é mais longa e há uma tendência de as pessoas se moverem mais."

 

Fonte: Veja

CPTM celebra o Dia do Samba na Linha 9-Esmeralda

A CPTM realizará a 8ª edição do projeto "Samba no Trem", no domingo 30/11, a partir das 12h, na Linha 9-Esmeralda. O evento, que mobiliza as comunidades da zona Sul, promove uma viagem que remete à época em que os sambistas tocavam seus instrumentos nos antigos trens que circulavam nas estradas de ferro, no Estado de São Paulo.

Neste ano, a escola de samba "Boêmios da Vila" será homenageada pelos seus 25 anos. Porta-bandeiras entre outros integrantes da agremiação farão uma "esquenta", a partir das 12h, quando começa a concentração na plataforma da estação Grajaú, de onde sairá o trem reservado para o evento.

Às 13h, o trem com os sambistas, distribuídos em todos os carros, seguirá rumo à estação Osasco, sem parar nas demais estações. A composição retornará para a Estação Socorro, onde os participantes irão desembarcar, encerrando a atividade na CPTM por volta das 14h30.

São esperadas cerca de 1.200 pessoas, que transformarão o trem em uma animada passarela para quem aderir ao convite dos músicos e passistas de plantão. Equipados com instrumentos acústicos, os grupos que animarão a viagem integram a comunidade do samba paulistano.

Nomes como o Samba de Todos os Tempos, Samba da Cultura, Samba da Ponte, Pagode da 27, Pagode do Cafofo, Quem Samba Fica, Tempo do Onça, Samba da Praça, Samba da Vela, entre outros, agitarão o público. No repertório, canções do samba tradicional, entre as quais obras de Cartola, Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus, João Nogueira, Bete Carvalho e Fundo de Quintal.

Dando continuidade à festa, os grupos desembarcarão na Estação Socorro e seguirão para a Praça do Samba, na Ponte do Socorro. Lá estarão reunidas variadas vertentes, como samba-rock, samba de terreiro, samba-exaltação, samba-enredo, entre outros.

O organizador de evento, Marco Antônio Cardoso Pitombo, conhecido no mundo do samba como Marquinhos Dikuã, observa que o samba está tomando força na capital paulista. "O apoio da CPTM é muito importante porque o Samba no Trem resgata nossa história. O samba é a expressão popular mais autêntica no país. Todo brasileiro tem um pouquinho dessa raiz".

O projeto Samba no Trem é uma iniciativa da CPTM realizada anualmente desde 2007 na Linha 9-Esmeralda em parceria com músicos e grupos de samba. O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro.

Serviço:
Projeto Samba no Trem
Dia: 30/11, domingo
Local: Estação Grajaú
Concentração: 12h
Saída do trem: 13h
Término do evento: 14h30 na Estação Socorro

CPTM

Linha 18 acirra disputa entre comércio do ABC e da Capital

O comércio da região precisa se preparar para enfrentar concorrência mais acirrada com a Capital nos próximos anos. A disputa pelo cliente deve ficar mais difícil por conta da linha 18-Bronze do Metrô, que vai ligar São Bernardo à estação Tamanduateí, facilitando o acesso do consumidor da região a centros de compras de São Paulo.

A conclusão é de um estudo realizado pela Educa, empresa da Universidade Metodista, encomendado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e pelo Consórcio Intermunicipal.

De acordo com a pesquisa, 65% dos consumidores entrevistados afirmaram que, após o início de funcionamento do monotrilho, tendem a ampliar a frequência com que vão para a Capital para fazer compras.

Os clientes ouvidos pela Metodista disseram que pretendem ir a São Paulo comprar vestuários, calçados e eletrônicos, principalmente em regiões de comércio popular, como a rua 25 de Março e o Brás. Os principais fatores que atraem os clientes para esses locais são o preço, a diversificação de produtos e o número elevado de estabelecimentos.

Esse fenômeno de migração do consumo do ABC para São Paulo não é inédito. A pesquisa revelou que 39% dos consumidores da região passaram a comprar mais na Capital depois de 2010, quando foi inaugurada estação Tamanduateí do Metrô.

Estratégia

Para enfrentar a concorrência, o comércio do ABC vai precisar se reinventar.

"Os comerciantes vão ter que se organizar para reduzir custos e fazer compras em conjunto para aumentar a margem e comprar de forma melhor, além de apostar em variedade e promoções. Se a gente tiver isso aqui, aquele consumidor corriqueiro vai fazer pesquisas e não vai migrar para São Paulo", afirma o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Giovanni Rocco.

O varejo regional terá pelo menos quatro anos - tempo estimado da obra da linha 18 -, para adotar estratégias com o objetivo de competir com as áreas de comércio popular de São Paulo.

"A questão é se preparar para um ambiente de maior competição, com mais possibilidades para o consumidor. Será preciso oferecer uma estrutura e diversidade de produtos que façam frente à essa nova realidade, na medida que você tiver maior integração dos mercados e maior fluxo de mobilidade", afirma o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio.

De acordo com Maskio, uma das prioridades deve ser o planejamento sobre como atuar no entorno das estações da linha 18. A recomendação é que o varejo se instale nesses locais, onde o fluxo de pessoas tende a ser significativo.

Da Capital para o ABC

Se por um lado o comércio da região deve ficar atento para não perder clientes para a Capital por causa do monotrilho, pode aproveitar a oportunidade para atrair consumidores de São Paulo para comprar no ABC.

Um dos passos para alcançar esse objetivo é apostar na divulgação. "O vir para cá depende quanto eu vou conseguir divulgar a minha região lá fora. São Paulo tem um jornal regional específico, a Capital está na mídia diariamente, nós não", constata o professor Sandro Maskio.

Um exemplo de sucesso é a Feira de Móveis da rua Jurubatuba, em São Bernardo, que há anos aposta na divulgação em mídias da Capital para atrair clientes de São Paulo. Os lojistas dividem os custos da propaganda na TV.

Outra estratégia é impulsionar potenciais ainda pouco explorados na região, como o turismo. "A partir do momento que você valoriza o turismo, as pessoas da Capital serão atraídas para o ABC, usando esse novo mecanismo, que é o Metrô", afirma Giovanni Rocco. "O turismo industrial, por exemplo, tem um grande potencial", conclui.

Tiago Oliveira
Fonte:  http://www.reporterdiario.com.br/

19 de novembro de 2014

Show de McCartney não terá extensão de horário do metrô

Os shows de Paul McCartney em São Paulo, hoje terça (25) e quarta-feira (26), devem trazer uma dor de cabeça para quem pretende ir de transporte público.

As apresentações estão marcadas para começar às 21h e, com cerca de 39 músicas no set, devem durar ao menos três horas, o que estouraria o horário de funcionamento do metrô. 

A estação Barra Funda, que está a 15 minutos do Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras, tem último trem saindo da plataforma às 00h05. Assim, quem não tiver dinheiro para um táxi pode acabar perdendo o final do show ou passando a noite na rua.

Ainda assim, visando diminuir o problema, o estádio irá operar com um estacionamento com cerca de 2 mil vagas dentro do terreno da arena, além de um acordo com alguns "bolsões" (estacionamentos avulsos) no bairro. "Temos duas mil vagas de estacionamento que antes (no Parque Antártica) não tinha, com a possibilidade de comprar o ticket para outros bolsões de estacionamento que trabalharão com a gente", concluiu. 

Terra

Estação do Metrô Fradique Coutinho opera em horário especial até sexta

Até o fim da semana, operação em Pinheiros será feira das 10h às 15h. A partir de sábado, estação da Linha 4-Amarela abrirá em horário normal.

A estação Fradique Coutinho do Metrô, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo , terá  horário de funcionamento especial nesta semana para ajuste dos sistemas. Até sexta-feira (21), a estação que integra a Linha 4 - Amarela opera das 10h às 15h. A partir de sábado (22) ela passa a funcionar no horário normal (das 04h40 à 01h) e das 4h40 à meia-noite aos domingos.

Atraso em obras

A Estação Fradique Coutinho foi entregue na manhã do último sábado (15). Após nove anos em obras, sendo quatro deles de atraso para a entrega, ela é a sétima estação da linha, que é operada pela concessionária ViaQuatro.

A previsão inicial era de que a Estação Fradique Coutinho fosse inaugurada em 2010. Mas o acidente que abriu uma cratera em Pinheiros, em 2007, alterou o cronograma das obras da linha. Os trabalhos da estação começaram em março de 2012. Para 2015 devem ser inauguradas as estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. Em 2016, estão previstas as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da inauguração, que contou com protesto pacífico contra a construção de prédios em nascentes da Represa Billings, na Zona Sul da capital paulista.

A estação foi a primeira a abrir com banheiros. Nas demais estações as obras estão sendo contratadas. A previsão do Metrô é que 15 mil passageiros utilizem a Fradique Coutinho todos os dias. Atualmente, são 78,4 km de linhas, incluindo o monotrilho da Linha 15-Prata, operado pelo Metrô, mas em fase de testes.

G1

Hyundai fecha acordo para construção de fábrica de trens em Araraquara

A Hyundai Rotem assinou ontem,terça-feira, uma série de documentos que formalizaram um investimento de R$ 100 milhões para a construção, em Araraquara (SP), da segunda maior fábrica de trens da multinacional coreana no mundo.

"O Brasil, quinta maior economia do mundo, tem como principal centro econômico do país o estado de São Paulo, que planeja investir na expansão no transporte público, principalmente no setor metroferroviário", destacou o presidente mundial da Hyundai Rotem, Kyuhwan Han.

A empresa já atua no fornecimento de composições para os trens do Metrô e da CPTM no Estado e, com a nova fábrica, o governo espera ter maior facilidade para a expansão da malha ferroviária no estado, que sofre hoje com problemas de superlotação e saturação das linhas.

"Isso é importantíssimo porque nesse empreendimento está prevista a nacionalização de componentes, o que vai capacitar todos os fornecedores da região para essa atividade", ressaltou à Agência Efe o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho.

A fábrica ficará sediada na cidade de Araraquara, que além de estar localizada na região central do Estado, tem se consolidado como um polo metroferroviário no país com a presença de outras empresas do setor e núcleos de formação de mão de obra como uma unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e uma Escola Técnica Estadual (Etec).

A expectativa do governo do estado é de que a nova fábrica gere cerca de 400 mil empregos diretos na região com uma taxa de nacionalização de 60% dos componentes usados na linha de produção até 2016, quando devem ser entregues as primeiras composições integralmente fabricadas no Brasil.

Inicialmente, a Hyundai espera fabricar 352 carros para o mercado nacional, totalizando 30 trens (240 carros) para a CPTM,em SP, e 28 trens (112 carros) para as novas linhas de metrô em construção em Salvador. EFE

Fonte: Yahoo

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM neste feriado

Confira a programação e programe sua viagem nos dias 20, 22 e 23 de novembro

Nesta quinta, 20, no sábado, 22, e no domingo, 23, a CPTM  dá continuidade às obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos.

Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba, em razão dos serviços nos sistemas de rede aérea, sinalização e telecomunicação. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba, onde haverá parada para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de ­­16 minutos entre Luz e Palmeiras-Barra Funda e de 20 minutos entre Pirituba e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo: das 21h30 até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Domingos de Morais e Osasco. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)

Domingo: das 21h30 até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino, em razão de serviços nos equipamentos de via permanente. Para completar a viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú. 

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Quinta-feira: das 9h às 16h, haverá intervenções
nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Capuava. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h às 18h, os trabalhos ocorrerão no sistema de sinalização entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.  Das 21h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Mooca.

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz-Guaianazes)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Brás e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 11 minutos entre Brás e Luz e de 25 minutos entre Luz e Guaianazes.

Linha 11-Coral / Extensão (Guaianazes – Estudantes)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido a intervenções nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente, obras de segregação da MRS e das estações que estão em reconstrução. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.

Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h até meia-noite, as obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente estarão concentrados entre Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será 25 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800- 0550121.

Do Portal do Governo do Estado com CPTM

Metrô estende horário de estação para abertura do estádio do Palmeiras

Terminal da Barra Funda fica aberto até 0h30 para que torcedores possam deixar arena alviverde. 

Em véspera de feriado, CET recomenda uso de transporte coletivo

O metrô de São Paulo alterou o horário de fechamento da estação Barra Funda, na Zona Oeste da cidade, para atender os torcedores que forem à inauguração do novo estádio do Palmeiras, nesta quarta-feira à noite – a equipe da casa enfrenta o Sport, às 22h, pelo Campeonato Brasileiro. O público poderá embarcar no local até 0h30 – o fechamento foi adiado em 30 minutos.

Por outro lado, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que não irá mudar a operação da estação que funciona no mesmo bairro, aberta até 0h.

A Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) de São Paulo irá monitorar a região da arena a partir das 19h. Será feito bloqueio total da Rua Turiaçu, no trecho entre a Praça Marrey Junior e a Rua Caraíbas. Como opção de desvio, os motoristas deverão utilizar a avenida Sumaré e as ruas Aimberê, Bartira, Ministro Ferreira Alves, seguindo orientações para Lapa ou Alto da Lapa. 

A CET recomenda a utilização de transporte coletivo, já que a partida coincide com a véspera do feriado do dia da consciência negra e estima-se que mais de 1,6 milhão de veículos deixem a cidade.

Todos os ingressos para o duelo entre Palmeiras e Sport já se esgotaram – a expectativa é de que 39 mil pessoas vejam o confronto no novo estádio.

Globo Esporte

Monotrilho aberto todos os dias a partir da segunda quinzena de dezembro

Na manhã do último sábado, dia 15, durante a inauguração da estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do metrô, o governador Geraldo Alckmin anunciou que a partir de 19 de dezembro, uma sexta-feira, as estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do monotrilho ficarão abertas todos os dias da semana. Mas, o horário de funcionamento continuará restrito das 10 às 15h – portanto, sem atender os horários de maior demanda nos picos da manhã e tarde. A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô confirmou as informações nesta semana.

Desde a abertura parcial no final de agosto, as duas estações recebem usuários apenas aos sábados e domingos, das 10 às 15h. A previsão inicial era que esse sistema de visita controlada se estendesse por cerca de 60 dias e a partir deste mês, o transporte iniciasse a operação comercial, com a cobrança de tarifa. Mas, a nova estimativa, segundo funcionários do monotrilho, é que o funcionamento integral do transporte ocorra somente em março.

De acordo com o Metrô, também em 19 de dezembro, será liberada a integração com a Linha 2-Verde do metrô, na Vila Prudente. Mas, ainda não foi definido se haverá cobrança para as viagens do monotrilho, mesmo com o horário limitado, ou se os usuários terão que pagar a tarifa somente na estação do metrô.

Novas estações

Na ocasião da abertura da visita controlada, em 30 de agosto, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, adiantou que a inauguração de novas estações só deve acontecer no fim do segundo semestre de 2015. “No final do ano que vem vamos entregar o transporte até uma ou duas estações depois de São Mateus. E em 2016 vamos entregar toda linha, até Cidade Tiradentes”, destacou o secretário. Fernandes explicou ainda que o motivo de inaugurar por trechos e não por estações isoladas é que, entre as paradas, precisam ser construídas as subestações de transmissão de energia.

A Linha 15 terá 26,6 km de extensão, entre o Ipiranga e Cidade Tiradentes, 18 estações e dois pátios. O investimento, segundo o Estado, é de R$ 6,4 bilhões.

Folha VP
Kátia Leite

18 de novembro de 2014

Horário do monotrilho será expandido em dezembro

Primeira linha do tipo foi inaugurada no fim de agosto com operação de duas estações

Inaugurada parcialmente no fim de agosto, a linha 15-Prata, o primeiro monotrilho da capital paulista, terá o seu funcionamento expandido no dia 19 de dezembro, sexta-feira. Em vez de funcionar só aos sábados e domingos, a abertura ocorrerá todos os dias da semana. A informação foi confirmada pelo Metrô de São Paulo ontem segunda-feira (17).

Contudo, o ramal, que, por enquanto, conta com apenas duas estações em um trajeto de 2,9 km, ainda continuará aberto ao público apenas das 10h às 15h.

A Linha 15-Prata tem duas estações, Vila Prudente e Oratório. Quando houver expansão do atendimento, também haverá integração com a linha 2-Verde do metrô, na Vila Prudente.

Quando estiver pronta, a linha 15 conectará a região da Vila Prudente a Cidade Tiradentes, ambas na zona leste paulistana.

R7

16 de novembro de 2014

Estado muda previsão e promete obras da linha 18 para 2015

Alckmin prevê início obras da linha 18 no primeiro trimestre de 2015 

O governo do Estado admitiu no sábado (15) que não vai conseguir cumprir a promessa de dar início às obras do monotrilho do ABC em 2014. A linha 18-Bronze vai ligar São Bernardo à estação Tamanduateí, na capital. A construção da linha chegou a ser prometida para começar em novembro deste ano.

"A linha 18 começa no primeiro trimestre do ano que vem", prometeu o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante evento de inauguração da estação Fradique Coutinho, da linha 4-Amarela do Metrô.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, impasses a respeito das desapropriações atrasaram o cronograma.

"Ainda está pendente a questão do detalhamento das compensações com os municípios. Por exemplo: uma área pública [que será desapropriada] em que há uma quadra esportiva, então tem que ser resposta aquela quadra. Cada um dos quatro municípios está discutindo esses detalhes. É pra fevereiro, janeiro ou março que nós vamos começar a obra física", explica o secretário.

Verba federal pendente

O governo do Estado ainda aguarda a liberação de verbas federais prometidas para investimentos na CPTM e no Metrô. Serão R$ 590 milhões destinados a reforma de estações de trem, o que inclui paradas da linha 10-turquesa. Sem os recursos da União, as obras não saem do papel.

"Estamos com todo o processo parado para licitar, não pode lançar a licitação sem dinheiro", afirma o secretário Jurandir Fernandes. "A presidente Dilma se dispôs a vir a São Paulo nos próximos dias e estamos aguardando que se concretize".

Linha 18

A linha 18-Bronze terá 14,9 km de extensão e vai atender São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

Em abril, a licitação do monotrilho do ABC foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por causa de indícios de conluio. A concorrência foi retomada em maio, quando o governo de São Paulo acatou recomendação do TCE e refez o edital. Em julho, foi divulgado que o único interessado no certame, o consórcio "ABC Integrado", havia vencido a disputa. O custo da obra é de R$ 4,2 bilhões.

Fradique Coutinho

A estação Fradique Coutinho, inaugurada no sábado, é a 68ª do sistema metroviário de São Paulo e a sétima da Linha 4, que já tem também as estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. A linha faz conexão com a CPTM e com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.

Repórter Diário 

15 de novembro de 2014

Estação Fradique Coutinho, da Linha 4 do metrô, é inaugurada

Esta é a 68ª estação do sistema metroviário de São Paulo e beneficia 15 mil passageiros todos os dias

Foi aberta neste sábado, 15, a estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela do metrô. Mais de 15 mil passageiros serão beneficiados todos os dias. A nova estação é a sétima da Linha 4, operada pela ViaQuatro. As obras foram executadas pelo Metrô. "Esta estação traz muitos benefícios para a população. Melhora a qualidade de vida. Da [estação] Fradique Coutinho à [estação] Faria Lima é um minuto. 

Até a [estação] Paulista são dois minutos", destacou o governador Geraldo Alckmin..
A Fradique Coutinho é a 68ª do sistema metroviário de São Paulo e a sétima da Linha 4, que já tem também as estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. 

A linha faz conexão com a CPTM e com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. "A Linha Amarela é um transporte de alta capacidade, não polui e alivia o transito", disse o governador.
 O acesso à estação Fradique Coutinho pode ser feito por dois endereços: na Rua dos Pinheiros, 360, e na Rua Fradique Coutinho. 

A estação é acessível a pessoas com deficiência, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo.
Na primeira semana, os horários de funcionamento da estação serão diferenciados. Neste sábado, fica aberta até 1h. No domingo, 16, das 4h40 à 0h. Entre segunda, 17, e sexta, 21, das 10h às 15h, para os últimos ajustes. A partir de sábado, 22, funciona em horário normal de todo o sistema metroviário.

Fase 2 da Linha 4-Amarela

A primeira fase de construção da Linha 4-Amarela, iniciada em2004, entregou as estações Faria Lima e Paulista (em 2010) e Butantã, Pinheiros, República e Luz (em 2011).

A segunda e atual fase, além da estação Fradique Coutinho, vai entregar as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Vila Sônia e São Paulo-Morumbi. Quando totalmente concluída, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão e 11 estações.

O investimento do Governo de São Paulo nas obras foi de R$ 5,4 bilhões nas fases 1 e 2. A concessionária ViaQuatro é responsável pela aquisição dos trens e do sistema, conforme prevê o contrato de concessão.

Do Portal do Governo do Estado

Estação abre hoje e já muda região de Pinheiros

A Estação Fradique Coutinho, a 66.ª do Metrô, será inaugurada hoje, depois de 4 anos de atraso. 

Apesar do prazo esticado, a parada despertou no entorno um processo verificado em outros pontos da Linha 4 - Amarela: a aceleração da verticalização. Torres comerciais e residenciais foram construídas nos arredores dessas estações, alterando a paisagem dos bairros por onde passa o ramal aberto em 2010, em especial na zona oeste.

Pelo menos 15 grandes prédios em construção, recém-abertos ou em lançamento, podem ser vistos a uma distância de até três quarteirões das sete estações prontas da Linha 4 - incluindo a Fradique Coutinho. Um edifício será erguido em um terreno na esquina com a Rua Artur de Azevedo, no quarteirão ao lado. Aberto em 2011, o prédio vizinho da estação tem anúncios, na internet, de escritórios situados "ao lado do metrô", antes mesmo de a estação começar a funcionar.

Para José Eduardo de Assis Lefèvre, urbanista e professor da Universidade de São Paulo (USP), é natural que o transporte público aumente a verticalização na cidade. "Dados os problemas de tráfego, os arredores das estações tendem a atrair gente para morar e trabalhar."

Ainda de acordo com ele, esse tipo de processo tem um lado positivo, ao estimular mais gente a usar transporte coletivo - apesar de boa parte dos empreendimentos ter estacionamento. "A verticalização em eixos como metrô e corredores de ônibus vai no mesmo sentido das diretrizes do Plano Diretor (aprovado neste ano)", diz.

Expulsão. Com a verticalização, no entanto, vem a valorização do metro quadrado e, consequentemente, a expulsão de antigos moradores e comerciantes. "Infelizmente, os aluguéis sobem e as pessoas que moravam lá vão ter dificuldades de se manter", afirma Lefèvre.

Cabeleireiro em um salão na Avenida Vital Brasil, perto da Estação Butantã, na zona oeste, Djalma Esméria, de 47 anos, conta que, desde que a parada abriu, em 2011, o aluguel dobrou. "Assim, no próximo reajuste, não vai ter mais salão." Na quadra ao lado do metrô há dois prédios sendo erguidos, o que já faz o microempresário Paulo da Silva, de 60 anos, temer piora no trânsito. "O pessoal tem de ser mais consciente e deixar de ir trabalhar de carro", acredita Silva.

Diante da Estação Pinheiros da Linha 4, inaugurada há três anos, um prédio aberto há alguns meses traz um nome que alude ao transporte de massa: Grand Station. Outros dois estão em obras nas imediações. Todos com garagem.

Outra estação, a Faria Lima abriu em 2010 (foi a primeira a operar na Linha 4, junto com a Paulista). Atualmente, quatro torres estão em construção ou em lançamento ao redor.
Atraso. Prevista para 2010, a Estação Fradique Coutinho teve as obras iniciadas nove anos atrás. 

A expectativa é de que 15 mil pessoas passem pelo local diariamente. Situada entre duas estações já existentes, a Fradique não acrescentará nenhum quilômetro aos 75,5 km do metrô. De hoje até sexta-feira, a estação funcionará das 10 às 15 horas. No sábado, a operação passa a ser das 4h40 à meia-noite.

Moradores e trabalhadores do entorno das futuras estações da Linha 4 aguardam agora a abertura delas. "Ouço falar dessa estação desde 1992, quando comprei o apartamento", diza aposentada Vilma Leite, de 60 anos, vizinha da Estação Oscar Freire. Em um prédio perto da futura Estação Higienópolis-Mackenzie, que começou a ser construída em 2004, trabalha o plantonista Luis Gonzaga, de 53 anos. "Brinquei com meu filho que talvez seus bisnetos vejam a linha ficar pronta."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estação Fradique Coutinho abre em SP após 4 anos de atraso

Após quatro anos de atraso, parada da linha 4 do Metrô é entregue aos usuários da capital

Após atraso de quatro anos, os usuários do metrô poderão utilizar a estação Fradique Coutinnho, pertencente a linha 4–Amarela do Metrô, a partir deste sábado (15). A entrega da estação, em obras desde 2005, deveria ter ocorrido em 2010.

Hoje, a parada será inaugurada às 11h e funcionará em horário reduzido, oferecendo atendimento ao usuário até à 1h. No domingo (16), a operação será das 4h40 à meia-noite. Na próxima semana, entre segunda-feira (17) e sexta-feira (21), a estação funcionará das 10h às 15h.

 De acordo com informações da Via Quatro, concessionária que opera a linha Amarela, o funcionamento restrito é para a realização de possíveis ajustes. A estimativa da empresa é que cerca de 25 mil usuários usem a linha por dia e que parte dos que usam diariamente a estação Faria Lima migrem para a Fradique Coutinho.

A partir do dia 22 de novembro, a estação passará a operar em horário normal — das 4h40 à meia-noite de segunda a sexta-feira; das 4h40 à 1h aos sábados e das 4h40 à meia-noite aos domingos. A estação está localizada na rua dos Pinheiros, perto da esquina com  a rua Fradique Coutinho, na zona oeste de Sáo Paulo.

Esta será a 66ª estação do sistema metroviário, que tem 75,5 kms de extensão — além de outros 2,9 km de monotrilho. Não será acrescentado nenhum km à rede, pois a parada fica em um trecho da linha 4 aberto desde 2010.

R7

14 de novembro de 2014

Estação Fradique Coutinho será aberta ao público neste sábado

Até o dia 22 de novembro horário de funcionamento será das 10h às 15h

A estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô, será aberta ao público neste sábado. Nos primeiros dias de funcionamento, de 15 a 21 de novembro, o horário será das 10h às 15h. A partir do dia 22 de novembro, a estação começa a funcionar das 4h40 até a meia-noite, de domingo a sexta, e até a 1h, aos sábados.

Com 14.260 m² de área construída, a estação Fradique Coutinho é a sétima a ser entregue na Linha 4. Vai beneficiar 15 mil passageiros por dia que poderão acessar a plataforma pela rua dos Pinheiros e pela rua Fradique Coutinho.


Do Portal do Governo do Estado

Linha 5-Lilás do Metrô fica fechada neste domingo das 4h40 às 9h

Serão realizadas obras de manutenção; usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese

Neste domingo, 16, todas as estações da Linha 5-Lilás do Metrô ficarão fechadas ao público das 4h40 às 9h. A medida é necessária por causa dos serviços de manutenção programada na rede aérea de alimentação elétrica dos trens. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Enquanto as estações estiverem fechadas, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese, que circularão ininterruptamente entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Os usuários provenientes da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pelo sistema Paese.


Do Portal do Governo do Estado 

13 de novembro de 2014

Obras alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste final de semana, 15 e 16 de novembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. No domingo, em razão do vestibular da Unesp, os serviços só serão realizados nas linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa. Confira a programação e antecipe a sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 8h às 17h30, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí. 

Das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, por conta dos serviços nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via. Os usuários poderão utilizar os ônibus de conexão que estarão disponíveis. As senhas deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio entre Luz e Pirituba será de 12 minutos e entre Caieiras e Jundiaí, de 20 minutos. 

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno] 

Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Carapicuíba e Itapevi, devido a intervenções no sistema de sinalização. Os usuários poderão utilizar os ônibus de conexão que estarão disponíveis. As senhas deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 13 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] 

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, haverá serviços lançamento de cabos e montagem de estruturas na estação Presidente Altino. O intervalo médio será de 12 minutos na linha.

Domingo: das 21h até a meia-noite, haverá serviços na passarela do Parque do Povo, localizada entre as estações Pinheiros e Vila Olímpia. O intervalo médio será de 14 minutos na linha. 

Linha 10-Turquesa [Brás-Rio Grande da Serra] 

Domingo: das 8h às 17h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via e na passarela metálica, que fica entre as estações Ribeirão Pires e Guapituba. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos, entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz-Guaianazes] 

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, o intervalo entre trens será de 15 minutos em todo o trecho, devido a obras que serão realizadas entre as estações Guaianazes e Jundiapeba. 

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes] 

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, por conta das intervenções nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente, além das obras de reconstrução das estações Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Os usuários poderão utilizar os ônibus de conexão que estarão disponíveis. As senhas deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio entre Jundiapeba e Estudantes será de 15 minutos. 

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana] 

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via entre as estações Tatuapé e Brás. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 13h até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via entre as estações USP Leste e Jardim Helena-Vila Mara. O intervalo médio será 30 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.